-

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Words Of Love

 Esta é a 2ª canção do Lado Bde Beatles For Sale, o 4º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK


9. Words Of Love (Buddy Holly)

A canção está na posição 2 do Lado B do LP e é uma fundamental homenagem a seu autor Buddy Holly, genial líder dos Crickets, que morrera num desastre de avião aos 19 anos, em 3 de fevereiro de 1959, conhecido como O Dia Em Que A Música Morreu, sobre o qual falo, neste LINK. Todos sabem da predileção de John por Chuck Nerry, da de Paul por Lottle Richard e da de George por Carl Perkins, mas acima de todos eles, está Buddy Holly. A identificação dos Beatles com Holly era enorme, porque o jovem astro americano, compunha Rock and Roll, era branco, cantava e tocava guitarra enquanto cantava, inclusive os riffs. Foi essa inspiração que os levou a serem do jeito que eram. E tinha um apelo ainda maior a John, pois usava óculos, hehehe, já que o Beatle era 'blind as a bat' como declarou George na década de 1970. A reverência a Holly era tanta que é dele o primeiro registro em gravação de John, Paul e George, ainda no Quarrymen, em 1958, a canção That'll Be The Day, tendo no Lado B uma canção de Paul chamada In Spite Of All The Danger. Foi ótimo que os Beatles optaram por Words of Love, menos conhecida que a já citada, ou que Peggy Sue, ou ainda Maybe Baby, dando a possibilidade ao grande público conhecer mais a fundo o lindo poema, "Deixe-me ouvir você dizer as palavras que eu quero ouvir, querida, quando você está perto, umm, umm, palavras de amor que você sussurra, suave e sincera, querida, te amo", rimando lindamente em inglês. 

Assim como as outras três covers descritas até agora, Words Of Love foi também gravada na já antológica Sessão Mamute de 18 de outubro e ainda viria outra. Ela foi a última a ser gravada, todos já cansados, e foi na meia-hora final da sessão de longas 18 meias-horas, que terminou a meia-hora do dia 19. E foram apenas dois takes, o segundo considerado ótimo, com todos em seus instrumentos usuais, e vocal triplo imbatível de John/Paul/George na harmonia tripla em um mesmo microfone. É de John o vocal mais grave que se nota bem nas palavras estendiiiidas, como em "tell how you feeeeel" ou "darling,z when you're neeeeeear". Eu disse todos em seus instrumentos usuais? Minto! Ringo batucou também em um estojo de guitarra que veio em overdubs por sobre o Take 2, assim como os vocais dobrados dos 3 cantores  Eles a cantaram ainda como Quarrymen, desde 1959 e já como Beatles, até 1963, quando a gravaram na BBC, bem antes da gravação no LP, ouçam como foi, e notem neste LINK que está muito parecido com a versão que conhecemos oficialmente, claro que sem o guitar case de Ringo, e notem que a harmonia parece que é dupla, mas com George fazendo a parte aguda.

 

Um comentário:

  1. A mais engraçadinha das covers no Beatles 65 Porque aqui temos uma harmnonia primorosa,soa mais como Beatles. Mesmo assim é falta alguma coisa para me pegar como as de autoria deles.

    ResponderExcluir