-

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Money - That´s What I Want

    Esta canção fecha o álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas


14. Money - That´s What I Want  (by Bradford/Gordy)

Money era minha preferida aos 7 anos de idade, quando ouvia o Beatles Again, que foi o LP onde saiu por aqui. Versão muito melhor que a original e muuuuito melhor ainda que a versão que os Rolling Stones fizeram dela, a voz de John está áspera, as respostas vocais de Paul e George, imbatíveis, só Beatles faziam daquele jeito, E sem se esquecer do perfeito piano de George Martin, cada vez mais ativo nas faixas dos Beatles! Na voz de Barret Strong, a canção foi o 1º sucesso da Motown Records, fundada por um de seus compositores Berry Gordy. 
 
A canção fez parte do famoso teste da Decca que foi recusado pelo cara que disse que grupos de guitarra estavam com dias contados .. só que o contador está passa dos 22.000 e crescendo! Ouvindo hoje, dá pra perceber como o grupo cresceu em pouco tempo, pois a versão da virada do ano de 1962 é muitos pontos inferior à que se materializou nos estúdios da EMI ano e meio depois!
 
Começaram a gravá-la logo na 1ª sessão do LP With The Beatles, dia 18 de julho, foram 6 takes, todos juntos, inclusive vocais, principal e duelos, e com George Martin ao piano, desde sempre, aliás, ele fez mais um take sozinho ao piano. Numa 2ª sessão, 12 dias depois, somente ele ao piano em mais 7 takes, que acabaram não sendo utilizados. Então o que  se ouve hoje é o resultado do 1º dia, sensacional, dando um final ao álbum sem nada deixar a dever ao final do 1º álbum, Please Please Me, com a indefectível Twist And Shout, mais um espetacular desempenho de John Lennon e seus pares. Neste LINK, um raro desempenho deles ao vivo, desta canção, onde já podemos notar o destaque da bateria de Ringo, no alto, Paul e George com suas guitarras lado a lado apontando para a plateia, porque Paul é canhoto, muito mágico, dividindo um microfone, no "That's what I want", e John soltando sua voz, e o encanto das meninas com o som e a imagem dos rapazes. O único defeito é que não está lá, claro, o piano de George Martin.

Um comentário:

  1. Era gostoso ouvir os Beatles cantando Money. Nada mais que isso. Não me tocava muito.

    ResponderExcluir