-

terça-feira, 14 de setembro de 2021

I'm A Loser

 Esta é a 2ª canção de Beatles For Sale, o 4º LP dos Beatles
a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções Sobre Si mesmos, pedindo Socorro!

                                        as outras 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas 

2. I'm A Loser  (Help Self Song by John Lennon)

John grita: 'O que eu fiz para merecer esse destino? Eu percebi que deixei isso muito tarde. E é verdade, o orgulho sempre ca uma queda. Estou te dizendo isso para você abrir o olho. Sou um perdedor, e eu perdi alguém que estava perto de mim, sou um perdedor, e eu não sou o que pareço ser!'  
Em que pese esse desespero todo ser porque ele perdeu uma menina, centrei-me na dúvida interna do autor, se está chorando não por ela, mas por ele (Is it for her or myself that I cry?), punindo-se por ser tão orgulhoso! É uma autoanálise, então, é uma Self Song, ele pede ajuda aos amigos para ele melhore. Paul a considera parte de uma tríade de 'cry for help songs' de John, junto com a própria HELP!, que viria no disco seguinte, e Nowhere Man (de "Rubber Soul", que  por ser falada na terceira pessoa, eu a classifiquei como Story Song)as três escritas no período de um ano. Pelo uso inaugural da palavra clown, eu acrescentaria nessa lista You've Got To Hide Your Love AwayPontos notáveis, o vocal impressionante de John, especialmente atingindo seus mais baixos tons seis vezes durante a canção, e em seis palavras diferentes nos três versos, sim, segue-se a política de não repetirem letras. 
 
Falando em versos, lembrei de falar da estrutura da canção: depois de algum tempo, John volta a usar o refrão como peça, justamente onde ele grita o título da obra. É uma alternância entre verso e refrão, com o acréscimo de um verso instrumental no meio e outro ao final, quando John entoa sua magnífica gaita seguido de George em sua guitarra. Além daquela dúvida transcendental sobre por quem ele chora, o melodrama está firme com suas lágrimas correndo como chuva do céu, o lamento da perda daquela garota ideal, única em um milhão, culminando com uma autocomiseração em: "O que eu fiz para merecer isto?", Oh vida, oh azar! Ela veio à luz em apenas uma hora, da noite do dia 14 de agosto de 1964, a 2ª sessão de gravação para o álbum Beatles For Sale. Foram 8 takes, com todos tocando e cantando ao vivo e variações no arranjo até se sentirem com a base pronta para os overdubs, de Ringo no pandeiro, de George na guitarra preenchendo alguns espaços vazios dos versos, e as dobras dos vocais de John e Paul!  
 
O baixo de Paul não precisou ser melhorado, é magnífico, o pandeiro de Ringo no refrão, fundamental no volume da mensagem, e a guitarra de George A LA Carl Perkins, marcante. I'm A Loser foi uma favorita dos shows, com John e Paul dividindo o microfone no 'Looooser' e levantando a galera no refrão. Muito simpática tam  bém era a gaita que John, A LA Bob Dylan, tocava-a acoplada ao violão. A canção tinha força pra ser lançada em um compacto, e seria, se o mesmo John não aparecesse dias depois com nada menos que I Feel Fine, gente, fico até emocionado! Naquele ano, John seguia realmente dominante na dupla, né Virgínia? 
 
Ela foi tocada ao vivo ainda antes de lançada, gravada em Londres para um programa da TV americana (ver neste LINK), ainda em outubro, apesar de não ser totalmente 'ao vivo' assim como as primeiras após o lançamento, em programas de TV ingleses, onde dublavam a própria gravação, Ao vivo mesmo, só na  temporada de Natal e Ano Novo em Londres, quando apareceu em 38 shows, e seguiu sendo tocada em 1965, até 3 de junho, última vez em que apareceu.


2 comentários:

  1. "atingindo seus mais baixos tons seis vezes durante"
    Nunca tinha percebido isso
    E ouvindo a música percebe se isso
    Por sinal a música fica melhor ainda
    Obrigado Homerix

    ResponderExcluir
  2. rs rs rs. Não. Ele nunca dominou nada. E continuou sem dominar nessa música. Os Beatles continuaram Beatles, ainda bem, nessa música adorável que não seria tão adorável assim sem os outros três Beatles, eu posso garantir. E você mesmo nos prova isso ao falar na participação de cada um um dele de forma maravilhosa, informando os mínimos detalhes. Muitos eu desconhecia! O magnífico baixo de Paul, por exemplo. Sem ele seria outra música. Então, quem dominava? Todos cada um na sua parte. The Beatles dominavam.

    Mas a letra...Qual é essa de John cantar o negativo desse jeito? Nao, a letra não é boa. Quero dizer, não é nada sábio se classficar como um perdedor. E, evidentemente a história é fictícia. Nâo estava chorando por mulher alguma. EStava bem casado com Cynthia.
    Porém...pode ser que se sentisse um perdedor por outro motivo. E resolveu abrir o peito sobre isso. Li uma vez que ele achava que perderia todos aqueles de quem ele gostava. Perdeu a mãe. O marido de Mimi...O tio. John gostava dele. Então perdeu o amigo Stuart. O sentimento era real embora a história fosse de mentirinha. Ele não tinha perdido ninguém que estava perto dele.

    ResponderExcluir