-

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Please Mister Postman

 Esta canção fecha o Lado A do álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas

7. Please Mister Postman  (by Dobbins, Garrett, Gorman, Holland, Bateman )

A canção já era um sucesso mundial e ganhou uma versão espetacular dos Beatles. Os quatro autores aí de cima a fizeram para um grupo vocal feminino, uma referência para os Beatles, The Marvelettes! Tudo foi gravado na 2ª sessão de With The Beatles. Foram apenas sete takes, todos tocando e cantando ao vivo, sendo que só nos finais foi adotada aquela sensacional parada no final somente acompanhada por palmas, que vieram em mais dois takes, de overdubs posteriores, juntamente com o vocal dobrado de John. 
 
Aliás, John apresentou um vigoroso vocal principal, que implorava ao carteiro por uma carta de seu amor. Paul e George capricharam na harmonia vocal, tanto no contracanto perfeito nos refrões, que imploram ao carteiro, como nos u-u-u-u's acompanhando John nos versos, que contam a história. Destaque para os magníficos handclaps (palmas), na introdução, enquanto chama o carteiro, e nas paradas das cordas do fim da gravação, tão singelas que resolvi colocar aqui este LINK para as pessoas se deliciarem numa apresentação ao vivo, em que dublaram a gravação de estúdio! Imperdível! Vale o destaque de que a canção teve a letra modificada para a perspectiva masculina, e teve inúmeras versões cover, uma delas que ouvi muito, dos Carpenters, 10 anos depois.

Um comentário:

  1. Ai gracinha. Quando faziam versões de black music eu também recebia muito bem. E músicas para meninas! E a harmonia agora? Beleza pura.
    Será que perceberam que não tinha como mudar a letra dessa música? Você disse que a letra foi modificada para a perspectiva mascuclina. Não foi! Bem, eles tentaram. Mas não era possível.

    Rapazes daquele tempo ( e talvez os de hoje também, só que não hoje quase ninguém mais escreve cartas) jamais admitiriam tanta ansiedade esperando por uma carta de alguém especial ao ponto de suplicarem ajuda ao carteiro. Isso é coisa de mulher! O lindo é que ao assumirem uma postura feminina deram um chute extraordinário no machismo. Homem podem ficar ansiosos por uma carta de amor. Sim, eles também podem. Fingem que nada sentem porque o machismo não deixa. Imagina..tanta agonia para receber uma carta de uma mulher? Mas os Beatles, embora sem consciencia disso ( acho que não tinham consciência) assumiram essa "fraqueza" feminina. Foram fortes o bastante para isso. Adorei.

    ResponderExcluir