-

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Till There Was You

Esta é a 6ª canção do álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas


6. Till There Was You  (by Meredith Wilson )

A canção foi composta para o musical da Broadway 'The Music Man' do final da década anterior.  Gravada por muitos, inclusive nossas conhecidas Shirley Jones e Peggy Lee, sendo a versão desta última a base utilizada por Paul para sua performance. A importância dela na carreira dos Beatles, poucos sabem, é transcendental. Brian Epstein a selecionou para o teste na gravadora Decca, para mostrar a versatilidade dos rapazes. Após serem recusados pelo gênio de plantão, Brian levou a fita daquela sessão para outras gravadoras, inclusive a EMI, onde um tal de George Martin mostrou interesse especial justamente por ela. Não foi à toa que resolveram oficializá-la no catálogo Beatle, com sua gravação para o 2º LP. E foi logo no 1º dia de gravação para o efeito, no dia 18 de julho de 1963, ali realizando três takes, ainda com Ringo em sua bateria! Já nos cinco takes seguintes, no dia 30, George Martin usou sua prerrogativa de produtor e entregou dois atabaques para Ringo tocar, deixando de lado a bateria naquela canção. Todos tocaram ao vivo, Paul cantou ao vivo e nada mais foi necessário,. A canção estava pronta! E foi a primeira cover a aparecer no LP! Destaque merecido!
 

Era uma balada romântica que Paul fazia questão de cantar para mostrar a versatilidade do grupo. Ela fez parte de shows importantes dos Beatles, como a apresentação para a realeza britânica no final de 1963, e o que fizeram no programa de Ed Sullivan, quando conquistaram a América no início de 1964, nas duas ocasiões fazendo questão de apresentar a canção como da trilha do citado musical, que foi sucesso nos dois países! Ah... esse Paul, sempre antenado! O vídeo que deixo aqui, neste LINK, foi o do show real, vejam que gracinha o vocal de Paul, o magnífico solo de guitarra de George e notem ao fundo, o hi hat  (chimbal) da bateria de Ringo. Vale lembrar também de uma versão brasileira, de Beto Guedes da canção, que fez muito sucesso aqui (LINK)

Um comentário:

  1. Essa sim. Eu já a conhecia desde bem mais menina. Tinhamos o disco em casa colm a orquetra de ...esqueci qual. rs rs rs. Portanto não estou entre as pessoas que pesaram que a música era de Lennon/MaCartney. Mas amei.
    Estou quase descobrindo o motivo de ter como que rejeitado Beatles cantando classicos do rock. Jà até comecei a escrever hoje aqui...e parei.
    Mais ou menos assim: eles trouxeram um sabor novo ao rock. Não apenas novo. Maravilhoso! O rock deixou de ser a mesma frase musical repetida. Então, de repente gravar o rock antigo foi como um retrocesso para mim. Por isso eu aceitava bem melhor as músicas pop que gravaram mesmo não sendo deles. Nâo havia retrocesso pois ainda não tinham inovado naquele gênero. Pouco depois inovaram no pop também e foram além. Mas isso foi só de Rubber Soul em diante.

    ResponderExcluir