-

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Please Please Me - Lançamento e Recepção

                                                                                                                    Capítulo 36 

Esta é minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 


36.1 Cenário e Assuntos do LP, neste LINK

36.2 As 14 Canções do LP, neste LINK

36.3 Capa Lançamento e Recepção

Merece registro a capa do Primeiro LP dos Beatles. 

  • Primeiro por causa do fotógrafo, Angus McBean, considerado legendário no mundo do teatro britânico, chamado por George Martin. A EMI caprichou logo no LP de lançamento dos rapazes! Os Beatles foram chamados ao edifício sede da EMI, em Manchester Square, e orientados a subirem as escadas, Angus orientou que parassem e olhassem para baixo, e ele com maestria venceu o desafio da backlight e tirou a foto. Veja que as canções de chamada são as que saíram como Lado A dos dois compactos lançados dos Beatles.

Pausa para lançamentos fora da Inglaterra.

No Brasil, o lançamento foi esquartejado entre dois LPs (Beatlemania e The Beatles Again) e um compacto duplo, basicamente com as covers. Nos Estados Unidos também apenas em julho de 1963 o LP Introducing The Beatles por um selo pequeno, o Vee Jay, com as mesmas canções, mas que não fez coceira nas paradas americanas. A Capitol, americana, ainda não despertara para o fenômeno, que somente ocorreria em fevereiro de 1964 quando lançou o compacto com I Wanna Hold Your Hand no lado A e I Saw Her Standing (deste LP) no Lado B.

De volta aos lançamentos oficiais.
  • Segundo, porque, seis anos depois, um dos Beatles teve uma brilhante ideia (deve ter sido Paul, que era quem tinha as ideias naquela época). Era o Projeto Get Back, em que recriavam o clima romântico dos primeiros tempos. Nada melhor então que tirar a mesm, com gravações ao vivo em estúdio, sem quase nenhum  overdub. a foto! Chamaram o mesmo fotógrafo, subiram as mesmas escadas e olharam para baixo, e CLICK, registraram seus novos visuais. Pena que, como o Projeto Get Back não foi pra frente, a foto ficou engavetada, e esta capa nunca foi vista oficialmente, mas foi por pouco tempo...
  • Terceiro, porque, três anos depois do final da banda, a EMI lançou uma coletânea sensacional, eram dois LPs, um com os sucessos de 1963 a 1966, outro com os sucessos de 1967 a 1970, e alguém teve a brilhante ideia de tirar aquela foto da gaveta. Ela ilustra, sobre um fundo Azul, o último, e resgataram a foto original para o primeiro, sobre um fundo Vermelho! O lançamento vendeu muuuito, é cultuado até hoje e eles são conhecidos com The Red & Blue Albums.


O LP Please Please Me foi lançado na Inglaterra em 22 de março de 1963, direto para o topo das paradas, aonde ficou durante 30 semanas até perder o lugar para uma banda chamada .... The Beatles. Sim, era o 2º LP da banda, With The Beatles!

UFA!

Agora que comecei com este grau de detalhe, ainda tenho muito trabalho nos próximos 14 capítulos descrevendo os álbuns...

6 comentários:

  1. Fotos maravilhosas. Eu guardo com carinho os dois LPs esquartejados ( você achou a palavra certa!) porque nem me passava pela cabeça que tal coisa tinha acontecido. Eram os discos deles disponíveis no Brasil e fizeram a trilha sonora daqueles anos em minha vida. Hoje tenho em CD os originais e vejo que realmente são ainda melhores. Mas aqueles primeiros representam algo bem importante em minha vida. A Odeon continuou esquertejando seus discos até que veio Rubber Soul e saiu igual aqui no Brasil. Já não era sem tempo. Mas o Let it Be saiu sem o livro.
    Uma pergunta: quando você fala nos sucessos de 63 a 66 e de 67 a 70 está se referindo aos compactos? Eu até hoje me confundo com isso. Da última vez que li a respeito entendi que eram os 'singles'. E passei até a entender melhor o motivo do lançamento. Passei a achar que foi um boa idéia. Mas agora você disse sucessos. Todos foram sucessos. Os Beatles não tiveram fracassos com lançamentos de discos. E já me confundi toda de novo. Se pegaram músicas apenas dos albums e jogaram nos discos...isso para mim é esquartejar também. rs rs rs.

    ResponderExcluir
  2. Itamar Rodrigues dos Santos30 de julho de 2021 às 19:57

    Eu não tive esse privilégio. Rsrs

    ResponderExcluir
  3. O famoso fotógrafo, da época, Angus McBean, foi chamado, em 1963, por George Martin, para fotografar a primeira capa de álbum dos Beatles. E foi a escadaria do estúdio da EMI, com o quarteto olhando pra baixo, o cenário escolhido. Interessante notar que, seis anos depois, tentaram recriar, possivelmente ideia de Paul, o mesmo clima romântico, com o projeto _Get Back_. E a mesma foto foi feita, com o novo visual deles, no mesmo cenário, com o mesmo fotógrafo. O projeto não decolou, mas a foto foi aproveitada quando, três anos depois do fim da banda, a EMI lançou dois álbuns, um com capa vermelha, apresentando sucessos de 1963 a 1966 (foto original); e outro, capa azul (foto mais atual), com sucessos de 1967 a 1970.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse privilégio...de ter todos os discos e CDs...da melhor banda de todos tempos!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho esse privilégio de ter todas, porém tenho algumas, a maioria que tinha na minha coleção foram roubadas, em 1997.É uma grande frustação minha, porém apesar disso, ouço tudo por meio digital. Fico feliz por resgatar tudo que quero e a hora que quero ouvir.Beatles são atemporal não tem música melhor ou pior todas são lindas em cada fase que foram feitas é lógico. Por isso amo demais ouvi-los todos os dias um pouco. Obrigado Homerix por dar essa oportunidade de falar sobre o que gosto e curto.👏👏👏👏

    ResponderExcluir