-

sábado, 17 de julho de 2021

Please Please Me - Cenário e Assuntos das canções autorais

 Capítulo 36 

Esta é minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Todos as canções analisadas até aqui foram apresentadas segundo seus grupos, assuntos e classes, e serão agora grupadas como vieram ao mundo, em seus 13 LPs. Aquelas que vieram em compactos também serão apresentados nos dois LPs que coletaram todos os lançamentos que não apareceram nos LPs. Como sói acontecer nesta Saga, o catálogo válido aqui é o original conforme os LPs foram lançados no Reino Unido.

Os Beatles vieram ao mundo em 5 de outubro de 1962, com o lançamento do compacto Love Me Do / P.S. I Love You, coincidentemente com o surgimento de outro fenômeno que dura até hoje, com a estreia do primeiro filme de 007, Dr. No. Olha só que dia! Claro que fui eu quem descobriu essa coincidência e sempre ressalto essa data há 20 anos. Se quiserem saber mais, apresento o que escrevi, neste LINK.

Ainda antes do primeiro LP, a EMI ficou animada com o relativo sucesso dos meninos, que chegara ao posto 17 da parada britânica, e chamaram-nos para gravar mais um single ainda no final de novembro, Please Please Me / Ask Me Why, que foi lançado em 11 de janeiro de 1963, direto para o primeiro lugar das paradas.

Detalhes sobre essas canções mais abaixo...

Com essas quatro canções já prontas, ele voltaram ao estúdio no dia 11 de fevereiro para gravar outras 10, sendo mais 4 de autoria deles e outras 6 covers, composições de outros artistas. Ter os Beatles como banda cover era um luxo só. Era garantia de que ela seria, no mínimo em mesmo nível (quando os autores/cantores são Chuck Berry, Little Richards ou Carl Perkins), mas na grande maioria, melhor, bem melhor que a gravação original. Eles já vinham de anos de estrada tocando rock de tudo quanto é jeito, e eram imbatíveis, tinham vigor, tinham harmonia vocal impressionante. Então, vamos à track list do primeiro álbum dos Beatles, que levou o nome de Please Please Me, a canção que os levara ao primeiro N°1 das paradas! As canções cover estão em vermelho.
  1. I Saw Her Standing There (McCartney/Lennon)
  2. Misery (McCartney/Lennon)
  3. Anna (Go to Him) (Alexander)
  4. Chains (Goffin/King)
  5. Boys (Dixon/Farrel)
  6. Ask Me Why (McCartney/Lennon)
  7. Please Please Me (McCartney/Lennon)
  8. Love Me Do (McCartney/Lennon)
  9. P.S. I Love You (McCartney/Lennon)
  10. Baby It´s You (David/Williams/Bacharach)
  11. Do You Want to Know a Secret (McCartney/Lennon)
  12. A Taste of Honey (Scott/Marlow)
  13. There´s a Place (McCartney/Lennon)
  14. Twist and Shout (Medley/Russell)

 Notaram a inversão nos créditos?

Foi a única ocasião em que saiu assim!

Nos lançamentos seguintes, estabilizou-se na histórica ordem

Lennon/McCartney 


Percebam a tabela abaixo. 


                                   Mais detalhes sobre a divisão entre Heart & Mind Song, aqui, neste LINK

Traduzindo
  • Todas as 8 falam ao Coração (nenhuma às Mentes)
  • São 7 canções no Assunto Garotas e uma no Assunto Saudade
  • Das 7 Girl Songs, 4 são de Amor, duas de Paquera e uma de DR
Please Please Me é, portanto um 

100% Heart, 87% Girl, 50% Love Album!

Na tabela abaixo, as evidências, nas letras, do porquê da classificação acima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário