-

domingo, 25 de julho de 2021

There's A Place ... not in my heart

 Esta é a penúltima canção do álbum Please Please Me, o 1º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27canções de Amor por Garotas

                                        as demais 26 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

13. There's A Place  (Love Girl Song by John Lennon)

John percorre sua mente: "Povoam minha cabeça coisas que você disse como: Eu amo apenas você'. Em minha mente não há lamentos, você não sabe disso?"
Há um limiar nessa minha definição de que se trata de uma Love Girl Song, e eu mantenho, porque ele está 'in love' com a garota, mas ela quase escorrega para uma Mind Self Song, pois a letra diz  "There is a place where I can go when I feel low when I feel blue. And it's my mind and there's no time when I'm alone". E esse tal lugar é a mente de John! Preferi deixá-la como uma Heart Song, até pra não precipitar as coisas. John nos graves e Paul nos agudos dividem o lead vocal, George faz backing vocal, e destaca-se a gaita de John logo no início! 
 
Pausa para confissão: 
É a canção autoral que eu menos gosto deste LP!!
Fim da confissão 
 
Pois é... mas não que não seja notável em muitos aspectos. A estrutura é aquela que seria repetida muitas vezes ao longo da carreira, verso-verso-ponte-verso, sem refrão. Acresça-se que os dois versos iniciais, além de terem letras distintas, marca registradas dos Beatles em N-2 canções da carreira, aqui, um verso é mais longo que o outro. O Verso 1, de 15 compassos, John é a porção Mind Song da letra, quando John fala daquele local onde ele se encontra quando está triste, que é a sua mente. O Verso 2, tem apenas 12 compassos, por ter no final uma preparação para a ponte, é a porção Love Song da letra, em que John pensa nas coisas que a garota lhe disse, especialmente o 'I Love only you'. Na ponte ele diz que não se arrepende e que não ficará triste, e aqui o autor usa uma das rimas mais manjadas da história, "sorrow" com "tomorrow" do cancioneiro mundial. Depois, repetem o 1º Verso, e a conclusão repetindo várias vezes a letra.] 
 
Ao que parece, os Beatles estavam animados, pois que abriram a sessão histórica de11 de fevereiro de 1963, em que foram gravadas 10 canções do álbum, e There's A Place abriu os trabalhos, ainda com a introdução feita apenas com a guitarra de George. Levaram 10 takes até acertar alguns detalhes, como o volume dos microfones, a harmonia vocal entre John e Paul, especialmente as 5 notas de abertura A Capella dos versos, o "The-e-e-e-ere" e o "I I I I I", também marcante na canção. O outro destaque, que é a gaita de John, na introdução, no meio e no final, foi gravada por sobre o Take 10, mas foram duas tentativas, sendo o Take 13 o que se ouve no disco até hoje! 
 
There's A Place foi tocada ao vivo apenas em programas da BBC, nunca em shows. Deixo aqui esse LINK.

3 comentários:

  1. Pausa para confissão,
    É uma das canções que mais gosto do LP.
    Fim da confissão, hehehe...

    Só a (complexa) harmonia vocal da intro - The-e-e-e-ere já mostrou que os Beatles não eram uma banda qualquer, a crítica foi chamada a atenção para o trabalho deles..

    ResponderExcluir
  2. Concordo com James: no universo das canções "primitivas", essa tem os refinamentos citados. A letra deve ser a primeira com bom grau de reflexão pessoal, o lugar mágico na mente. Tão confessional como I'm a loser. E os vocais são criativos, onde eles vão se afastando dos duetos Isley Brothers.
    O "And its my mi-i-i-ind" tem uma inversão de harmonia não usual.
    Sempre: tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Só existe um lugar pra onde ir, quando se sente por baixo, quando está triste - é sua mente - diz John. Ele pensa na garota, e no seu amor por ela, (_I love only you_). Esta canção abriu os trabalhos de gravação do álbum com 10 composições, tendo a guitarra de George na introdução, e a gaita de John no início, meio e fim.
    A confissão do blogueiro, de ser a canção de que menos gosta nesse LP, não atrapalha sua definição de _Love Girl Song_ (“Canção de Amor por uma Garota”).
    _There’s a place_ (“Há um lugar”) nunca foi tocada em shows, só na BBC.

    ResponderExcluir