-

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Don't Let Me Down, Yoko!

Esta é a 10ª canção do 14º LP oficial dos Beatles, Past Masters #2

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor por Garotas

                                        as demais 26 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

10. Don't Let Me Down (Love Girl Song by John Lennon)

John se declara, e pede "Nunca ninguém me fez o que ela me faz, sim, ela faz, sim ela me faz bem. Não me decepcione!" 


Janeiro de 1969, começo do Projeto Get Back, de volta às origens, os quatro Beatles reuniam-se num estúdio de filmagem para ensaiar novas e velhas canções, com o intuito de montar um novo trabalho, de disco e de show. A ideia era gravar tudo ao vivo, numa política de Zero Overdubs. Romântico mesmo. John vivia um momento paradoxal em sua vida: ao mesmo tempo que imerso em drogas, quando heroína (ingerida, não injetada) 
estava em seu cardápio, ele estava encantado com seu novo amor. A droga não o deixava inspirado a compor. A única canção que trouxe para o projeto foi justamente uma declaração de amor a Yoko Ono, na verdade, um apelo para que ela não o deixe sozinho em meio à sua péssima condição.  
 
A canção abre com o refrão, com duas linhas, cada uma com duas vezes o título da canção, num apelo sentido. Depois, dois versos e uma ponte. Nos versos, em que há um sobe e desce de notas, ambos têm uma profusão de uso do verbo "to do", tanto no seu significado básico de "fazer", como no modo auxiliar, representando outras ações, o fato é que há um total de 10 vezes que o verbo aparece, entre "she do, she does, she done", mostrando como ela faz bem a ele, e também com um segundo sentido sexual, "ninguém faz como ela' e tal, ele mesmo admitiu. Segundo John, naquele tempo, quando ele não estava se drogando ou gravando, estava na cama  (preferi não usar mais um gerúndio com o verbo apropriado, porém, chulo) com Yoko. Na ponte, onde ele deixa Cynthia muito triste ("I'm in love for the first time", isso não se faz, John!) é onde encontramos o melhor desempenho vocal de John em "It's a love that lasts forever, it's a love that has no past". Foi logo no dia 2 de janeiro, o 1º dia das Get Back Sessions, que John trouxe sua canção, e ela foi ensaiada 15 vezes, cada um em seus instrumentos usuais, aliás, como foram todas as canções do projeto. Notável dizer que foi em meio a esses primeiros ensaios que Paul veio com uma sugestão fundamental, dizendo a John que começasse a canção com o refrão! Simples, né? E assim foi feito até o final do projeto e a gravação final, e olha, não foram poucas as vezes, vai contando: Dia 3, 10 vezes; Dia 5, 28 vezes; Dia 7, 12 vezes; Dia 8, 2 vezes; Dia 9, 1 vez; Sia 10, 2 vezes. Não perca a conta, até agora, um total de 70 vezes, e eu paro aqui por um instante porque nesse dia 10 ocorreu uma baixa no time: George abandonou a banda! Desavenças, mágoas, desinteligências... e esse dia também foi o último em que usaram os estúdios de Twickenham. Uma das condições para a volta de George, 10 dias depois, foi que se mudassem para o estúdio da Apple, no porão de Saville Row, nº3. Outra coisa que aconteceu foi a chegada de Billy Preston para os teclados, demanda de George também. Isso pôs fim à intenção de chamar Nicky Hopkins para o efeito, o que foi considerado devido a seu excepcional desempenho na canção Revolution. Bem, vamos voltar a marcha da contagem. Dias 21: 2 vezes; Dia 22, 18 vezes (já com Billy); Dia 24, 1 vez; Dia 27, 5 vezes; Dia 28, 4 vezes; Dia 29, 1 vez; Dia 39, 2 vezes, e finito! Sub-total: 33 vezes, Total; 103 vezes!! 
 
Detalhes: uma das versões do dia 28 foi a escolhida para o Lado B do compacto, tendo no Lado A, Get Back. As duas versões do Dia 30 foram tocadas ao vivo no teto do edifício da gravadora, e a segunda delas foi para o filme Let It Be, e a mostro aqui neste LINK pra vocês! Preparem-se para se arrepiar! A contagem centenária de ensaios mostrou seu valor: eles foram perfeitos! A não ser por John ter se enganado na letra do começo do 2º Verso ao vivo, mas foi editado no vídeo. A breve introdução na guitarra de George leva ao 1º Refrão, triplamente harmonizado por John, Paul e George, tendo ao fundo o ótimo Billy Preston em seu piano elétrico. O 1º Verso, vem acompanhado de uma bateria estilo Bossa Nova de Ringo, e magníficos acordes descendentes de George, e Paul harmonizando lindamente agudo com John na segunda linha "...body loved me like me ...", e Ringo comanda uma parada geral para mais um refrão. Na ponte, o baixo de Paul acompanha com pares  de notas o magnífico vocal solo de John, e mais uma parada e mais um refrão e mais um verso e nem precisa ficar descrevendo, apenas sintam, até o final, que vem com mais um show de Billy Preston e falsetes de John. Show!!! A imagem que deixo é congelada do vídeo, no exato momento em que John diz: "down".


7 comentários:

  1. Essa música é a cara do John...
    Apesar de estar numa fase "pesada" John ainda conseguia compôr obras primas.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima análise!
    Eu sempre terei dúvida com essa relação de Lennon e Yoko, que me parece mais uma codependencia do que amor. Yoko é manipuladora e Jonh era emocionalmente afetado. Mas, como não sou ninguém para julgar, prefiro olhar para a genialidade de John.
    Essa música é mais uma prova disso.
    Parabéns Homero! Grande trabalho!
    Obrigada por compartilhar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, espetacular, mesmo estando com inúmeros problemas, John mostra sua genialidade. Escancara essa música e letra maravilhosamente bem. Obrigado Homerix por mais uma pérola dos seus comentários.

    ResponderExcluir
  4. Uai, fiz um comentário e ele não seguiu. Preguiça de repetir tudo. Era grande. Olha, eu concordo com a Denise ai. Acho que John realmente se sentiu apaixonado, mas porque ela sabia como manipular seus sentimentos. John era carente. E fornecendo heroína ficava mais fácil fazer essa manipulação. Mas ele acreditou que era amor. Amor que causa dependencia não é amor. Penso que ele descobriu isso no final da vida quando Sean nasceu. Ali conheceu o amor verdadeiro e tá fez uma música sobre isso chamada Real Love. Muitos devem achar que Real love é para Yoko. Eu penso que é sobre o amor universal que ele descobriu devido ao que sentiu ao cuidar do filhinho. Ele sentiu amor real pelo menino. Mas o texto não é sobre essa música. É sobre Don't let me down, que eu adoro. Principalmente a versão onde ele grita um Hey de repente.
    Não vejo como esta música possa ser para Yoko. É para alguém que não a aceita. Imagine só. Eu estou com meu namorado e peço que ele não me entristeça...e informo a meu namorado que ninguém nunca me amou como ele! Ele? Eu teria de dizer como você, pois se estou falando com ele! Pois a letra da música é assim. Portanto, o pedido de don't let me down é para outra pessoa. Alguém que ele gosta, mas que rejeita Yoko. E ele explica para essa pessoa que está amando pela primeira vez...etc. Não está conversando com Yoko. Com quem seria? Paul? Forte possibilidade. Mas poderia ser George que não suportava Yoko. Ou Ringo. Ou tia Mimi que a odiava. Ele queria que alguma pessoa amiga a aceitasse. Para mim isso é óbvio.
    Existe uma conversa deliciosa, em tom de brincadeira, entre Paul e John sobre isso. Paul dizendo a John que ele tinha pedido Don't let me down e ele teria respondido 'I will never let you down'. Como se fosse mesmo a primeira de John para Paul e a segunda de Paul para John. A conversa é em tom de brincadeira, mas pode significar que realmente John estava pedindo a Paul que não o deixasse triste. Pode ser. Não estou afirmando.

    ResponderExcluir