-

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

São Francisco Ghandi


______________________________
Num certo dia 3 de outubro anos atrás, houve um culto ecumênico na sede da Petrobras pelo aniversário da empresa.

Estavam presentes representantes das quatro religiões mais representativas do país, nesta ordem: católica, evangélica, espírita, e de matriz africana.

Interessante o depoimento dos candomblés, impressionante o depoimento da espírita, normal o depoimento evangélico, e tocante o depoimento católico, feito por um frei franciscano

A única parte lida pelo frei foi um discurso, na verdade, uma verdadeira oração de Ghandi. Sabia que ele era um santo homem, de seu princípio de não-violência, que levou à libertação de sua Índia do jugo dos ingleses. Muito do que soube foi pelo espetacular filme  inglês de Richard Attenborough, ganhador de vários Oscars, em que Ghandi foi reencarnado por Ben Kingsley, sim, porque aquela interpretação só pode ter sido reencarnação, inclusive física, do grande Mahatma (ih, olha o pleonasmo, porque 'Mahatma' significa 'Grande').

Mas não sabia que tinha uma oração, tão linda...

Suas linhas gerais, o que se pede, é bastante similar a uma outra, muito conhecida de todos.


Veja:

Senhor, ajuda-me a dizer a verdade
diante dos fortes e a não dizer mentiras para
ganhar o aplauso dos fracos.
Se me dás fortuna, não me tires a razão.
Se me dás sucesso, não me tires a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda.
Não me deixes acusar o outro
por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim.
Ensina-me a amar os outros como a mim mesmo.
Não deixes que me torne orgulhoso, se triunfo;
nem cair em desespero se fracasso.
Mas recorda-me que o fracasso
é a experiência que precede o triunfo.
Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza
e que a vingança é um sinal de baixeza.
Se não me deres o êxito,
dá-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender as pessoas,
dá-me coragem para desculpar-me.
E se as pessoas me ofenderem,
dá-me grandeza para perdoar-lhes.
Senhor, se eu me esquecer de Ti,
nunca Te esqueças de mim."

Lembrou-se da outra oração?

Pois o dia seguinte foi o Dia de São Francisco!

Todos conhecem, aquela que pede:
 
Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.

Ela me toca muito, sempre, assim como me tocou a de Ghandi, igualmente edificante, igualmente sublime, igualmente difícil de se fazer valer, como modo de viver, como modo de ser, em nosso difícil dia a dia.

Mas sempre tentaremos!!!!

Homerix Tocado Ventura

24 comentários:

  1. Oi meu amigo Homero.(lindo blog) obrigado por indicar essa oração....maravilhosa... Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Cara, a oração é cheia humanidade. Há mais humanidade que religiosidade. Muito bela...

    ResponderExcluir
  3. As duas orações parece que se completam.

    Lindas as duas!

    Leiam e apliquem!!!

    ResponderExcluir
  4. Clube de Comunicação9 de outubro de 2011 às 03:10

    Frei Neilor é o máximo, esta oração é inspiradora, obrigada Homerix

    ResponderExcluir
  5. Que "DEus" continue nos iluminando e abençoando e que eu seja capaz de educar as minhas filhas para serem pessoas do bem.

    ResponderExcluir
  6. Belissima a oracao de Ghandi!
    "dar humildade mas sem tirar a dignidade" . Frase definitiva.Homero,o seu blog é demais . Parabens,amigo.

    ResponderExcluir
  7. Dois reais heróis da humanidade. Obrigada Homero!!!!

    ResponderExcluir
  8. Linda oração! Salve Ghandi!

    ResponderExcluir
  9. Lindo lindo lindooooo...disponha alguns minutos do seu tempo livre para admirar essa linda oração. Vale a pena!

    (texto do meu compartilhamento no Facebook)

    ResponderExcluir
  10. Linda oração, Homero!Cheguei a me emocionar!!!! É tudo o que a gente precisa pra ser feliz e aprender a dar valor ao que realmente importa!!!! Obrigada por compartilhar! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Indiscutivelmente um grande homem!

    ResponderExcluir
  12. 53.071.... antes tarde do que nunca.....
    Belíssimo... Homerix...
    Paulus

    ResponderExcluir
  13. Realmente, comovente, Homerix. E muito interessante que tenha sido mencionado por um frei franciscano, fazendo presente no evento outra religião sem perder o link com S. Francisco.

    ResponderExcluir
  14. MEU FILHO É FRANCESCO (HOMENAGEM A MEU PAI)
    vC TEM MESMO O DOM DAS PALAVRAS! DEFINITIVAMENTE NÃO É PRÁ QUALQUER UM!
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  15. Lindo Homero! Peço permissão para usá-la na hora do Ângelus, na Seara. Maravilha!

    ResponderExcluir
  16. A oração é linda. Mas...de quem será? Sem fontes confirmando ser de Ghandi. A propópito o que há de textos atribuídos a Ghandi por ai e nbão foram escritos por ele impressiona. Fazem o mesmo com John Lennon.
    Rosangela que vive investigando falsas autorias até recentemente não tinha encontrado nenhuma comprovação. Tenho a impressão que o frei nao deve ter revelado onde a encontrou. Muito provavelmente achou na internet e aceditou ser dele.

    Sim, ela lembra a Oração atribuída a São francisco e que também nunca foi escrita por ele. Pelo menos não há comprovação.

    Mas a sua emoção é mais que compreensível devido a mensagem. Essa atribuida a Ghandi é ainda mais forte.

    Estamos sem whatsapp hoje aqui em Montes Claros. Soube que é em todo Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Quero acrescentar apenas que é natural você ter acreditado. Afinal ali estava um frei Franciscano dizendo a oração. Eu não também teria acreditado.

    ResponderExcluir
  18. Lendo seu post com 10 anos de atraso. Mas sempre é tempo de oração. Bonito este momento na Empresa. Parabéns, abraços.

    ResponderExcluir
  19. Muito bonita a oração de Ghandi. Abs, Aziz

    ResponderExcluir