-

sábado, 24 de julho de 2021

Do You Want to Know a Secret? Não conta pra ninguém

Esta é a 4ª canção do Lado B do álbum Please Please Me, o 1º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor Por Garotas

                                        as demais 26 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

11. Do You Want to Know a Secret (Love Girl Song by John Lennon)

George conta um segredo para a garota: "Ouça, deixe-me cochichar em seu ouvido, dizer as coisas que você quer tanto ouvir: Estou apaixonado por você! Ouça, uu-aa-uu, você quer saber um segredo?"
John se lembra de sua mãe Julia cantando 'Want to know a secret? Promise not to tell?do filme Branca de Neve, até seus 3 anos, quando ela o abandonou, deixando para a irmã criar. Foi onde se inspirou. Ela foi escrita na mesma onda da recomendação de Epstein, de comporem mais e mais. Paul contribuiu com a ideia de parte da introdução relembrando uma melodia espanhola (só faltaram as castanholas) e na ponte ("I've known a secret for a week or two... nobody knows, just we two"). John delegou o lead vocal, ao caçula da banda, por ser uma melodia simples, de pouca exigência vocal, iniciando uma prática de sempre fornecer uma oportunidade vocal a George, uma exigência das fãs. Neste LP, inclusive, ele teria ainda uma outra canção, uma cover de outro artista. Marcantes são os "uu-aa-uu's" de John e Paul e adoro aquelas batidas com eco, de Ringo, ao final da ponte, aliás, cá entre nós, é a melhor parte daquele trecho, que eu considero fraco, letra fraca, rima fraca, aliás, da mesma palavra (ô, gente, podia buscar um "blue" ou um "true", ou mesmo um "you"!). Note que é a segunda e ÚLTIMA vez, em que os versos são repetidos, sem variações, sendo Love Me Do a primeira e PENÚLTIMA vez e que isso ocorreu EM TODA A CARREIRA DOS BEATLES. NOTÁVEL!! John nunca deu muito valor a ela, e reza a lenda de que ao gravar uma Demo num banheiro de um night club em Hamburgo (última vez em que lá estiveram), por ser o lugar mais silencioso possível, mas quando terminou, puxou a descarga para ela...  injusto... 
 
Sua gravação foi no histórico 11 de fevereiro, quando foram gravadas todas as 10 canções que faltavam para completar o 1º álbum dos Beatles, Please Please Me, sendo as demais 4 gravações utilizadas nos dois primeiros compactos, ainda em 1962. Ela foi a 4ª canção a ser gravada, já de tarde, e levou 5 takes para tomar forma, com todos em seus instrumentos usuais, e com George cantando o vocal principal em todos eles, inclusive os falsetes no final dos versos idênticos em letra. Destaque para a complicada linha de baixo de Paul e para a guitarra 'espanhola' de John na introdução, ideia, como disse, de Paul! No Take 6, Ringo bateu suas ótimas baquetas com eco, conforme sugestão de George Martin, no Take 7, John e Paul introduziram suas respostas vocais em todos os versos, mas John sugeriu que o 1º Verso não tivesse o backing vocal, já incorporando a técnica de estabelecer variação entre versos, além do crescimento de qualidade ao longo da canção, começando por um som mais básico. Sábia decisão! 
 
Do You Want to Know a Secret foi tocada ao vivo logo no dia seguinte à sua gravação, nas duas excursões do primeiro semestre de 1963, e na BBC e programas de TV, mas não encontrei nenhum registro em vídeo ao vivo, então deixou este LINK com a canção original por sobre um vídeo com imagens deles à época! Após o lançamento do LP, ela fez grande sucesso na voz de Billy J Kramer, um camarada deles de Liverpool, amparado por uma back band The Dakotas, que chegou em 2º Lugar, perdendo apenas para os próprios Beatles em 1º com Please Please Me, ouçam a versão dele neste LINK. Esses artistas gravariam ainda outras originais Lennon McCartney! Ela fez sucesso novamente um ano depois, na época da invasão da América, lançada em compacto e chegando ao 2º lugar na parada americana, perdendo só para uma banda chamada The Beatles (!), com Can't Buy Me Love!

4 comentários:

  1. Então John deu descarga...Típico de John que nunca estava satisfeito com o que fazia. Nâo gostava nem mesmo da sua voz. E ainda dizem que Paul é que era o perfeccionista. Soube que Paul Simon também é assim e nem escuta seus discos gravados porque tem receio de querer gravar de novo mesmo depois do disco já ter sido lançado.
    Eu me recuso a reler o que escrevi se saiu impresso. Porque fico querendo mudar alguma cois aqui e outra ali.
    Novidade para mim a origem da música. Da Branca de Neve! Que lindinho! John e seus contos de fada. Ele gostava de contos de fada.

    E venho com minhas perguntas. John falou para algum entrevistador que George gravou a música por ser uma melodia simples, de pouca exigência vocal? Ele realmente se considerava o dono fornecendo musicas para George , dando a ele uma oportunidade por ser exigência dos fãs? Será que realmente ainda não tinha se dado conta que não existia mais Quarry Men? Que não cabia a ele dar oportunidade aos outros? Eu pergunto porque talvez você leu sobre isso em artigo criado por outro fâ que assim imaginou...e ficou como verdade. Há grande quantidade de artigos sobre os Beatles feitos por fãs que usam a imaginação. Muitos fâs ainda não descobriram que aqueles quatro seres lindos não eram apenas cavalos. Eram cavalos alados, mágicos, misturados com unicórnios...Mas é preciso uma visão nova para ver suas asas e chifres.
    O que estou querendo dizer é que seres humanos comuns realmente se comportam assim. Num grupo tem aquele que toma decisões sozinhos, e os demais o obedecem. John seria o dono e ele teria decidido que George cantaria apenas porque os fâs queriam, e implicito fica a ideia que, por ele mesmo, George jamais cantaria. E nem sabia cantar direito por isso a musica serviria para ele por ser mais fácil de ser interpretada. Algo me diz que não é isso que você queria dizer. rs rs rs Mas é que fica parecendo...Então a minha pergunta é se você obteve essa informação diretamente de John ( alguma entrevista que ele deu) ou se viu em livros sobre eles de autores que ainda não tinham visto suas asas e chifres? E que concluiram que era assim porque assim são os seres humanos numa banda?
    Eu também não li em lugar algum que não era bem assim. Tudo que sei é que sempre teve George em todos os álbuns. Sempre cantando muito bem com voz de som que me arrepia de tão boa. Puro Beatles. John não se dava conta disso? Com relação a decisões tenho certeza que George tinha vez, não dependia do parecer de John. Eles tinham um acordo oral sobre isso. Quero crer que também era assim sobre o que cantar, o que ele queria cantar mesmo sabendo que compondo menos seu espaço era menor. Mas que foi uma decisão tomada em conjunto e não apenas por John. Que ele estava presente pelo seu real valor e não porque fâs queriam. Mas...eu é que posso estar enganada...Talvez fossem apenas cavalos, e cavalos são sempre belissimos de qualquer forma. Apenas prefiro os alados...que nem mesmo existem e não ser na mitologia e contos de fadas. Mas quem pode afirmar que os contos de fadas não são reais?

    ResponderExcluir
  2. Do you want to know a secret faz parte daquelas músicas que eu conhecia antes de ouvir. Muitas das suas primeiras músicas me pareciam incrivelmente familiares. Essa então...Veja que quando a ouvi pela primeira vez pensei que fosse cover. "Ah, os Beatles gravaram essa música antiga..." Foi assim que pensei porque eu sabia até cantá-la por inteiro. A melodia apenas, não a letra. Please Please me. She loves you, All my loving, P.S, I love you...conhecia todas de algum lugar, não sei de onde. De algum conto de fadas talvez.

    Billy Jay Kramer também compunha..Levei tempos para descobrir que é o autor do grande sucesso O Milionário tocado pelos Incríveis.

    Numa reunião festiva do Instituto Histórica daqui apareceu uma banda tocando apenas músicas da cidade, dos nossos compositores. No meio surgiu...The Millionaire. Não resisti e fui conversar com o vocalista da banda. Sabia de onde era aquela música? E por que a incluiu num show de músicas de Montes Claros? Ele disse pensar que fosse brasileira, da turma dos Incríveis. E nao sabia dizer por que entrou no roteiro naquela noite. Tinha sentido vontade por gostar da mnúsica. Ficou muitos surpreso ao saber ser de...Liverpool! Claro que entrou para minha listinha de coincidências entre nós daqui e eles de lá. Me divirto com isso. Forço muito a barra às vezes.

    ResponderExcluir
  3. (…)cavalos. Eram cavalos alados, mágicos, misturados com unicórnios(..)
    Maravilha de descrição

    ResponderExcluir
  4. Canção deliciosa, carinhosa e sedutora, “Quer saber de um segredo?” (_Do You Want to Know a Secret?_), composta por John, para George cantar (exigência de suas fãs). E como cantou! Baseada em lembranças de John, de sua mãe Julia cantando, até seus 3 anos, quando o abandonou, sendo criado pela irmã. Paul colaborou com a Introdução, nos moldes de uma melodia espanhola. John nunca a valorizou, e foi a quarta, do primeiro álbum dos Beatles - _Please please me_, em 11 de fevereiro de 1962. Depois de gravada, fez sucesso na voz de Billy J Kramer, com a banda The Dakotas, um êxito nas paradas de sucesso americanas.

    ResponderExcluir