-

domingo, 25 de julho de 2021

As Covers de With The Beatles

Foram 6 as canções covers que os Beatles gravaram em With The Beatles

Vou melhorar a descrição delas em breve. Por enquanto, vejam o que já escrevi.

Os números correspondem à sua posição no álbum!

6. Till There Was You (Meredith Willson)
7. Please Mr.Postman (Dobbins, Garrett, Gorman, Holland, Bateman)
8. Roll Over Beethoven (Chuck Berry)
9. You Really Got a Hold on Me (Robinson)
10. Devil in Her Heart (Drapkin)
12. Money -That´s What I Want (Bradford/Gordy)
Começando novamente pelos covers,  todos faziam parte do set list dos shows que faziam em Liverpool e no Reino Unido naquela época. E vamos fazer a análise na ordem em que aparecem no LP. 

Till There Was You foi composta por Meredith Wilson para o musical da Broadway 'The Music Man' do final da década anterior. É uma canção sem bateria, nem guitarras base ou solo, apenas violões, e bongô, uma balada romântica que Paul fazia questão de cantar para mostrar a versatilidade do grupo. Ela fez parte do set list do teste na gravadora Decca e de shows importantes dos Beatles como, por exemplo, o que fizeram no programa de Ed Sullivan, quando conquistaram a América, onde ele fez questão de apresentar a canção como da trilha do citado musical, que foi sucesso por lá! Ah... esse Paul, sempre antenado! 

Please Mr. Postman era um sucesso mundial e ganhou uma versão espetacular dos Beatles. Era John, em vigoroso vocal principal, que implorava ao carteiro por uma carta de seu amor. Paul e George capricharam no contracanto perfeito e nos u-u-u-u's. Destaque para os magníficos handclaps (palmas), no início e no fim da gravação, tão singelas que resolvi colocar aqui este link para as pessoas se deliciarem numa apresentação ao vivo, em que dublaram a gravação de estúdio! Imperdível! Vale o destaque de que a canção, que foi lançada pelo grupo vocal feminino (mais um!) The Marvelletes, teve inúmeras versões cover, uma delas que ouvi muito, dos Carpenters, 10 anos depois.

Roll Over Beethoven era uma favorita de John, Paul e George, feita por Chuck Berry, guindado por John ao posto de Rei do Rock & Roll. Era um dos compactos que chegaram às docas de Liverpool antes do resto da Europa, e que os três tiraram em suas guitarras, desde 1956, e que eles tocavam sempre, e continuaram a tocar até as turnês de 1964 pelos EUA. Foi George quem deu vocal a esse hino, direcionado ao compositor clássico Beethoven (e Tchaikovski e outros), dizendo pra ele se revirar no túmulo porque o Rock chegou!

"I don't like you but I love you!" Assim começa uma favorita do álbum pra muita gente. Linda balada! John e George fazem um dueto no vocal principal, e Paul faz harmonia em backing. Ela foi gravada na primeira sessão de gravação do LP, em 18 de julho. É de George Martin o magnífico piano da introdução, que volta no meio e no final! You Really Got A Hold On Me foi tocada ao vivo em sessões da BBC, e depois aparece no filme Let It Be, das sessões do Projeto Get Back, de 1969.

Devil in Her Heart não foi grande sucesso, mas atingiu estrelato na voz dos Beatles, mais particularmente na de George, que ganha de novo duas aparições no vocal principal em um álbum Beatles, sendo que a outra foi sua primeira autoral. 

Money era minha preferida aos 7 anos de idade, quando ouvia o Beatles Again, que foi onde saiu por aqui. Versão muito melhor que a original, a voz de John está áspera, as respostas vocais de Paul e George, imbatíveis, só Beatles faziam daquele jeito, E sem se esquecer do perfeito piano de George Martin, cada vez mais ativo nas faixas dos Beatles!

2 comentários:

  1. Tenho a suspeita que os meninos não sabiam ainda como eram bons compositores no início. Nâo sabiam que suas músicas eram tão boas e, mitas vezes, melhores que dos seus ídolos. Mas pode ser também que soubessem, mas não tinham muitas músicas prontas para compor seus Lps, então faziam covers. No caso de George era bem isso. Ele raramente compunha no início. Tinha seu espaço e..no lugar de colocar músicas dele gravava de outros autores, inclusive de Lennon/McCartney. Que espanto quando fizerm um Lp todo deles. EStou falando sobre A Hard Day's Night. Mas em seguida, e aí foi mesmo por falta de material pois trabalharam muito em 1964 com pouco tempo para capricharem com novas canções, nos trouxeram o Beatles for sale recheado de covers. A esta altura euzinha aqui já sabia que o que compunham era n vezes melhor que qualquer outro. Por isso me desapontei um pouco com o Beatles 65, que a Odeon nos entregou no lugar do Beatles for Sale. Quase as mesmas músicas. Chuck Berry, Buddy Holy... Mesmo que tenham feito uma linda versão de Words of Love não era a mesma coisa que os sons que criavam.
    Tem uma história que li não sei onde que talvez seja falsa visto que nunca mais li em lugar algum e parece que ninguém mais leu. Mas conto como curiosidade. Eu li que Dick James, acho que foi ele, não ficou nada satisfeito com tantos covers. Valia no início, mas não depois de terem se tornado super estrelas com todo mundo amando Lennon/McCartney. E exigiu que nunca mais gravassem tantas músicas de outros compositores. No máximo duas, teria dito. O restante teria de ser Lennon/McCartney. George não foi considerado porque realmente não compunha muito naquele tempo. Ele mesmo revelou que só começou a ter inspiração a partir de 1966.
    E assim eles assinaram um documento se comprometendo a gravarem principalmente músicas deles. E já que haveria espaço de duas musicas para outro compositor sem ser Lennon/McCartney, decidiram que este outro compositor seria....George Harrison. Tinha certeza que ele daria conta de contribuir com duas músicas para cada álbum. E este era o motivo dele ter espaço para apenas duas músicas. É que era até muto para quem compunha tão pouco. So que George desembestou..e de repente, seu espaço ficou pequeno demais. Mas para mudar isso teriam de mudar o tal documento assinado num tempo em que ele pouco compunha.
    Como eu disse, só vi essa história numa publicação. E nunca encontrei nenhum fâ que a tenha lido. Portanto deve ser balela. Mas faz o maior sentido.

    Minha cover preferida era Baby It's you.
    Muito interessante gravarem músicas compostas para mulheres cantar. Mr Postman foi composta para cantoras. Eles entraram nessa zona proibida na maior tranquilidade. E com sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Mr Moonligh não era das que eu mais gostava. No entando sei que me pegou de alguma forma. Sei disso porque sempre que tenho minhas crises de saudade de 1965 recordo essa música. Ele surge na minha mente...e a saudade aumenta. rs rs rs. Então ela me marcou de alguma forma. Virou tema de 1965 para mim.

    ResponderExcluir