-

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Os Beatles e o meu Inglês

Um jovem amigo de um grupo de admiradores dos Beatles no Whatsapp teve dificuldade em entender um texto em inglês que fora postado. Sua duvida foi sanada por um terceiro, mas aproveitei para dar-lhe este conselho, baseado em minha história pessoal!

Amigo, você pode usar esta paixão pelos Beatles pra aprimorar seu inglês!! 

Meu exemplo: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi o primeiro LP dos Beatles, ou melhor, da história da música, a apresentar um encarte com as letras das canções, dando-lhes o valor devido. Na época, 1967, eu tinha 9 anos. Adorei ouvir e entender o que eles diziam. Meu pai tinha condições e me colocara na Cultura (UCBEU) um ano antes, e me formei aos 12 anos. 

Claro que depois, já adulto, comprei o livro ‘The Complete Beatles Lyrics’, aquele que tem uma foto deles espantados, e ouvi a discografia toda de novo, acompanhando uma a uma das canções com suas letras.

Sempre usei as letras dos Beatles como aula de inglês. Isso me ajudou em minha carreira profissional, trabalhei na Petrobras Internacional, e fiz missões ao exterior, uma delas, de 4 anos, com toda a família, em Houston. 

Eu gosto de me lembrar de um episódio interessante. Quando entrei na Petrobras, e fui para a Bahia me formar como Engenheiro de Petróleo, foi-me oferecido um curso de aperfeiçoamento no idioma. Aliás, um pouco antes, o concurso para entrar na Petrobras (era época em que a Petrobras fazia concursos) tinha 65 questões, das quais 10 (DEZ) eram de inglês, e eu, com a formação que meu pai me proporcionou (e os Beatles aprimoraram), matei as 10, o que certamente contribuiu pra eu adentrar a um ótimo emprego, que me acompanhou por 35 anos. Ao mesmo tempo, um grande amigo da Poli (USP), muito mais destacado que eu no curso de Engenharia Civil, acabou não passando naquele concurso, porque tinha inglês zerado...

Voltando ao episódio do curso de aperfeiçoamento, o professor era inglês, e uma bela hora, ele contava um caso, e deu uma pausa, como que lhe faltando a palavra, e eu completei: “Vanish”! Todos se voltaram para mim, mas especialmente, o professor, com aqueles olhos azuis escancarados e perguntou: “How the hell you fetched a word like that!!”, e eu respondi:

Beatles .... HELP .... 

My independence seems to VANISH in the haze…

Ao que seguiram-se algumas demonstrações de espanto!


Era isso!

Achei que a história era digna de registro, no blog!!




4 comentários:

  1. Completamente digna de registro. Uma amiga de minha mulher tambem aprendeu ingles atraves das musicas dos Beatles. Digo isso para reforcar como voce estava certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do you happen to be the Gerson Braune who was the GM of Petrobras International in NYC in the 90s?

      Excluir