-

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Dig It, Sacou?

Esta canção é a 5ª do LP Let It Be, o último lançado pelos Beatles

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 3 canções Nonsense

                                        as demais 2 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

 são links que levam a análises sobre elas.

5. Dig It (Nonsense Song by John Lennon)

John joga palavras: "Like a rolling stone, Like a rolling stone, I like a rolling stone, Like the FBI and the CIA And the BBC? BB king And Doris Day, Matt Busby'

Nas sessões do Projeto Get Back, notabilizou-se uma Jam Session puxada por John e acompanhada pelos demais (Paul, George, Ringo e Billy Preston), que durou 15 minutos, dos quais o produtor Phil Spector extraiu os 51 segundos que sobreviveram no LP, a chamada 'famous people section', inclusive o obscuro Matt Busby, que a gente tem que ir wikipidiar para descobrir que era "um treinador escocês de futebol e ex-jogador. Consagrou-se como treinador da primeira era de ouro do Manchester United". Nós, beatlemaníacos, gostamos de ouvir as versões mais compridas, daqueles três acordes repetidos à exaustão com John principalmente, mas outros fazendo citações e chamados. A versão que aparece no filme Let It Be tem 4 minutos, e até aparece Heather, a filha de Linda (ainda apenas Eastman) murmurando a canção e um George Martin tocando um chocalho meio sem jeito. Ela é creditada no LP aos quatro Beatles. No final, John apresenta, com voz de criança, a performance do grupo com o título Can You Dig It, que seria de autoria de um certo Georgie Wood, que seria um conhecido da infância de John. Por isso, e pela iniciativa e condução do jam, prefiro contabilizá-la como sendo apenas de John.  
 
Que mais dizer sobre essa 'canção'? Estrutura? Nenhuma! Rimas? Nenhuma! Precisa não, né? Palavras jogadas... Talvez, que a inspiração do nome estava no ar, naquele fim de década de 1960, apesar de se ouvir em conversas desde o século anterior, a gíria 'Can you dig it", que pode ser, 'pega essa', ou 'saca essa', que eu escolhi para a tradução ali em cima. Dois grupos musicais a utilizaram em suas letras recentemente, inclusive os incríveis Monkees (adoravaaaa!), de grande sucesso, tinham uma canção com exatamente essa expressão num álbum recente, e até o verbo foi usado em outra canção do mesmo álbum, Dig A Pony, também de John. Tanto John como Paul usavam em diálogos naqueles tempos. Mas foi John quem começou a 'diggear' qualquer coisa, com a guitarra na mão, a manhã, a noite, a pessoa famosa, a canção esquecida, e outros se juntaram, num ritmo bluesado, três acordes indo e voltando, e fizeram isso quatro vezes no dia 24, uma delas com a guitarra havaiana (slide) no colo, todos entravam no esquema, com seus instrumentos, e com participações vocais, 
John e Heather (filha de Linda)
 e daí, os créditos foram para os quatro Beatles, e poderiam ter incluído Billy Preston que chegou depois, e tal, mas sempre era muito mais John que os demais, imitando locutores de rádio e TV, fazendo sotaques de outras línguas, brincadeiras. Terminando uma delas, John fez uma locução em falsete, anunciando a canção que acabava de ser 'tocada' e a que seguiria. 
Foi assim: "That was 'Can You Dig It' by Georgie Wood. And now we'd like to do 'Hark, The Angels Come." Resolvi dar este detalhe, muito já sabem por que, outros saberão em seguida. Dois dias depois, um domingo de trabalho, eles se engajaram numa longa salada de 15 minutos de 'digação' desenfreada. Cerca de quatro minutos dessa performance aparecem no filme Let It Be, já descritos acima, onde até Heather, a filha de Linda cantou. E, quase um ano depois, Phil Spector, o produtor contratado com carta branca para fazer o que quisesse, escolheu 51 segundos, apenas com falas de John, e editou junto aquele trecho de fechamento que ressaltei aqui logo em cima, e colocou entre I Me Mine e Let It Be, que fechava o Lado A do álbum. 
 
Uau, até que consegui dizer algo! Paul gostou da brincadeira e até pensou em lançá-la como Lado B de um compacto, tendo a sua Maxwell's Silver Hammer no Lado A (ela já tinha uma versão gravada à altura), só que não, né, os outros três Beatles não deixaram, leia por que no link fornecido. Concluo mostrando um trecho alternativo, de 4 minutos, para mostrar como era a coisa, neste LINK, atestando que havia momentos de descontração entre eles.

2 comentários:

  1. Ontem revi o filme Let it be. Como você diz, houve momentos de diversão como esse. Não devia ser fácil compor e brincar com câmeras filmando você todo o tempo. Um reality show, um BBB histórico. E deram conta.
    And we can dig it, too!

    ResponderExcluir
  2. Poderiam ter lançado a música inteira...

    ResponderExcluir