-

terça-feira, 11 de maio de 2021

Golden Slumbers , uma canção de ninar

Esta é a 8ª canção do Lado B do LP Abbey Road

E a 6ª do medley mais famoso da história do Rock

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 9 canções com história engraçada

                                        as demais 8 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

14. Golden Slumbers (Person Speech Song by Paul McCartney)

Paul conta: "Os seus olhos ficam sonolentos Sorrisos te despertam quando você se levantar. Durma, queridinha, não chore, que eu te canto uma canção de ninar"

É a sexta canção do espetacular medley do Lado B de Abbey Road, intensamente orquestrada. John não participou porque convalescia de um acidente de carro. George tocou baixo, e Paul, piano. Ela é imediatamente seguida por Carry That Weight. Estas foram as únicas palavras que escrevi quando descrevi a canção, juntamente com as demais do mesmo Assunto e Classe: Discurso para uma pessoa. Decerto que há mais a se falar...
 
 
Primeiro, sua inspiração! Foi numa visita à casa de seu pai James, próximo a Liverpool, que Paul o presenteara já em 1964, aonde ele foi morar com sua nova esposa Angela e filha Ruth. Se ainda não sabem, Paul ficara órfão de mãe em 1956, o nome dela era Mary, a quem Paul se referiu em Let It Be ("Mother Mary comes to me") e descrevi brevemente em meu capítulo sobre as Self Dream Songs. Estava ele ao lado de sua meia-irmã, per e viu uma pauta de uma canção, que ele não sabia passar para o piano (ele não sabia 'ler' música), mas viu a letra, e compôs sua própria melodia, com pequenas variações na letra aqui e lá. Ali nasceu o refrão: "Golden slumbers fill your eyes, smiles awak when you erise. Sleep little darling will you do not cry, and I will sing a lullaby." As rimas não são de Paul... já estavam lá. Depois, ele juntou um pedaço que veio à sua mente, e que tinha a ver com estar ali, tão próximo a Liverpool e criou o único verso da canção: "Once there was a way to get back homeward. Once there was a way to get back home" e seguiu com as duas últimas frases do refrão! Depois do refrão, na gravação, repete-se o primeiro verso. A idade da canção original, superior a 300 anos, afastou de Paul o receio de acusação de plágio de letra. 
 
Golden Slumbers viu a luz do sol, ou melhor, do inverno londrino, no dia 7 e janeiro de 1969, quando Paul a trouxe ao Twickenham Studios como proposta para o Projeto Get Back. Só ele estava presente e cantou verso-refrão-verso-refrão-verso-refrão. No dia 9, mais ensaios, agora com Ringo, mas ele não sentiu firmeza para seguir, e lá se foi ela para a prateleira por quase seis meses. Voltaram a ela já com a decisão de compor um medley no último álbum da banda, já em 2 de julho. Ainda sem John, desta vez por conta do recente acidente de carro que teve com a família, Paul no piano, George no baixo e Ringo na bateria, fizeram 15 takes da canção, já composta com a peça seguinte do medley, Carry That Weight. Inclusive, esta última era considerada nos registros como parte de Golden Slumbers, como se fossem as duas uma só canção. Os Takes 1 a 3 foram recuperados e lançados na celebração dos 50 anos do álbum, veja neste LINK, claro, ainda sem orquestra, só a voz de Paul, o baixo de George já bem colocado, e perceba que Paul de lembra de A Fool On The Hill, nos acordes iniciais do piano. No dia seguinte, e apenas outras duas vezes no final do mês, Paul apenas melhorou seu vocal. Ele fazia questão de ter aquela forte e rouca emissão no refrão ("smiiiiiiles awake you ..."), até mesmo para alternar com a doce leveza da canção de ninar! Já nessas sessões, os registros de Abbey Road mostravam Golden Slumbers/Carry That Weight, com status de canções separadas. 
 
O toque de classe veio em 15 de agosto na já famosa sessão no enorme Estúdio 1, em que 5 canções de Abbey Road ganharam arranjos orquestrais, pelas geniais mãos de George Martin, duas normais de George, e as três 'de medley' de Paul, a estas últimas sendo dedicadas três horas de gravação. Paul atuou como produtor de suas faixas. As primeiras cordas se ouvem juntamente com a ótima nota forte do baixo de George, após "Once there was a way"e depois numa linda melodia entre frases. As notas de George são ponto alto, em todas as vezes que aparecem. As notáveis viradas de Ringo, com suaves pratos vêm no refrão. O trio final de Paul (Golden Slumbers/Carry That Weight/The End) virou frequente presença nos show de Paul em sua carreira solo, e eu tive a honra de ouvi-lo na primeira vez que ela afez, na excursão em que veio ao Brasil, em 1990, que deixo aqui, neste LINK.


PRÓXIMA CANÇÃO DO SUPER MEDLEY  

Carry That Weight

3 comentários:

  1. Eu sabia q era uma música antiga só não lembrava q era tão antiga
    Deu até vontade de escutar 👏❤️

    ResponderExcluir
  2. Olha, nunca aprovei isso que Paul fez. Claro que ele não precisa da minha aprovação. E ao que parece a maioria não se importa. Isso para mim é falta de ética. Teria de vir na capa que a letra da música foi retirada de outra já existente. Ele já deu entrevista falando sobre isso...Mas muito depois, Está como música de Paul...quando apénas a melodia é dele.
    John fez a mesma coisa já na carreira solo com Merry Christmas war is over. Usou uma música folclorica sobre um cavalo. Teria de ter informado. Seria mais bonito.
    Penso que há outros casos ...Mas não consigo me lembrar.
    Eu conheço a antiga Golden Slumbers Tenho um disco que comprei lá por volta dos anos 70 só de músicas inglesas antigas e ela está incluída. É realmente um acalanto. A de Pàul não é...rs rs rs. É para acordar qualquer um cantando naquela altura. Ficou bonito? Espetacular. Mas é para acordar, não para fazer dormir.

    Gostei muito de saber diversas coisas que eu não sabia. Você sabe muito dos detalhes nas gravações. Obrigada por compartilhar conosco tudo que sabe.

    Só mais uma coisa: meu pai era folclorista. E especialista em modinhas das antigonas. Tinha um grupo musical de modinhas e canções folclóricas. Fez um sucesso até grande no século passado. Mas provavelmente ninguém aqui ouviu falar neste grupo que se chamava "Grupo de Seresta João Chaves de Montes Claros. Jura que fazia sucesso em todas as apresentaçõe pelo Brasil afora. Muito sucesso também numa temporada na Argentina. Eles gravavam medleys juntando canções do folclore. Todas de domínio público, claro, sem autores. O nome usado era Pout porri. Meu pai achava estranho quando músicos famosos jogavam músicas folcloricas nas suas músicas como se fossem de autoria deles. Acho que por isso aprendi a ver a necessidade da informação. Respeito ao folclore. Pode ser feito? Pode. Desde que informem sem que assumam a autoria.
    Quem tinha ódio disso era o Marcus Pereira, não sei se conhecem, mas foi o maior divulgador de musicas populares folclóricas de várias partes do Brasil. O acervo dele é fantástico. Lembro dele furioso com isso porque descobriu músicas do povo sendo lançadas como se fosse de autoria de um determinado compositor, que por acaso é até meu amigo. Foi num cock-tail em casa dele em Sao Paulo. Ele e meu pai batendo boca sobre isso. O Pereira estava furioso com isso. O meu amigo achava não haver problema porque era música sem autor.Nâo estava infringindo a lei dos direitos autorais. Mas, éticamente, não era legal visto que não havia composto e estava faturando como autor.

    ResponderExcluir