-

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Maggie Mae (Liverpool Folklore)

Esta canção cover fecha o Lado A do LP Let It Be, o último lançado pelos Beatles

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

Como não se trata de uma canção autoral dos Beatles, 

                                                            nada de Assunto ... muito menos Classe

Atenção, canções com títulos em vermelho 

 são links que levam a análises sobre elas.

7. Maggie Mae (canção tradicional de Liverpool)

Arranjos de John, Paul, George e Ringo

Origem: Canção folclórica famosa entre os trabalhadores portuários de Liverpoool, desde o começo do Século XIX, conta a história de uma prostituta que engana seus clientes marinheiros. A letra tem variado desde 1830, a primeira vez que se tem notícia da melodia.

A canção teve um de seus lançamentos em 1957, por um grupo chamado The Vipers Skiffle Group, por coincidência produzido por um certo George Martin que, àquela altura, nem sonhava que se tornaria parte importante da história da música ao se tornar o assim chamado (e merecido) "5º Beatle". Ela fora tocada por John e Paul junto com os Quarrymen naquele ano e nos dois seguintes, e foi ressuscitada por John e trazida para o Projeto Get Back em 1969. Na verdade, John estava com escassez de composições de sua lavra para apresentar, e via Paul sempre pródigo em composições, e George e até mesmo Ringo arriscou algumas. Então, foi buscar sons do passado. Isso também ocorreu com One After 909 (1958) e Across The Universe (1968). 
 
A ideia foi bem recebida pelos demais, Paul cantou em harmonia com ele, os dois ao violão, George acompanhou na guitarra e Ringo na bateria. Foram três tentativas em 25 de janeiro, ainda tentaram aprimorá-la após o show no terraço da Apple, no último dia do Projeto (dia 31), mas foi infrutífero. Os parcos 39 segundos da terceira tentativa do dia 25 seguiram seu caminho no Projeto e acabou tendo a honra de abrir o Lado B de um LP dos Beatles. Nada demais, apenas uma brincadeira. Sem muito mais para falar sobre ela, apresento a letra que John e Paul se lembraram, um refrão e um fragmento de verso. 
 
Refrão 
Oh, dirty Maggie Mae
They have taken her away
And she'll never walk
Down Lime Street anymore
Oh, the judge she guilty found her
Of robbing the homeward bounder
Dirty no good robbin' Maggie Mae

Verso  

It's the part of Liverpool
She returned me to
Two pound ten a week
That was my pay 
 

 

Um comentário: