-

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

The Beatles Touring Years

The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years Poster
Mais uma vez, meu amoigo João me instiga a reviver epopéias!
(com acento mesmo!)
Mandou-me artigo sobre este documentário espetacular!
Texto original de 2016
_____________________

Com que então vamos descobrindo as celebridades que são amantes dos Beatles.... vimos o Martin Scorcese fazendo um excelente documentário sobre George Harrison, agora vem o Ron Howard indo buscar imagens da época das excursões dos Beatles, Eight Days A Week - The Beatles Touring Years, que fui assistir e amei! Vi coisas que eu não conhecia e revi outras com muito prazer....
(adição de HOJE - culminando com Peter Jackson 
criando o magnífico documentário Get Bak em 2021)


A canção nome foi lançada em Beatles for Sale, em 1964, exatamente no meião daquele período louco. Paul pegara um táxi para ir à casa de John, em Weybridge, e na conversa perguntou: "How's life?" e o cara respondeu "Pretty fine! Working eight days a week!!". Então, ao chegar, John disse: "I've got a title for our new song!", e compuseram a canção, que descrevo aqui, neste OUÇA e LEIA especial.



E era assim que acontecia durante os Touring Years, de 1963 a 1966, em que se dedicavam a se aproveitar o tempo o máximo possível se pulava de uma cidade para outra, com a rapidez permitida, mas sempre com muito tumulto, muita pressão.... e muitas garotas, ah aqueles rapazes tinham o mundo a seus pés...

Imagens gravadas de John e George (claro), e inéditas de Paul e Ringo, muitas entrevistas, destaques para Sigourney Weaver e Whoopy Goldberg, meninas à época, aliás, esta última também se mostra muito antenada com as MINHAS paixões, afinal era trekker e fez questão de participar nos filmes da Nova Geração, como a bar-woman Guinan.

O filme começa por Hamburgo e Liverpool, logo no começo da carreira, depois Inglaterra toda e Europa, e só chega aos States em 1964, e então é arrebatador! O que mas gostei foi que uma das grandes emissoras americanas destinou um repórter para acompanhá-los assim que colocavam os pés nos EUA, e não os largava até subirem o último avião, quando não viajava de volta a Inglaterra com eles. E ia mandando reports, às vezes ao vivo, era uma febre!!

Muito vale a pena, até para os não fãs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário