-

domingo, 2 de outubro de 2022

5 de Outubro de 1962 ... Que dia!

60 ANOS

_________________________
         Foi em Outubro de 1962, no dia 5, que foi lançado o primeiro single (lembram-se dos antigos compactos?) de um grupo com um nome estranho que se assemelhava a "Os Besouros", composto por 4 jovens entre 19 e 22 anos de idade, vindos de Liverpool, cidade portuária do noroeste da Inglaterra, liderados por um tal de John Winston Lennon, um tanto quanto narigudo.
         A gravadora era a EMI, em seus estúdios da Abbey Road. O selo era o Parlophone, comandado por George Martin, um selo até então dedicado a músicas orquestradas e a gravações de peças teatrais. Martin, um maestro de mancheias, sentiu nos rapazes um potencial enorme, tanto que assinou um contrato antes de ouvir o primeiro teste ao vivo, só baseado em gravações em fita e no carisma pessoal percebido na primeira entrevista. Os chefes da EMI não entenderam muito bem aquele procedimento, nunca dantes visto, mas acreditaram no feeling do maestro.
         Por aí se vê a diferença entre um visionário e um burocrata! Pouco mais de 9 meses antes, mais precisamente em 1º de Janeiro de 1962 (isso mesmo, no  primeiro feriado do ano!), os rapazes, ainda com Pete Best na bateria, haviam feito um extensivo teste de estúdio na Decca Records, principal concorrente da EMI naquela época.

Os rapazes, apesar de não disporem dos próprios instrumentos, tocaram 15 músicas e mostraram toda sua cancha de palco de quem está há 4 anos na estrada. Estavam um pouco nervosos, mas deram um bom recado, tendo mostrado sucessos de Chuck Berry, Little Richards, Buddy Holly e outros maiorais da época mas, principalmente, e diferentemente de todos os grupos da época, apresentaram material próprio, composto por Lennon e McCartney.  No entanto, o burocrata de plantão ouviu tudo com aquela cara de tacho e sacramentou: "Esses grupos com guitarras estão com os dias contados!" e rejeitou o grupo! Claro que o "gênio" perdeu o emprego alguns meses depois, apesar de ele estar intrinsecamente certo, pois os dias estavam realmente contados: só que o contador já está em 21.550 dias e crescendo! Dick Rowe era o nome dele, e ele aprendeu, ajudado pela providência: um tempo depois, os Rolling Stones acharam até estranho como foi fácil assinar contrato com a Decca. O raio caíra pela segunda vez num mesmo lugar!
         Este teste na Decca se constitui num dos mais procurados discos piratas de todos os tempos, os famosos "Decca Tapes".
         Os rapazes ficaram desanimados, mas Brian Epstein, seu empresário, continuou a luta, tentando vender o grupo, viajando com as fitas debaixo do braço até que bateu à porta da EMI, conversou com George Martin e marcou uma entrevista. Nela, sem segurar um instrumento, eles conquistaram Martin: John Lennon mostrou seu proverbial e cínico humor inglês, Paul McCartney não ficou muito atrás com seu charme pessoal e George Harrison, o mais novinho do grupo, mesmo que já merecedor da alcunha de "The Quiet Beatle", fez uma piadinha sobre a gravata de George Martin. Pete Best permaneceu mudo como uma porta de mogno! O comportamento deste último, associado à sua batida burocrática da bateria, fez com que Martin se dirigisse a Brian Epstein com a histórica pedida: "Tudo bem! Eu assino um contrato com os rapazes, mas que eles venham com outro baterista!" Esta foi a porta de entrada de Ringo na banda, que veio a se mostrar fundamental para o sucesso do grupo! 
                                                                                                                                                 O compacto tinha, no lado A, "Love Me Do (LINK)". Aquela antológica gaitinha de Lennon na introdução, a perfeita harmonia vocal entre Lennon e McCartney, a parada total para a entrada do solo vocal de McCartney, eram coisas novas no mercado fonográfico, apesar de a música ser simplíssima na letra e mais ainda nos acordes, os tradicionais C/D/G (Dó Maior / Ré Maior / Sol Maior). No lado B, "P.S. I Love You (LINK)", uma típica McCartney, mostrando a mesma afinada harmonia vocal, uma ainda bobinha e adolescente carta de amor. No entanto, a letra era um pouco mais bem elaborada e a estrutura de acordes um pouco mais complexa (continha mais de 3 acordes!).
         Eles conseguiram chegar ao 17º lugar na parada nacional inglesa, feito nunca antes alcançado por nenhum outro artista em seu compacto de estréia. Dizem as más línguas que, na verdade, boa parte daquele sucesso inicial fora garantido por Brian Epstein que, no afã de conseguir uma boa estréia teria comprado uma quantidade obscena (Remember  Richard Gere em Pretty Woman!) de discos para a NEMS, uma rede de lojas de disco de sua propriedade em Liverpool. Verdade ou não, o intuito foi alcançado, o compacto foi muito tocado na BBC e em outras rádios menos cotadas e logo eles foram chamados para a gravação do segundo compacto, com "Please Please Me" e "Ask Me Why" que chegou rapidamente ao topo das paradas, feito que os Beatles repetiriam por incontáveis vezes nos anos seguintes, seja com compactos ou LP's.  

_______________ mas não parou por aí ____________
        
Foi também em Outubro de 1962, e também no dia 5, que foi lançado na Inglaterra o primeiro filme de James Bond,  Dr. No, no Brasil lançado como 007 Contra o Satânico Dr. No, com Sean Connery no papel título e a estonteante Ursula Andress (aaaaahhh!) no papel de Honey Rider, como a primeira Bond Girl!
      Também, como os Beatles, Sean Connery foi admitido no papel do mais famoso agente secreto de todos os tempos sem teste de câmera só que, neste caso, o teste não foi feito pois ele "peitou" Albert Brocolli, o produtor da série, dizendo que não admitia ter que se submeter a teste, já tendo alguns anos de estrada. Este comportamento, que mostrou sua personalidade, bem como o voto decisivo da esposa de Brocolli, que o considerou o mais charmoso para o papel, foram fundamentais para sua escolha.
         Neste filme, foi proferida pela primeira vez a frase recentemente eleita pelo Guinness Book como "A Mais Famosa Frase Cinematográfica de Todos os Tempos". O mais interessante foi a forma como ela foi dita no filme.
         A primeira cena do filme foi centrada nos vilões e não teve a presença de Bond.
         . A segunda cena é passada num cassino.
          . Numa mesa redonda, várias pessoas jogam poker.
           . A câmera é posicionada por trás de um cavalheiro.
            . À frente dele, uma mulher dispara olhares
                  mistos de admiração feminina
                    e raiva pelo dito cujo, que ganhava todas.
                   Até que ela se dirige a ele:
                      -   I admire your luck, Mr. ......
                                foco nas mãos do cavalheiro,
                                acendendo um isqueiro e,
                                logo a seguir, foco nele,
                                que complementa, após uma tragada:
                       -  .... Bond, James Bond!
                                (entra a música tema .....)

Esta frase foi repetida em outros 23 filmes do agente, com pequenas variações como:
My name is Bond, James Bond!        
ou
The name is Bond, James Bond!      
 ou
Name is Bond, James Bond!             
_____________________________
           

É........ naquele dia 5 de Outubro de 1962, os deuses do entretenimento estavam inspirados! Ambos os fenômenos continuam vivos e faturando horrores até hoje,  SEIS décadas depois!      

11 comentários:

  1. Parabéns mestre 👏
    Q tenha muito mais anos de vida e seja esse cara 'beatle old School'
    E os Deuses do Olimpo realmente fizeram esse 5 de outubro ser uma data especial tanto para vc quanto para nós fãs dos Beatles ..
    Parabéns 👏🙌

    ResponderExcluir
  2. Um grande marco “coincidentemente “. Parabéns por esses conhecimentos

    ResponderExcluir
  3. Mr. Homerix e sua odisseia beatlemaniaca... sempre bem informado...

    ResponderExcluir
  4. Mr. Homerix e sua odisseia beatlemaniaca... sempre bem informado...

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa abordagem. Muito obrigada pela aula mais uma vez! Adorei

    ResponderExcluir
  6. Sim, chegaram na mesma época. E permanecem. Só que...opostos. A turma de Liverpool falando de Amor. O espião com licença para matar. De qualquer forma é interessante terem chegado juntos e lá da Terra da Rainha.

    Isso me fez lembrar da letra de Live and Let Die. Paul estava mesmo inspirado mostrando a filosofia ligada aos Beatles. Ele deu um jeito de jogar o sonho de paz a amor na letra.

    When you were young and your heart
    Was an open book
    You used to say live and let live
    (You know you did, you know you did)
    (You know you did)
    But if this ever changing world
    In which we're living
    Makes you give in and cry
    Say live and let die..."

    Puxa, ele viu a diferença...Mas estava compondo para o filme de OO7...então teve de justificar, não é?

    What does it matter to ya
    When you've got a job to do
    You gotta do it well
    You gotta give the other fellow hell!

    Quem é aquela cantora que canta no filme? O hell dela vai ao ..céu. Beleza pura.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, que coincidência genial . Assim como você sou fã de carteirinha dos dois. Em relação ao agente 007, continuo achando Sean Connery imbatível, apesar de gostar muito também do 007 atual. Obrigado por nos lembrar deste dia mágico que mudou a história

    ResponderExcluir
  8. Genial seu depoimento.Super bem colocado e com dose dupla.Adorei tudo e novamente deu uma aula.Sensacional

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Mas, só um pequeno detalhe, caríssimo Homerix. A frase de Sylvia Trench, que provoca a icônica resposta do 007 foi: "I admire your luck, Mr..."

    ResponderExcluir
  10. Como sempre, mais uma história (com H mesmo) contada de modo simples e descontraído. Gostoso de ler e aprender. Parabéns Homerix.

    ResponderExcluir