-

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

The Night That Changed America

Há 7 anos, o Mundo comemorava
50 anos da Invasão Beatle na América!
Relembro aqui o meu post celebrativo.
___________________________________

Neste mês de fevereiro, os Estados Unidos vão se esquecer das guerras em que se envolvem, dos problemas econômicos, do Obamacare, para celebrar o cinquentenário de um evento que marcou seu país:
A Invasão Beatle
Os Beatles já 'existiam' oficialmente desde outubro de 1962, quando lançaram seu primeiro compacto, com 'Love Me Do' e 'P.S. I Love You'. Eles eram então um grupo de jovens de 19 a 22 anos de idade. 

Depois, vieram os primeiros LPs, 'PleasePlease Me (link)' e 'With the Beatles (link)', em 1963, e foi cunhado o termo Beatlemania, quando a imprensa notou o estado de histeria que tomava conta da juventude nos eventos em que apareciam. Mas na America, nada! Os discos eram lançados, com outros repertórios, e nada acontecia. 

Até que veio o compacto com 'I Wanna Hold Your Hand' e 'She Loves You', que chegou ao topo da parada americana, em janeiro de 1964, e vendeu 1,5 milhão de discos em 3 semanas.
Era o sinal!
Eu contei essa história em detalhes, logo no começo de minha análise de A Hard Day's Night, neste LINK.

E eles invadiram a América!!! 

Foram anunciados com estardalhaço e o que se viu no aeroporto de Nova York em 7 de fevereiro e nos dias que se seguiram já não deixava a menor dúvida. Eles vieram pra mudar o mundo.

E tocaram no Ed Sullivan Show, o principal programa da TV americana, para uma audiência inédita de 73 milhões de pessoas, ou seja, 40% da população americana da época. Os números e feitos dos Beatles sempre foram assim... o maior ... a primeira vez ... nunca na história da música ... Quem não viu, veja: Beatles no Ed Sullivan 9-2-64 Completo

Cinquenta anos depois, os EUA lembram o fenômeno. 

David Letterman, por exemplo, está fazendo uma Semana Beatle, convidando um astro por dia para cantar uma canção dos Beatles, e há rumores de que na sexta, dia 3, os próprios Paul e Ringo estarão lá.

E no próximo dia 9,  ou seja, no próximo domingo, a CBS vai dedicar duas horas de sua programação, as mesmas duas horas de 50 anos antes, a um show, que tem tem o título deste post, exclusivamente com músicas dos Beatles, cantadas por Paul McCartney, Ringo Starr e muitos astros da atualidade!! Além de Stevie Wonder e a 'reunion' do Eurythmics, especialmente para o show! Aqui, neste link, a propaganda da CBS para o show, do qual extraí o quadro abaixo:
Imperdível!!!
Se alguém souber como se vê a CBS, 
me avisa por favor.

Já sabemos o repertório. Veja só!!!



9 comentários:

  1. Complementando, também será apresentada, no mesmo local, dia e horário do show de 50 anos atrás (9 de fevereiro às 20 horas), uma entrevista, sem platéia, de David Letterman com Paul e Ringo. O que será que eles vão dizer?

    ResponderExcluir
  2. Quem queira assistir no domingo 09/02, pode tentar um dos 2 links abaixo. Necessário apenas ter banda larga....o primeiro link é de uma retransmissora afiliada da CBS, e o segundo link do próprio site da CBS - http://www.wtrf.com/video e http://www.stream2watch.me/live-tv/cbs-live-stream. De qualquer forma, a CBS costuma disponibilizar seus programas no site, logo após terem sido veiculados na TV aberta americana, ou no dia seguinte. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. http://www.cbs.com/shows/the-night-that-changed-america/video/ECAA539A-05A6-01B1-ADDF-FFB4D0F6C73A/the-beatles-the-night-that-changed-america-a-grammy-salute-the-biggest-tv-event-of-all-/

    ResponderExcluir
  4. http://www.cbs.com/shows/the-night-that-changed-america/video/19DDF5AC-38CE-64D9-E550-C523343BE21A/the-beatles-the-night-that-changed-america-a-grammy-salute-preview-/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito!!!!! Bom saber que a INVASÃO BEATLE foi no mês do meu aniversário :D

    E quero ver Katy cantando Yesterday, acho essa musica deles linda! :D

    ResponderExcluir
  6. adorei ver seu blog beatlemaníaco, porque eu tb sou! um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Uma curiosidade a mais. O Ed Sullivan Show, era na verdade um programa de variedades (o Ed Sullivan era uma espécie de Silvio Santos americano, ou vice-versa). Os Beatles eram uma parte do programa, que contava com a participação de outros artistas americanos.
    A apresentação dos Beatles constava de duas partes, intercaladas com as outras atrações do programa. Pois bém, quando os Beatles estavam retornando dos camarins para a 2ª parte da apresentação, um assistente de palco, convenceu os 4 beatles a autografarem uma parte interna do cenário do palco (coisa comum na época). E os 4 assinaram. Primeiro John, depois Paul, em seguida George e por fim o Ringo, que por ser baixinho. foi agarrado no colo pelo assintente de palco para conseguir dar o seu autógrafo. Este assistente de palco está hoje com 81 anos.
    Após o show, o cenário foi desfeito para ser descartado, como de hábito. Porém um outro funcionário do teatro, ao ver a parte do cenário que tinha o autógrafo dos Beatles (peça de 4m x 2m), resolveu guardá-la.
    O fato é que esta peça está hoje, 50 anos depois, na mão de um colecionador que decidiu leiloá-la. O valor esperado para o arremate da peça, varia de 800 mil a 1 milhão de dólares.
    Para quem quiser participar, o leilão acontecerá em Nova York, no próximo mês de abril, e a peça estará devidamente exposta para apreciação dos interessados.

    ResponderExcluir