-

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Sgt. Pepper's - Recepção e Legado

 Capítulo 43 


De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles



Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

43.1 Neste LINK, um relato do que aconteceu entre dois álbuns.

43.2 Neste LINK, os Assuntos tratados nas canções.

43.3 Neste LINK, as análises de cada uma das 13 canções.

43.4 Abaixo, o objeto deste capítulo! 

Acho que cabe um breve retrospecto, a partir do lançamento de Revolver
  • Os Beatles se encheram das turnês de shows e se recolheram
  • O último show foi em San Francisco, em 26 de agosto de 1966
  • George foi pra Índia aprender a tocar cítara com Ravi Shankar
  • Paul fez uma trilha sonora de um filme, Family Way, com George Martin
  • John fez um filme, How I Won The War, e conheceu Yoko Ono
  • Ringo ficou com Maurreen e o pequeno Zak
  • Todos compuseram canções (bem ... quase todos)
  • No almoço de um voo, Paul McCartney olhou para os potinhos de Sal e Pimenta (Salt and Pepper) e teve uma ideia... S e P ... e aí ele 'viajou'...
  • Voltaram aos estúdios da Abbey Road em 24 de novembro de 1966
  • Já tinham parte do material para o 8º LP da carreira
  • Só em janeiro de 1967 veio a ideia de fazer um álbum conceitual
  • Ficaram gravando até 21 de abril de 1967 
  • Foram 700 horas de de gravação
  • A imprensa achava que eles tinham acabado, pela falta de notícias
  • Eles não perderam por esperar,,,


E, num belo dia desses montes de dias, Paul começou a ter uma ideia sobre a capa, trouxe uma foto velha do pai dele em frente a uma família numerosa, contrataram um certo Peter Blake, e sua esposa 
Jann Haworth, renomados diretores de arte, a coisa evoluiu para colocar um monte de gente por trás dos quatro, e depois para imagens de gente famosa. Eles seriam os fãs da banda

Eis um diálogo que ocorreu, quando Paul expôs a ideia.... 

George Martin:        "But, Paul, they will sue us!"
Paul McCartney:     "No, George, they will love us!" 
(o verbo "to sue", em inglês, é "processar"

John pensou em Jesus, e Hitler, alguém deve ter dito: "Ô John, lá vem você de novo arrumar confusão pra gente com Jesus?". E Hitler, cá entre nós, ideia de jerico! Ele acabou sugerindo o ex-Beatle Stuart Sutcliffe, Aldous Huxley, Edgard Allen Poe e outros. E Paul colocou Stockhausen, William Burroughs, Marlon Brando, Fred Astaire, e outros.  George incluiu quatro gurus indianos (na época, ele só pensava 'naquilo'). E Ringo sugeriu... ninguém, estava apenas feliz com aquilo tudo. E o artista Peter Blake trouxe W.C. Fields, Tony Curtis, Shirley Temple e outros. E lá estavam Marilyn Monroe, Karl Marx, Marlene Dietrich, Carl Jung, O Gordo e o Magro, Einstein, Bob Dylan, Dylan Thomas, Fred Astaire, Bernard Shaw, H.G.Wells, Sonny Liston, Bette Davis, Lewis Carrol, Johnny Weissmuller e ainda mais outros. Todos esses 'outros' são nomes que não conheço! Um total de 71 figuras,  sendo 57 fotografias, aparecem em volta daquele tambor com o nome da banda cercado de flores e inúmeros objetos, que incluía até um aparelho de TV. E escolheram as famosas roupas coloridas de cetim, de instrumentistas de banda da Era Edwardiana, até que chegou o dia 30 de março, quando tiraram um monte de fotos, uma delas ali em cima, e buscaram os bonecos de cera deles  mesmos na época da Beatlemania emprestados por Madamme Tussaud, e Peter Blake e esposa montaram aquela colagem toda e o fotógrafo  Michael Cooper tirou um monte de fotos e foi escolhida a famosa foto da capa. Custo da brincadeira?Só 3.000 pounds, equivalente hoje a 340 mil reais!!!

Duas curiosidades sobre os escolhidos:
  • Um certo ator americano, de nome Leo Gorcey exigiu US$ 400 para liberar sua imagem. Foi desconvidado!! Deve ter se arrependido! Ou não?
  • A grande atriz Mae West aceitou participar, depois desistiu, perguntando: Por que eu, logo eu, faria parte de um Clube de Corações Solitários? Então, os 4 Beatles escreveram uma carta pedindo para ela reconsiderar. Ela aceitou. E está lá!!!
Paul de costas = está morto? Papo pra outro post
Só que não ficaram só nisso, resolveram que seria uma capa dupla e que incluiriam um encarte com decalques de distintivos e bigodes, e mais uma foto maravilhosa multicolorida dos quatro Beatles na capa sanduíche (dupla) aberta, visualmente perfeito mas, muito mais que isso, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DA MÚSICA, publicaram as letras das canções!!!! 

Pausa para recordação: 
Fiquei maravilhado quando abri, nos meus 9 ou 10 aninhos (não lembro bem QUANDO chegou o disco no Brasil, se eu já havia completado 10 anos), e vi que poderia acompanhar as músicas com as letras!!! Foi isso que alavancou meu aprendizado de inglês a partir de então!!!!

Recentemente, fiquei sabendo que essa ideia foi de John, por causa de um professor espanhol que foi atrás dele quando filmava em Almería, e pediu, porque facilitaria as aulas de inglês que ele dava pros seus aluninhos, sem as letras, ele tinha que 'tirar' de ouvido, e às vezes errava, olha que legal!! Houve um filme, muito legal sobre esse encontro, espanhol, "Vivir es Facil Con Ojos Cerrados", traduzido do inglês "Living Is Easy with eyes closed", que vem a ser a primeira frase da canção Strawberry Fields Forever,  que John Lennon fez no trailer de filmagem de seu filme How I Won The War.

É legal ou não é?

Pausa pra um fenômeno:
Nos 10 meses que separaram os lançamentos de Revolver e Sg.Pepper's, um fenômeno surgiu do outro lado do Atlântico. Assim como os Beatles, eles eram quatro, eram músicos, eram atores, eram engraçados, eram carismáticos. Assim como os Beatles, eles tinham o nome de um animal com uma letra trocada. O 'e' que saiu dos Beetles expulsou o 'y' e eles viraram The Monkees! Era uma banda artificial, sim, mas conquistaram o mundo. Ficaram 3 anos na TV americana, toparam as paradas durante 31 semanas, na ausência de Beatles! O contador de vendas de discos deles passou de 60 milhões, ao longo das décadas! Eu não perdia um episódio do seriado! Os Beatles gostavam muito deles. 

Em 19 de maio de 1967, Brian Epstein recebeu amigos e imprensa selecionada em sua casa para a festa de lançamento. Veja que John estava especialmente animado, hehehe. 

Uma semana depois, em 26 de maio de 1967, o mundo se espantou e parou para ouvir Sgt. Pepper's. Londres, ou melhor, a Inglaterra parecei que era uma gigantesca vitrola! Era o som que se ouvia nas casas,  pelas ruas, pelos bares, pelos restaurantes, as rádios tocavam não uma ou duas músicas, mas o LP inteiro, seguidamente! 

Nos EUA, não foi diferente, o álbum chegou lá apenas no dia 2 de junho, mas as músicas chegaram antes. O lançamento de Sgt. Pepper's é comparado à comoção daquele 9 de fevereiro de 1964, quando conquistaram a América, no show de Ed Sullivan, e até mesmo da trágica notícia da morte de Lennon, 13 anos depois, no sentido de que todo mundo sabia o que estava fazendo quando ouviu Sgt. Pepper's.

Afina, era muita novidade, era um álbum que:  
(links disponíveis em cada uma das características!)
Cortesia de Renato Quaresma
Era o primeiro LP a ser considerado um Álbum Conceitual, e para deixar bem clara essa concepção, o mais inventivo estúdio da Terra inventou um novo processo de gravação no vinil. Quem teve o privilégio de ter o LP Sgt. Pepper's teve o espanto de não conseguir escolher a canção que queria escutar: a bolacha não tinha sulco entre as canções, era uma coisa só. O álbum tinha que ser ouvido por inteiro. Como um bom álbum conceitual! Genial!

Vamos ao que aconteceu após o lançamento!
  • Um divisor de águas: a música era uma antes e outra depois de SPLHCB 
  • Pulou direto ao topo de todas as listas de melhores discos de todos os tempos
  • Brian Wilson, o líder dos Beach Boys, e declarada inspiração para Paul McCartney, entrou em depressão... não seria capaz de superar a obra-prima
  • Ganhou Grammy de "Melhor Arte de Capa"
  • Ganhou Grammy de "Melhor Engenharia de Som Não Clássico"
  • Ganhou Grammy de "Melhor Álbum Contemporâneo" e
  • Ganhou Grammy de "Melhor Álbum do Ano", o primeiro de um álbum de Rock
  • Ficou 27 semanas no topo da parada britânica
  • E no mesmo posto nos Estados Unidos durante 15 semanas
  • Foi o disco mais vendido da década de 1960
  • Nota máxima da crítica em 98 de 100 veículos, mas o que se lembra são esses 2% que falaram mal, disseram-no pretensioso e prejudicial ao rock. Mesmo aquele crítico admitiu que A Day In The Life era uma obra-prima!
  • Carro-chefe da Vanguarda
  • Símbolo do Flower Power
  • Trilha sonora do Summer of Love
  • Prenúncio da renascença da Música
  • "Gênios comparados a Mozart"
  • The bridge between popular music and high art 
  • The most important and influential rock and roll album ever
  • The most ambitious and most successful record album ever issued
  • "Bizarre, wonderful, perverse, beautiful, exciting, provocative, exasperating, compassionate, mocking,unique, clever, and stunning" foram alguns dos adjetivos encontrados nas reportagens em inglês 
  • Mais de 30 milhões de cópias vendidas, até hoje lembrado como um marco indiscutível!!!! 
Acho que chega, né???

O próximo alvo..... Magical Mistery Tour, o álbum

5 comentários:

  1. A leitura deste post foi uma experiência diferente. Uma novidade e uma surpresa por sentença. Vou ter de resgatar meu LP do Sgt Pepper lá do alto do meu armário (pois não tenho mais uma vitrola, mas jamais fui capaz de me desfazer dele) e conferir se as faixas realmente inexistem, por serem contínuas. Talvez nunca tenha percebido por ouvir o disco do começo so fim. Parabéns Homero por mais esse excelente e divertido post.

    ResponderExcluir
  2. Sgt Peper´s foi meu presente de 15 anos. Acostumada com as baladas, rocks e iê, iê, iês, apesar das mudanças já virem acontecendo desde Rubber Soul e depois em Revolver, confesso que não gostei de inicio, fiquei chocada, mas era Beatles! Ouvi ... ouvi de novo ... de novo ... de novo ... e acabei adorando! Hoje ouço apaixonadamente A Day in the Life, She´s Leaving Home, Lovely Rita; Fixing a Role, Lucy in the Sky ... enfim ... sou uma apaixonada eterna dos Beatles!

    ResponderExcluir
  3. Homerix continua surpreendendo pela gama de informações e curiosidades.
    D+
    Borromeu

    ResponderExcluir