-

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Capa Lançamento e Legado de HELP!


40.4 Capa Lançamento e Legado de HELP!


A capa foi fotografada de novo por Robert Freeman, pela terceira vez chamado para fazer uma capa Beatles. Com os trajes das cenas nos Alpes Austríacos, os quatro fizeram sinais usados em aeroportos, com os braços indicando letras do alfabeto. A ideia original era que formassem o nome do álbum com as letras H, E, L e P, só que a estética ficou sofrível, segundo o fotógrafo, então assado, ele fez o sentido inverso, “John, você faz assim, Paul, assado, George, guisado, Ringo, cozido!’ e só depois foi conferir que letras deu: elas foram N, U, J e V. 

Com essas letras, HELP! Foi lançado no Reino Unido no dia 6 de agosto de 1965, com as 14 canções acima analisadas! Conforme já dito acima, a canção HELP! saíra em compacto, com I’m Down, um mês antes, e Ticket to Ride em outro compacto, com Yes It Is, bem antes, em abril. 

Nos EUA, as letras letras eram diferentes, N, J, U e V, e diferentes também eram as canções: apenas o Lado A era o mesmo, reservando o Lado B às instrumentais de George Martin que tocaram no filme. As sete do lado B inglês foram lançadas em três momentos distintos, a saber, três no álbum Beatles VI, dois meses antes no álbum Beatles VI, duas no álbum Rubber Soul também modificado, quatro meses depois, e duas em compacto, um mês depois, olha a salada! O Catálogo da Capitol Records era uma bagunça!


O Brasil, depois de mostrar maturidade, lançando A Hard Day’s Night igualzinho ao original inglês, coisa que nem os EUA fizeram, a Odeon enlouqueceu em HELP!: foram apenas 12 canções, com Ticket To Ride abrindo o Lado B, seguida por I’m Down, contemporânea, e outras quatro antigas, ainda inéditas por aqui. Ficou descaracterizado, mas ficou ótimo, só HITS!. Ouvi muito esse LP! As outras 5 canções originais? Não tenho a menor ideia de quando foram lançadas aqui. Quando alguém me contar eu coloco aqui. Ah, sim, a posição dos braços nos sinais de aeroporto era a mesma da original lançada no Reino Unido.

Bem, a posição dos braços ou a disposição das músicas não mudaram o resultado: todos foram sucesso absoluto, indo ao topo das paradas! Afinal, era Beatles! E tudo deles era top!

Nenhum comentário:

Postar um comentário