-

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

The Night That Changed America

Há 7 anos, o Mundo comemorava
50 anos da Invasão Beatle na América!
Relembro aqui o meu post celebrativo.
___________________________________

Neste mês de fevereiro, os Estados Unidos vão se esquecer das guerras em que se envolvem, dos problemas econômicos, do Obamacare, para celebrar o cinquentenário de um evento que marcou seu país:
A Invasão Beatle
Os Beatles já 'existiam' oficialmente desde outubro de 1962, quando lançaram seu primeiro compacto, com 'Love Me Do' e 'P.S. I Love You'. Eles eram então um grupo de jovens de 19 a 22 anos de idade. 

Depois, vieram os primeiros LPs, 'PleasePlease Me (link)' e 'With the Beatles (link)', em 1963, e foi cunhado o termo Beatlemania, quando a imprensa notou o estado de histeria que tomava conta da juventude nos eventos em que apareciam. Mas na America, nada! Os discos eram lançados, com outros repertórios, e nada acontecia. 

Até que veio o compacto com 'I Wanna Hold Your Hand' e 'She Loves You', que chegou ao topo da parada americana, em janeiro de 1964, e vendeu 1,5 milhão de discos em 3 semanas.
Era o sinal!
Eu contei essa história em detalhes, logo no começo de minha análise de A Hard Day's Night, neste LINK.

E eles invadiram a América!!! 

Foram anunciados com estardalhaço e o que se viu no aeroporto de Nova York em 7 de fevereiro e nos dias que se seguiram já não deixava a menor dúvida. Eles vieram pra mudar o mundo.

E tocaram no Ed Sullivan Show, o principal programa da TV americana, para uma audiência inédita de 73 milhões de pessoas, ou seja, 40% da população americana da época. Os números e feitos dos Beatles sempre foram assim... o maior ... a primeira vez ... nunca na história da música ... Quem não viu, veja: Beatles no Ed Sullivan 9-2-64 Completo

Cinquenta anos depois, os EUA lembram o fenômeno. 

David Letterman, por exemplo, está fazendo uma Semana Beatle, convidando um astro por dia para cantar uma canção dos Beatles, e há rumores de que na sexta, dia 3, os próprios Paul e Ringo estarão lá.

E no próximo dia 9,  ou seja, no próximo domingo, a CBS vai dedicar duas horas de sua programação, as mesmas duas horas de 50 anos antes, a um show, que tem tem o título deste post, exclusivamente com músicas dos Beatles, cantadas por Paul McCartney, Ringo Starr e muitos astros da atualidade!! Além de Stevie Wonder e a 'reunion' do Eurythmics, especialmente para o show! Aqui, neste link, a propaganda da CBS para o show, do qual extraí o quadro abaixo:
Imperdível!!!
Se alguém souber como se vê a CBS, 
me avisa por favor.

Já sabemos o repertório. Veja só!!!



10 comentários:

  1. Complementando, também será apresentada, no mesmo local, dia e horário do show de 50 anos atrás (9 de fevereiro às 20 horas), uma entrevista, sem platéia, de David Letterman com Paul e Ringo. O que será que eles vão dizer?

    ResponderExcluir
  2. Quem queira assistir no domingo 09/02, pode tentar um dos 2 links abaixo. Necessário apenas ter banda larga....o primeiro link é de uma retransmissora afiliada da CBS, e o segundo link do próprio site da CBS - http://www.wtrf.com/video e http://www.stream2watch.me/live-tv/cbs-live-stream. De qualquer forma, a CBS costuma disponibilizar seus programas no site, logo após terem sido veiculados na TV aberta americana, ou no dia seguinte. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. http://www.cbs.com/shows/the-night-that-changed-america/video/ECAA539A-05A6-01B1-ADDF-FFB4D0F6C73A/the-beatles-the-night-that-changed-america-a-grammy-salute-the-biggest-tv-event-of-all-/

    ResponderExcluir
  4. http://www.cbs.com/shows/the-night-that-changed-america/video/19DDF5AC-38CE-64D9-E550-C523343BE21A/the-beatles-the-night-that-changed-america-a-grammy-salute-preview-/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito!!!!! Bom saber que a INVASÃO BEATLE foi no mês do meu aniversário :D

    E quero ver Katy cantando Yesterday, acho essa musica deles linda! :D

    ResponderExcluir
  6. adorei ver seu blog beatlemaníaco, porque eu tb sou! um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Uma curiosidade a mais. O Ed Sullivan Show, era na verdade um programa de variedades (o Ed Sullivan era uma espécie de Silvio Santos americano, ou vice-versa). Os Beatles eram uma parte do programa, que contava com a participação de outros artistas americanos.
    A apresentação dos Beatles constava de duas partes, intercaladas com as outras atrações do programa. Pois bém, quando os Beatles estavam retornando dos camarins para a 2ª parte da apresentação, um assistente de palco, convenceu os 4 beatles a autografarem uma parte interna do cenário do palco (coisa comum na época). E os 4 assinaram. Primeiro John, depois Paul, em seguida George e por fim o Ringo, que por ser baixinho. foi agarrado no colo pelo assintente de palco para conseguir dar o seu autógrafo. Este assistente de palco está hoje com 81 anos.
    Após o show, o cenário foi desfeito para ser descartado, como de hábito. Porém um outro funcionário do teatro, ao ver a parte do cenário que tinha o autógrafo dos Beatles (peça de 4m x 2m), resolveu guardá-la.
    O fato é que esta peça está hoje, 50 anos depois, na mão de um colecionador que decidiu leiloá-la. O valor esperado para o arremate da peça, varia de 800 mil a 1 milhão de dólares.
    Para quem quiser participar, o leilão acontecerá em Nova York, no próximo mês de abril, e a peça estará devidamente exposta para apreciação dos interessados.

    ResponderExcluir
  8. O show é maravilhoso. Acho que todos já viram, não é? Foi muito bonito mesmo. Não apenas pelo que cantaram mas pelo que falaram. Especialmente DAve Grohl. Falou tudo. Só a Alice Keys não se saiu bem. Falou bobagem. Não tinha conhecimento dos Beatles, mas cantou bonito. O que David falou: I can honestly say that If it weren’t for the Beatles, I would not be a musician,” Grohl said. “From a very early age, I loved their groove and their swagger, their grace and their beauty, their dark and their light. The Beatles knew no boundaries, and in that freedom they seemed to define what we now know today as rock and roll, for my parents, for me and for my daughter, too.”

    E continuou: The song I’m proud to play with these great musicians, from the Yellow Submarine soundtrack, is not one of the Beatles’ greatest hits,” he said. “But to me, it’s a quintessential Beatles rocker. Paul’s rolling bass line. The trademark Ringo drum fills. George‘s gritty distorted guitar. And that sound that only the back of John Lennon‘s throat could produce.This is for my mom’s favorite band, my favorite band, and now my daughter’s favorite band,”.

    ResponderExcluir