-

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

HELP! I need somebody

Esta canção abre o álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções sobre Si Mesmo pedindo socorro

                                        as demais 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

1HELP!  Help Self Song by John Lennon)

John grita: 'Ajude-me se você puder, estou me sentindo desanimado. Eu gostaria de ter você por perto. Ajude-me a colocar meus pés de volta ao chão.Você não vai, por favor, me ajudar, me ajudar, me ajudar?' 

Nada mais HELP que isso!  John estava no topo do mundo, mesmo assim estava deprimido (e gordo, segundo ele), e externou seu sentimento.  O interessante foi a forma como a canção composta, bem parecida com o primeiro filme  no ano anterior. Estavam filmando novamente, e novamente o filme não tinha nome. Quer dizer, provisoriamente era Eight Arms To Hold You, ideia de Ringo por causa de uma estátua indiana cheia de baços que aparecia no filme e porque eles quatro terem, na soma, oito braços. Só que ninguém estava contente, algumas sugestões incríveis rolaram até que alguém sugeriu HELP, que tinha a ver com o roteiro do filme, onde todos tinham que ajudar Ringo. Só que já havia canção registrada com esse nome, e eles fica
ram perdidos até que o diretor Richard Lester teve uma brilhante ideia: E se colocar um ponto de exclamação, pode? Podia! Isto posto, a quem dariam a missão de escrever a canção, quem, Quem, QUEM?? Claro, novamente John! Conforme fizera com A Hard Day's Night, John finalizou a canção numa noite!  Gênios são assim! No dia seguinte, Paul se juntou a ele em sua residência de Kenwood e  contribuiu com aquele genial diálogo, o contracanto, com que ele e George complementam a fala de John, tão marcante na canção, e estava pronto mais um sucesso Lennon/McCartney, direto para o topo das paradas no mundo todo! No Brasil, felizmente, utilizaram a versão americana de HELP no LP, que tinha um introdução genial, a la James Bond (LINK),  tocada na abertura do LP, depois vinha um brevíssismo intervalo e eles vêm com tudo..
Paul/George - HELP, John - I need somebody
Paul/George - HELP, John - Not just anybody
Paul/George - HELP, John - You know I need someone, 
Paul/George - HEEELP!
Nunca uma introdução foi tão marcante! Arrebatadora! Esse trecho não se repete mais na canção!! Brilhante!! Os acordes da introdução são os mesmos dos refrães. O que se vê após a quarta súplica de John por socorro é a guitarra de George em incríveis acordes descendentes, dando boas-vindas aos demais instrumentistas, que entram com tudo. Em seguida dois pares de verso-refrão com impressionantes harmonias vocais, com Paul e George (P/G) praticamente introduzindo o que John (J) vai cantar em seguida, e seguem acompanhando o tempo todo. Vou deixar aqui o LINK do trailer oficial do filme, em que eles dublam muito bem sua gravação. John conta sua história em praticamente uma nota (estilo que usou em muitas outras composições), enquanto Paul e George entregam linda melodia. Olha só no 1ª Verso:  
 
P/G - When ; J - When I was younger so much tounger than today 
                                                            P/G - When I was young 
P/G - I never need ; J - I never needed anybody's help in any way 
                                                                    P/G - help in any way
P/G - Nown ; J - But now these days are gone and I'm not so self assured
                                             P/G - These days are gone 
P/G - But now I find ; J - Now I find I've changed my mind I've opened up the doors
                                                                        P/G - I've opened up the doors
  
No refrão, John vai solo nas duas primeiras linhas, mas Paul e George entram firme na 3ª em falsete perfeito e harmonizado: "Help me get my feet back on the ground" para John finalizar "Won't you please, please help me?". No 2º Verso, tem mais uma 'conversa' de John com seus companheiros, agora com letra diferente, e com direito a uma expressão que me seria marcante: "My independence seems to vanish in the haze", especialmente o verbo 'desvanecer' que me valeu um elogio quando o usei em uma aula de inglês corporativo, já maduro, e o meu professor perguntou: 'How the hell you know a word like that?' e eu disse; 'Beatles, of course!'. Bem terminando a digressão, depois, vem mais um refrão, igualzinho, e o final é o Verso 1 repetido, mas com instrumentação parando para o vocal solo de John nas duas primeiras linhas, e só então voltando o 'papo' com John e George. E pra finalizar, finalmente, agora, sim, uma conclusão arrepiante "... Help ... Help meeee yoooouuuu!!!". Eu sei que essa obra harmônica perfeita agradou demais a Paul e a George, que adoraram participar tão ativamente da canção de John. John declarou uma vez que HELP! e Strawberry Fields Forever são as duas únicas canções verdadeiras de seu repertório, esquecendo-se de tantas outras obras-primas que fez

 
Bem, todas essa maravilha foi gravada no dia 13 de abril de 1965, não sem percalços, pois o Take 1 foi terminado quando John arrebentou cordas de seu violão de 12 cordas (era useiro e vezeiro nessa prática). E o Take 2, terminou pois John se atrapalhou com seus próprios acordes... e o Take 3 também .. e notaram que George tinha dificuldade em fazer ao vivo um trecho em sua guitarra solo entre o final dos refrães e os versos seguintes, e deixaram essa parte para os ovedubs.... e outros takes pararam por erros de Ringo, de John e de George (só Paul não errou) e também porque a guitarra de John perdeu o tom, enfim, apenas no Take 9 encontraram a base perfeita. Vieram os overdubs, do vocal principal de John e os de apoio de Paul e George, e de Ringo com um pandeiro, e estavam completas as quatro faixas do equipamento de gravação, mas ainda faltava gravar a guitarra de George. Então, o outro George, o Martin, o Maestro, mostrou aos rapazes uma operação que fariam muitas vezes a partir dali, uma 'redução', ou seja, agrupamento de duas ou mais faixas em uma, para abrir espaço para mais overdubs, ou seja, mais acréscimos à canção. No final do dia, finalmente, George acrescentou sua ótima guitarra e estava finalizada a participação dos Beatles na gravação. Outras sessões vieram mas apenas de mixagem!
 
A canção foi lançada um pouco antes do álbum, em compacto tendo I'm Down no Lado B, indo direto para o topo das paradas, em UK e US. Tocaram-na muuuuito ao vivo, deixo aqui uma mostra pra vocês, de 1965, neste LINK. Note que George faz muito bem suas passagens de guitarra que ele teve dificuldade ao gravar a base, mas para isso ele deixa de fazer o backing vocal nesses momentos.

3 comentários:

  1. E ainda fizeram um video delicioso para a música. Eu gosto dela exatamente como foi gravada. Há quem goste em outro ritmo...soube que John queria outro ritmo. Mas para mim não teriam de mudar nada. Espetacular bem cvomo foi gravada.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, e eu acho que é ralmente triste, não podemos confiar inteiramente no que John dizia. Era comum mudar de ideia ou tentão somkplmente informa que antes tinha mentido. Acho triste porque assim ele se fechava para nós. impossivel saber realmente o que sentia, do que gostava, do que não gostava de fato...Até nos seus relacionamentos amorosos não temos como saber o que sentia.
    E assim, embora tenha dito que Help e Strawberry Fields Forever são as únicas verdasdeiras pode não ser.
    Pòis não é que falou mal de Strawberry fields algumas vezes? Lembra dele conversando com George Martin dizendo que gostaria de mudar tudo que tinha gravado? Martin perguntou: Até Strawberry Fields? E ele resóndeu. "Principalmente Strawebery Fields. "

    Outra vez ele disse que Paul tinha arruinado Strawberry Fields. Se atreveu a dize isso. Na vedade Paul a elevou a categoria de arte. Antes era apenas uma música bonita e isso já era muito. Mas acabou se tornando muito mais que isso. Aquele arrnanjo que nos leva a sair andando de trem para outra dimensão fez a musica subir às alturas. Pois ele se queixava do arranjo. E foi quando vi que Paul foi quem mais trabalhou ali junto com George Martin.

    Jà Help ele queria mudar também para mais lenta...Felizmente não mudou.

    ResponderExcluir