-

sábado, 29 de maio de 2021

One After 909... seria o trem 910 ou das 9:15

 Esta canção é a 2ª do Lado B do LP Let It Be, o último lançado pelos Beatles

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 8 canções com um Histórias na Primeira Pessoa

                                        as demais 7 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

 são links que levam a análises sobre elas.

9. One After 909 (Self Story Song by John Lennon)

John conta: "Peguei minha mochila, corri pra estação, o cara me disse que eu peguei o número errado...'

Canção feita por John em 1957, tentada para lançamento em 1963, como Lado B de From Me To You, mas só materializada no Projeto Get Back, seis anos depois. O título quer dizer '910' (um depois do 909), que seria o trem que ele deveria pegar. Ou o trem depois do trem das 9:09 horas, ou seja, por volta das 9:15. Rock raiz da melhor espécie, que felizmente sobreviveu, ganhando o auxílio luxuoso de Billy Preston no teclado, e ainda teve a honra de ser tocada ao vivo na última aparição dos Beatles ao vivo, no antológico Rooftop Concert, em 30 de janeiro de 1969 (LINK), que foi o último momento do projeto. John disse que na verdade foi uma brincadeira com o Número 9, que era especial, porque nasceu num dia 9, morava no número 9 de uma rua, tanto que fez aquela doideira do Revolution 9,  enfim... mas infelizmente não viu a luz do sol do dia 9 de dezembro de 1980... 
 
Ainda em seus 17 anos, John já demonstrava a maturidade que que desfilou em toda sua carreira de letrista. A canção tinha dois versos diferentes, e uma ponte, com rimas que seriam ricas em português: line-nine, ice-twice, me-knees, home-wrong, deslizando um pouco com station-location. No Verso 1, a menina avisa que vai embora de trem, e ele apela que ela tenha compaixão, no Verso 2, ele pede de joelhos mas ainda achava que ela estava brincando dizendo que ia embora, mas ela foi, e na ponte, ele pega sua mochila e corre atrás dela, mas o maquinista diz que ele pegou o número errado! Simples, mas já competente!    
 
A canção esteve nos planos dos Beatles bem cedinho, chegaram a gravá-la num gravador caseiro em 1960, depois com a chegada de Ringo em 1962, ela foi ensaiada como possível contendora para aparecer no primeiro compacto, mas foi preterida, e depois, para o terceiro compacto em 1963, chegou a ter alguns takes em Abbey Road, mas foi numa sessão complicada, não se acertaram de jeito nenhum, e ela de novo foi preterida, e foi para a prateleira (ouça neste LINK, e conclua depois que ficou muito melhor em 1969)! Com o advento do Projeto Get Bck, de volta às origens, em janeiro de 1969, rapidamente John se lembrou dela, Paul gostava, e One After 909 entrou no ritmo de ensaios, logo no segundo dia, o glorioso 3 de janeiro, com 3 ensaios (3x3=9), todos em seus instrumentos regulares, tendo diferente apenas o pedal de wah wah na guitarra de George. Próximos 3 ensaios no dia 6 (6+3=9), e mais 4 no dia 7 (7+4=11-1-1=9), teve mais 1 ensaio no dia 8 (8+1=9) e 4 no dia 9 foram 4 (9+4x0=9), viram que, afora duas apelações de minha parte, o 9 continuou presente na vida de John e sua One After 909. No dia 9+1, George deixou a banda por 9+1 dias, e, na volta, trouxe Billy Preston e seu piano elétrico, que seria muito importante nas gravações, especialmente desta rocker de John. Voltaram a pensar nela apenas no dia 28, quando foi ensaiada algumas vezescom a guitarra de George já sem o efeito do pedal, mantendo o som raiz, e já com intenções de tocá-la ao vivo, em local que seria decidido no dia seguinte! No dia 20+9,  o Dia D-1, foram mais 3 (divisor de 9) vezes, e apenas a última com Billy Preston, impressionante como ele se ajustou rapidamente à canção. 
 
No Dia D, 30 de janeiro, no terraço do edifício, One After 909 abriu os trabalhos, em apenas um trecho, para aquecer instrumentos e foi tocada apenas UMA vez inteira, ótima, tão boa que foi a versão utilizada no LP Let It Be. Todos desempenharam como nunca haviam feito nos ensaios, quando um ou outro errava em alguma parte. John não errou nenhuma letra; George fez ótimos riffs, tanto na introdução como ao longo dela, e produziu um solo de guitarra impecável, tanto que deu um sorrisinho para John ao terminá-lo; Ringo fez paradas e retomadas perfeitas em todos os finais de verso; Billy Preston preencheu perfeitamente os espaços entre as linhas iniciais dos versos, e liderou os instrumentos impecavelmente ao longo de toda a execução, e Paul em seu baixo de rock, seguro, e provendo limpo e agudo vocal de apoio a John na totalidade dos versos e no 'run to the station' da ponte, yeeeeaahh. Todos se olharam mutuamente orgulhosos ao final e John puxou uma citação irlandês 'Danny Boy, the old savannah callling' acompanhado timidamente por Paul, que até foi mantido na versão do LP. Acompanhe o show aqui, neste LINK. Não preciso dizer mais nada! 
 
Aliás, digo! Tem mais uma ocorrência do Number Nine neste lançamento:  
 
A canção é a 2ª do Lado B do LP Let It Be. 
Como o Lado A tem 7 canções, então, 
7+2=9
CQD

8 comentários:

  1. Excelente(9 letras rsrs)
    Aa brincadeiras e conjecturas com o 9 deixaram a leitura ainda mais divertida(9 letras de novo rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Fui ao YouTube para ouvir essa canção que eu não conhecia: “Um depois de 909” (_One after 909_). Impossível saber se o título se refere ao trem nº 910, ou ao horário dele: depois do trem das 9:09h, viria o das 9:15h. De qualquer forma, foi uma das primeiras composições do maduro John, aos 17 anos, em 1957, e incluída na última apresentação ao vivo dos Beatles, no famoso *Concerto no Telhado* (_Rooftop Concert_), em 30 de janeiro de 1969, portanto, há mais de cinquenta anos.

    ResponderExcluir
  3. Fui ao YouTube para ouvir essa canção que eu não conhecia: “Um depois de 909” (_One after 909_). Impossível saber se o título se refere ao trem nº 910, ou ao horário dele: depois do trem das 9:09h, viria o das 9:15h. De qualquer forma, foi uma das primeiras composições do maduro John, aos 17 anos, em 1957, e incluída na última apresentação ao vivo dos Beatles, no famoso *Concerto no Telhado* (_Rooftop Concert_), em 30 de janeiro de 1969, portanto, há mais de cinquenta anos.

    ResponderExcluir
  4. E, ao final da apresentação, já com policiais pedindo que saíssem de lá, John ainda disse a frase marcante do evento, agora estampada até em camisetas: “Eu gostaria de agradecer, em nome do Grupo e de nós mesmos, esperando termos passado no teste...” (_I would like to say thank you on behalf of the group and ourselves and I hope we passed the audition._).

    ResponderExcluir
  5. Rock and roll na veia e ao estilo john
    👏👏👏
    Gosto d+ Dessa musica

    ResponderExcluir
  6. “Forçando a barra”, penso eu, como queríamos demonstrar (CQD), o número 9, sempre presente na história dos Beatles, aparece mais uma vez na gravação da canção “One After 909”: é a 3ª do lado B do LP _Let it be_; o lado A tem 6 canções, então, 6 + 3 = 9...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. É possível alugar o quarto por €999 euros, por dia.

    ResponderExcluir