-

domingo, 5 de julho de 2020

Ringo 80 – Fatos, Feitos, Afetos e até Fotos

Antes deste, pode acessar os demais capítulos 
É só clicar nome!!

Ringo 80 em 10 questões - 1 e 2

Ringo 80 em 10 questões - 3 e 4

Ringo 80 em 10 questões - 5 e 6

Ringo 80 em 10 questões - 7 e 8

Ringo 80 em 10 questões - 9 e 10


Após a sessão de testes com uma resposta única, finalizo com um conjunto de informações adicionais sobre o querido beatle narigudo.

Poderia por exemplo adicionar mais uma questão nos moldes das outras, por exemplo, 
‘Qual Beatle recebia mais cartas, qual, qual, qual’ ... e a resposta seria a mesma.
Teve uma época, principalmente por volta dos filmes, Ringão, muuuito popular!

Quer outra?
‘Qual é o Beatle mais zoado, qual, qual, qual’, coisital... e a resposta seria a mesma.

Ringo paga o preço por ser o último a chegar, por compor pouco e ficar subjugado, calouro junto a três veteranos, sendo dois deles dois luminares inalcançáveis. Vê por exemplo, os Beatles eram uma banda em que a gente tratava seus nomes com intimidade, aliás, poucas bandas têm os nomes de seus integrantes todos conhecidos e falados. Porém, vejam COMO sempre falamos: É John, Paul, George e Ringo .... captou? ... vou repetir ... John, Paul, George....  E Ringo.... percebem, é como se fosse uma entidade formada, estabelecida E Ringo, aquele que chegou depois. Por vezes, ele até se sentia como se fosse um instrumentista contratado, mas logo os outros deixaram-no como um igual, fundamental para o sucesso do grupo.  
Os detratores dizem que ele só está lá por ser rabudo, por estar no lugar certo, na hora certa, mas vocês já viram por todas as respostas do teste, que está muito longe disso, seu valor para os Beatles é claro!! Até me recuso a reproduzir aqui as gozações que falam por aí a respeito... aliás, mais respeito, por favor, ao falar de Ringo Starr.
Um aspecto pitoresco de sua presença, foram as frases despretensiosas que se tornaram marcos da história Beatle. Ao menos três destaco aqui:

  1. Filmagens do primeiro filme dos Beatles, 1964, ainda sem nome, dia cansativo, chega a noite, Ringo senta-se numa daquelas cadeiras de Diretor e fala pros outros: “It’s been a hard day’s night...”. John, que estava distraído, ouviu, olhou pra Paul, e disse: “That’s the name!” E foi pra casa e compôs a música, que depois Paul complementou, e virou o nome do disco e do filme.
  2. Dia de gravações do álbum Revolver, 1966, Ringo havia feito um espetacular arranjo para uma canção de John chamada “The Void”, e num papo com os demais sobre a vida, soltou uma frase nunca antes falada: “Ah... tomorrow never knows...”. Pronto! “The Void” virou “Tomorrow Never Knows” uma revolucionária, marcando definitivamente a virada da carreira deles.
  3. Discutia-se o nome do último disco, e como seria sua capa, ideias pululavam, Everest, Pirâmides do Egito, Coliseu, falava-se em altos custos, mas Ringo não estava querendo arriscar-se em lugares exóticos, que o obrigariam a comer feijão enlatado de novo, como fez na Índia, e soltou um: “Oh, come on!! Let’s cross the street and call it Abbey Road!!”. Era 1969, e aquele disco seria o último dos Beatles e aquela capa, a mais famosa capa de disco de todos os tempos, ao custo de poucos milhares de libras.


Quer mais uma questão do tipo quem, quem, quem, então toma.... quem foi o mais afável dos quatro? Sim, claro, super Ringo. 
Jamais deixou de aceitar um convite pra participar dos shows solidários, por exemplo, logo após o fim da banda, George, pioneiro, fez o Concerto para Bangladesh, Ringo foi, Paul e John não. Ringo era o único que não via problemas em Yoko Ono. A única vez que os Beatles se encontraram durante a década de 1970 foi na casa de Ringo. Ringo foi o único a se abalar de onde estava pra dar conforto pra Yoko e Sean Lennon, naquele fatídico dia, enquanto Paul e George não foram. Ringo teve em seus trabalhos solo, contribuições de John, Paul e George, para nenhum dos outros aconteceu isto. Ringo estava no leito de morte de Maureen, mesmo separado dela. Ringo estava ao lado de George nos últimos dias dele neste plano, ou quase, esteve sempre presente. Enfim, o chamado cara legal.

Mais uma, tipo Rádio Relógio? Qual o único Beatle a dar nome a um planeta? Sim, até isso! É o planeta menor 4150 Starr, descoberto em 1984 por um astrônomo fã.

Sua carreira solo, de altos e baixos, teve ao menos três hits N°1 na parada americana, sendo duas composições dele “Photograph” e “It Don’t Come Easy”. Foram 20 álbuns gravados em 50 anos por diversas gravadoras, e um com uma coletânea, Blast From Your Past, que eu tenho e é sensacional, que tem além das duas citadas, “You’re Sixteen” (outra N°1, cover sensacional), “No-No Song” (divertidíssima, em que conta todos os vícios dele, que não tem mais), “I’m The Greatest” (de John Lennon, espetacular), além de outras, um disco que eu recomendo para aqueles que querem ter somente um disco de Ringo Starr. ( a foto da capa é tremida mesmo!)

Ringo ficou sem apresentar-se ao vivo até 1989, quando um amigo lhe deu uma ideia: junte os amigos e sai pelo mundo! E Ringo criou a primeira ‘All Star Band’. Chamou instrumentistas que estavam com pouca atividade, ou até já haviam terminado suas carreiras e foi pro palco. Foi um sucesso! Desde então foi uma excursão a cada dois anos, E a do momento é a de número 14. Gente grande participou das bandas, como Peter Frampton, John Entwisthle (The Who), Joe Walsh (Eagles), Roger Hodgson (Supertramp), Billy Preston, e também tinha convidados dos locais por onde passavam, gente como Bruce Springsteen, Slash (Guns & Roses), Steven Tyler (Aerosmith), era uma festa. Seu filho Zak também participou, antes de se firmar como baterista do The Who. No setlist, invariavelmente, as principais canções que cantou como Beatle, e seus grandes sucessos solo, e canções dos convidados. Lá no final do post, pra não prejudicar o andamento aqui, está toda a história de composições da 'Ringo Star and his All Star Band.

Bem ou mal, Ringo Starr fez o suficiente para mantê-lo como sexto músico mais rico do Reino Unido, com um patrimônio de 260 milhões de libras, 20 milhões a mais que ano passado.

Decerto, o baterista mais rico do planeta!!!

Precisa mais que isso para celebrá-lo?

Quem diria que um menino pobre, que esteve em coma, e ficou internado em hospitais por 3 anos de sua infância e adolescência chegaria aonde chegou!! 


Salve Ringo ‘Lázaro’ Starr – 80 anos

2 comentários:

  1. Parabéns pelos textos !
    Muito bom
    Quem achava q Ringo era apenas o "baterista" dos Beatles precisa ler teus textos...
    Parabéns Ringo! Nós te amamos

    ResponderExcluir
  2. O fato de recitarmos os nomes dos componentes dos Beatles na tradicional ordem John, Paul, George e Ringo se equipara ao jingle usado pelo McDonald's para nomear os ingredientes de seu Big Mac: "Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim". Não existe um sem o outro!!

    ResponderExcluir