-

sábado, 4 de julho de 2020

Ringo 80 em 10 questões - 9 e 10


Antes deste, acesse os demais capítulos
Clicando no nome!

Ringo 80 em 10 questões - 1 e 2

Ringo 80 em 10 questões - 3 e 4

Ringo 80 em 10 questões - 5 e 6

Ringo 80 em 10 questões - 7 e 8



9.  Qual era o Beatle mais baixo, QUAL, QUAL, QUAL?
Ói o Ringo aí outra vez, geeente!
John, Paul e George tinham ao redor de 1,79 metro enquanto nosso Ringão ficava 10 centímetros lá embaixo. A similaridade dos três da linha de frente trouxe um charme especial para as apresentações ao vivo, mas Ringo criou uma peça de palco que o deixava acima deles. Inspirado pelas fãs que o adoravam, foi ele o primeiro baterista a colocar seu instrumento em cima de um tablado, de maneira que fosse visto por elas!! 
E esse seu movimento causou um de muitos evento do tipo ‘antes-e-depois dos Beatles’. A bateria Ludwig, com aquele logotipo aparecendo ao vivo para 73 milhões de americanos no Ed Sullivan show, mais a adoção formal de Ringo da marca fábrica americana  fechar aquele ano com o dobro de vendas e os próximos 20 anos como líder no mercado americano de baterias... tanto que o próprio Ludwig fez questão de presentear Ringo com uma bateria revestida a ouro! 
.... e já que falamos de bateria ....

10. Qual Beatle era canhoto, QUAL, QUAL, QUAL,
                    mas tocava seu instrumento para destros (peguei!)?


Hehehe, reconheço que apelei.... mas é fato.  
Paul era canhoto e usava seus baixos e guitarras apropriados para canhotos, com as cordas e acionamentos invertidos, já Ringo tocava bateria de destros, o que ajudou a criar um estilo único, admirado por seus colegas bateristas, que não se cansam de exaltá-lo. Alguns deles ficam se perguntando até hoje como canções como “Rain”, “Tomorrow Never Knows”, “Come Together”, “Something” e outras foram executadas. Podem procurar no YouTube alguns ‘isolated drums’ para admirar!!  
Além disso, ele tinha uma noção de ritmo como poucos, que foi fundamental para as gravações e shows ao vivo, se bem que com o tremendo barulho das fãs, ele admitiu que às vezes precisava se orientar pelo movimento das bundas dos amigos... 
Não foi em 100% dos shows que Ringo atuou como baterista. Apareceu uma amigdalite (a saúde novamente) nas vésperas de uma turnê internacional em 1964, e tiveram que chamar um certo Jimmy Nicol, que teve que aprender tudo em poucas horas, para 12 shows. Ringo não gostou nada disso, mas depois se recuperou rápido e foi para o final da excursão na Austrália, chegou numa manhã bem cedinho e os outros Beatles nem puderam se despedir do novato, que levou um cheque de 500 libras e um relógio de ouro com um agradecimento gravado.  
Não foi em 100% das gravações que Ringo atuou como baterista. Nas sessões do Álbum Branco, ele se sentiu meio jogado e abandonou a banda, para retorno triunfal alguns dias depois. Nesse meio tempo, Paul levou a batera na importantíssima "Back In The USSR". Noutra ocasião, John voltou da lua de mel inspirado e apenas Paul estava em Londres, e gravaram só os dois "The Ballad of John & Yoko". 
Nos 8 anos de gravações em Abbey Road, não chegaram a uma dúzia o número de vezes que um take foi interrompido por conta de uma falha do baterista, isso é, uma eficiência memorável. Conta-nos Mark Lewisohn, que teve acesso a todos os registros da EMI.
Para finalizar, foi só na gravação da última música ("The End") do último LP (Abbey Road) que Ringo teve uma chance de fazer um daqueles solos, que frequentemente os bateristas fazem de vez em quando em outras bandas, para sentir o gostinho do protagonismo, e o fez para entrar na história, ficou magnífico!!

Próximo e Último Capítulo
Ringo 80 em 10 questões - Fatos, Feitos, Afetos e até Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário