-

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O Cenário de A Hard Day's Night

Capítulo 38 

De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos da Saga têm acesso neste LINK 


38.1 O Cenário e Assuntos de A Hard Day's Night

O ano de 1963 fora estonteante, com dois LPs e 3 compactos de inéditas, todos ascendendo ao N°1 das paradas, e a Beatlemania estava instalada! Houve shows por todo o Reino Unido e até na Alemanha e SuéciaE 1964 começou exatamente como 1963 terminou. O ritmo era frenético e não poupou nem Natal e Ano Novo, houve um show por dia em Londres, de 21 de dezembro a 11 de janeiro, sem folgas! Três dias depois, estavam em Paris para uma temporadas de 20 dias, dois shows por dia, às vezes três, que seria apenas mais um passo na história Beatle, se durante um daqueles dias, mais precisamente um 25 de janeiro, eles não recebessem a notícia que iria catapultar sua carreira para sempre.


Uma breve travessia do Oceano é necessária para explicar. A EMI tentou repetir o sucesso dos Beatles na América, mas ele não veio de imediato como se esperava. Sua subsidiária Capitol Records se recusava a acreditar no potencial dos rapazes, então tiveram que recorrer a selos menores para o efeito, Vee Jay e Swan Records. Eles lançaram os mesmos singles capitaneados por Please Please Me, From Me to You e She Loves You, mas eles não 'aconteciam', não chegavam ao Top 100 nacional de jeito nenhum. Quando a Capitol retomou a coisa, fez uma combinação matadora, lançando em dezembro o compacto I Want To Hold Your Hand e I Saw Her Standing There, que começou a tocar nas rádios e a subir nas paradas. Virou o ano e a Vee Jay lançou, em 10 de janeiro, o álbum 'Please Please Me' igualzinho ao original inglês, mas com o nome 'Introducing The Beatles', e 10 dias depois, a Capitol abriu o olho e lançou o LP 'Meet The Beatles', que tinha as canções autorais do álbum 'With The Beatles', mais I Want To Hold Your Hand e I Saw Her Standing There e This Boy, que fora o Lado B da primeira, no Reino Unido.  E finalmente, a coisa aconteceu, e os Beatles souberam, lá em Paris, que eles haviam conquistado a America: I Want To Hold Your Hand estava no topo da parada americana. E eles disseram ao Brian Epstein: 
'Agora pode comprar as passagens e confirmar o show no Ed Sullivan!" 
Chegar ao N°1 era a condição sine qua non para atravessarem o Atlântico! 

Aí, veio a Invasão da América, fechando o aeroporto  de New York em 7 de fevereiro, e veio o primeiro show no dia 9, assistido por metade da população americana e, rapidamente, os Beatles ocupavam os 5 primeiros postos na parada do país, e estavam completas as condições para embarcarem de vez no novo projeto que abraçavam: o primeiro filme, A Hard Day's Night, que foi o embrião para o terceiro LP dos Beatles,  de mesmo nome, objeto do presente capítulo! E que ainda não tinha nome, àquela altura!

Finalmente, vamos às canções do LP! Primeiramente, para manter a tradição destes capítulos, vou começar pela análise das canções Covers de outros artistas, certo? Errado! Não as há! São 13 composições de Lennon/McCartney, não só a primeira vez na carreira dos Beatles, mas a primeira vez na história do Rock, que uma banda faz um lançamento 100% autoral! O fenômeno continuava firme!

O filme foi um sucesso mundial, reverenciado até hoje.

O disco não ficou atrás, e vamos à análise!

Detalhes sobre essas canções mais abaixo...

  1. A Hard Day´s Night
  2. I Should Have Known Better
  3. If I Fell
  4. I´m Happy Just to Dance With You
  5. And I Love Her
  6. Tell Me Why
  7. Can´t Buy Me Love
  8. Any Time at All
  9. I´ll Cry Instead
  10. Things We Said Today
  11. When I Get Home
  12. You Can´t Do That
  13. I´ll Be Back

As 7 primeiras estão no Lado A do LP, e são as que estão na trilha sonora do filme. As demais 6, do Lado B, não aparecem no filme, à época de seu lançamento. Em relançamento na década de 1980, I'll Cry Instead é inserida numa sequência de abertura. 

A canção 7 foi gravada em Paris. As demais foram gravadas em 7 sessões em Abbey Road, sendo 4 delas até o início das filmagens, quando gravaram as canções 2 a 6 e 10, que estavam destinadas à trilha do filme. A canção título, como verão, ainda não existia. Eles voltaram ao estúdio para gravá-la em meados de abril, terminaram as filmagens no final daquele mês, e voltaram ao estúdio para as duas últimas sessões, em junho, para as canções 8, 9, 11, 12, 13.

Um ponto a destacar sobre os compositores. Após uma divisão mais ou menos equitativa entre os dois, nos primeiros dois LPs, "A Hard Day's Night" mostrou um Lennon insanamente criativo, impossível de competir, muito mais preponderante que McCartney. John foi o responsável por 10 das 13 composições!

Ah, sim, antes das canções, eis o nosso já tradicional quadro de Grupos, Assuntos e Classes. Vejam que este álbum inaugura o outro grupo de canções, as Mind Songs. As demais 12 são do Grupo Heart Songs.

Percebam a tabela abaixo. 




Mais detalhes sobre a divisão entre Heart & Mind Song, aqui, neste LINK

Traduzindo
  • São 12 canções que falam ao Coração e uma à Mente
  • São 10 canções no Assunto Garotas e 2 no Assunto Saudadee
  • Das 10 Girl Songs, 4 são de Amor, 4 de Paquera e duas de DR
  • As Miss Songs relatam Desespero e Retorno
A Hard Day's Night é, portanto, um 

89% Heart, 77% Girl, 62% Love & DtR Album!

Na tabela abaixo, as evidências, nas letras, do porquê da classificação acima!




_______________________________________


38.2 As 7 Canções da Trilha Sonora, neste LINK

38.3 O Lado B de A Hard Day's Night, neste LINK

38.4 Lançamento e Recepção neste LINK 

3 comentários:

  1. Eles sempre inovando. Por isso digo que nunca foram "normais". E todas são de Lennon/McCartney. Jamais jogo um contra o outro mesmo sabendo que nem todos que os separam estão fazendo este jogo. Sei que Homero aqui gosta de ambos. Muitos fazem esse jogo, quando, na verdade, eles realmente compunham juntos mesmo que a ideia original fosse de apenas um deles. Se juntavam, mostravam a música para o outro, se respeitavam, colaboravam um com o outro...sendo que Ringo e George nao ficavam de fora porque quando gravavam eles estavam nos seus instrumentos tornando a música do jeito que são...maravilhosas. Enfim, só os quatro juntos conseguiam o som que tanto amamos.
    No caso de George mais ainda...pois não é que a introdução, a parte mais marcante de "And I love her' foi criada por ele? Gente, eles nasceram mesmo para tocarem juntos.
    Saudades do meu irmnão Walmor. Super intelectual...Gostava de clássicos, de ópera ( e Noel Rosa e Chico Buarque). Não entendi como eu podia gostar de Tchaikowski e também de Roberto Carlos cantando Splish Splash. Para ele isso era inaceitável. Levou o maior susto quando, ao chegar das férais ( estudava medicina em Belo Horizonte) achou o disco da trilha de West Side Story. Ah, sim. Ele adorava músicais da Broadway. Ficou impressionado por eu ter compravo um disco com músicas de Leonard Bersntein. E assim me salvou porque eu estava meio que probida de ouvir e disco que era detestado por todos os demais habitantes. Mas se Walmor gostava...então deve ser bom.
    Mas ele continuava sem entender como eu conseguia ter um gosto tão variado e variando do excelente ao péssimo. Minha resposta o surpreendeu: " Eu continuo como fui criada. Lembra que meu pai comprava os 78 rpm dos mais variados estilos? Nunca tivemos preconceito musical. Foi você quem mudou. Meu coração continua aberto para ouvir de tudo.
    Na sua primeira vinda em 64 me fala sobre os Beatles. "Claro que você gosta, eu sabia. Eu não sei se gosto, mas estava passando na av. Afonso Pena e ouvi uma música com um jeito diferente. Em ingles, rock...náo é meu gênero. Mas eu sinto uma coisa, um chamado...Tive de entrar na loja para saber quem cantava. Foi assim que conheci eles. Vi a capa do disco e gostei também. Eu tenho certeza que são muito inteligentes. Está escrito nas caras deles. São interessantes sim". A música tinha sido I wanna Hold your hands.
    Ano seguinte estou ouvindo o lp A Hard Day1s Night na sala. E todos conversando numa boa sem pretar atenção. So eu curtindo. Walmor chega também sem prestar atenção sem nem perceber que havia música no ar. Mas de repente pede silêncio. Vira para a radiola..." O que é isso? Que bonito!" Chega perto..." Ah, são os Beatles...Sem dúvida são mesmo originais. Nunca vi nada assim no rock...olha essa subida! E essa harmonia! " A música era If I fell. E assim todos ouviram com atenção. Afinal Walmor tinha gostado.

    ResponderExcluir
  2. Não sei editar aqui. faltou o plural...Tornado as músicas do jeito que são. Homero, pode corrigir para mim? Obrigada!
    Aproveito para completar: Comprei o disco no Rio de Janeiro. Dia 15 de janeiro de 1965. fiz a longa viagem de volta com ele em meus braços.
    E aproveito também para agradecer porque não sabia sobre que a demora tinha sido tão grande para fazerem sucesso. Não sabia que do vacilo da Capitol. E afinal, depois do sucesso, os outros lançamentos, o Introducing The Beatles. tiveram alguma saida? Ou apenas a Capitol se deu bem?

    ResponderExcluir
  3. Mais um texto incrível Homerix
    O início da beatlemania ...👏👏👏

    ResponderExcluir