-

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O Lado B de A Hard Day's Night

Capítulo 38 


De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos da Saga têm acesso neste LINK 


38.1 O Cenário e Assuntos de A Hard Day's Night neste LINK

38.2 As 7 Canções da Trilha Sonora, neste LINK

38.3 O Lado B de A Hard Day's Night, 


A letra B vem depois da A, portanto denota uma configuração que, em teoria, aponta para uma simples coisa ou um conjunto delas que seriam menos valorizadas a uma outra coisa ou conjunto de maior, vamos dizer, estirpe. Daí que a Classe A é mais abastada que a Classe B, um Filme B é considerado inferior a um Filme A, e na música, uma canção colocada em um Lado A de um compacto é superior em qualidade e/ou perspectivas de sucesso que a colocada no Lado B. Então, o que ocorre é que, por exemplo, a canção do Lado A é quem aparece primeiro nas paradas, é a que mais se ouve no rádio, em comparação a sua companheira relegada ao outro lado da bolachinha. Os nossos queridos Beatles por vezes, inclusive, tinham dificuldade de definir, tendo duas canções a lançar, qual delas ficaria com o Lado A, e foram muitas as ocasiões em que lançaram compactos com Duplo Lado A (Double A Side Single). Num LP, de fato, mormente escolhem-se, para o Lado A da bolachona, aquelas canções que teriam mais chances perante os diversos veículos de disseminação, ou premiação, enfim, são as que 'puxam' o disco. E o Lado B levaria as canções de menor expressão, inclusive algumas que seriam consideradas 'album fillers', ou seja, aquelas que completam o número (ou a duração) de canções necessárias a preencher aquele espaço. E houve mesmo algumas que foram compostas àquele propósito. E mesmo em LPs, os Beatles também tiveram problema, pois chegou uma hora em que a qualidade era tanta, em que houve dúvidas sobre se um conjunto inteiro de canções seria colocado no Lado A ou no Lado B de um LP. Foi o caso do último disco gravado por eles, em 1969: o Lado que veio ao mundo como B, e que tem o estupendo medley de 9 canções, chegou a ser considerado para estampar o Lado A do famoso Abbey Road! E, em 1967, então, a canção que fecha o Lado B é nada menos que A Day In The Life, num Grand Finale da obra-prima...

Bem esse introito todo é para explicar a seguinte declaração: 

O Lado B de A Hard Day's Night tem 6 canções 
que seriam Lado A em qualquer disco de outra banda...

Até hoje!!!



John Lennon foi dominante naquele álbum. 

No Lado A, compôs 5 das 7 canções.

No Lado B, compôs 5 das 6 canções.

Vamos às análises destas últimas, disponíveis a um clique sobre seu nome!!!

13. I'll Be Back


________________

38.4 Lançamento e Recepção neste LINK 

4 comentários:

  1. Entre as diversas mudanças que os Beatles trouxeram uma foi exatamente essa: acabaram com a conceito de que o lado B de um disco seria inferior. Eles chegaram a colocar exatamente no lado B músicas totalmente revolucionarias. Vamos aqui lembrar do fechamento de Revolver: Tomorrow Never knows! E que tal A Day in a Life fechando Sgt Pepper's? Homerix deu outro exemplo: a medley no lado B como encerramento da viagem em Abbey Road.

    Resolveram que seus discos seriam fechados com chave de ouro. B passou a ser tão bom quanto A. Afinal Beatles começa com B.
    Li em algum lugar que foi em 65 que decidiram de vez que todas as músicas dos seus albums seriam tão boas que poderiam ser lançadas em singles. Eles então mudaram também o sentido dos LPs. Vai ver que por isso passaram a ser chamados de albums, visto que os Beatles faziam albums mesmo com tudo ali importante, inclusive a capa! Capas para a gente ficar namorando, abraçadas a elas. Podiam ser duplas, podia até vir poster dentro ( album branco), letras das músicas..Tudo para ser admirado e estudado, como no Sgt Pepper's. No let it Be original veio um livro!
    A Hard Day's Night porém já revelava essa músicas. Capa espetacular, com todas as faixas deles, sem covers. E um lado B tão bom quanto o A. Disco para ser ouvido do principoio ao fim sem pular nada.

    Isso era muito revolucionário. E acho que tão adiante do tempo que hoje não é mais assim. Nos anos sessenta muitos resolveram segui o bom exemplo. Um album do Pink Floyd por exemplo também era para ser colocado num altar com cada faixa na sequencia certa. Ando por fora das músicas de hoje, mas tenho a impressão que não existe mais esse cuidado. Ou estou errada? Tem alguém de hoje lançando albums assim?

    ResponderExcluir
  2. Virgínia, creio que ainda existem "albuns" conceituais, mas o conceito de album, faixas, capas foi mudando muito. O que é um album? Algo on line, um stream? A capa seria um clipe? A existência física dos discos está por um fio, salve as (caras) nostalgias dos lançamentos em vinil.
    Todo um sistema de fabricação física dos discos (los, cassete, cds) e os aparelhos que os fazem soar (com engrenagens físicas deterioráveis) está acabando.
    Nos anos sessenta eu participava, ao givo, do programa Barros de Alencar, na Radio Tupi. Hoje Homerix participa de uma rádio angolana sem sair de casa.
    É a "arte líquida", fluida, sem corpo. Mas ainda arte.
    Talvez isso aumente nosso amor pelos bolachões de vinil e suas capas... Principalmente aquelas que tinham os lps dos 4 garotos...

    ResponderExcluir
  3. Sobre o Lado B: eu ouvia mais as canções desse tal ladoB. Tinham um som mais íntimo, afetivo...
    Exceção feita a When I get home, minha banda (tanto nos anos 60 - The Bats - quanto nesse século - Beatles Soul) tocava todas. Eram boas de cantar, harmonias simples, acordes básicos. Os refinamentos discretos e revolucionários, eram assimilados com voracidade
    Homerix destacou a voz aguda e monocórdica do I'll be back: aquilo é genial! Quando aquele vocal permanece na nota E, os acordes descem de Am para G, depois F e E. Quando chegamos ao F, o E faz surgir um jazzístico F7M! Lindo!
    Só não dá pra ter certeza que é o George que faz essa nota, ela é muito alta. Mas pode ser. Ou Paul em overdub...
    E as alternâncias entre Am e A tornsm a sonoridade diferente, misteriosa.
    Como ressaltado pelo Homerix, são dois lados A. Como em todos seus (dos Beatles) discos.
    Any time at all, já comentei, é musicaça para levantar defunto.
    Talvez tenha sido o período mais produtivo de John na banda. Em Help, Paul já ampliou seu espaço e sua participação em arranjos e composição.

    ResponderExcluir
  4. Na época essa história de lado A ou lado B até tinha alguma relevância
    Mas vendo hj em dia sob o aspecto de "obra artística" todas as músicas se tornaram importantes! Eu mesmo escuto Beatles aleatoriamente hj em dia sem me importar em q lado está a música.

    ResponderExcluir