-

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

I Wanna Be Your Man


 Esta é a 4ª canção do Lado B do álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções de Paquera de Garotas!

                                        as demais 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

11. I Wanna Be Your Man  (Flirt Girl Song by Paul McCartney)

Ringo se declara à garota: "Quero ser seu amor, garota, quero ser seu homem, amo você como ninguém, quero ser seu homem" 
 
Com a recusa de Ringo em cantar Little Child, John e Paul tinham que arrumar outra para seu baterista, afinal era regra que ele deveria cantar ao menos uma em todo LP, dado seu número crescente de fãs! John teve a ideia do título, Paul fez o resto. E o resto não é muito! A letra quase toda está ali em cima! Simples, simples, simples, e com amplitude vocal reduzida, para Ringo poder cantar tocando bateria, ao vivo! Mais interessante, porém, na história dessa canção, é que numa certa tarde, de 10 de setembro de 1963, tendo a canção ainda em começo de estruturação, John e Paul caminhavam em Londres (quando eles podiam!) e viram Mick Jaegger e Keith Richards num táxi e pegaram uma carona com eles, sabe, né, aqueles táxis negros, espaçosíssimos, em que se sentam 5 pessoas de frente umas pras outras, com espaço para uma mesinha entre eles, um táxi social, enfim. Conversa vai, conversa vem, Mick pergunta: "Got any songs?", Paul e John se entreolharam, com a mesma ideia, e responderam uníssono: "Yes!", seguiram com eles até o estúdio, finalizaram a canção, em 10 minutos, quando John fez o título e colocou como refrão, e depois os Rolling Stones a gravaram, constituindo-se em seu primeiro Hit nas paradas inglesas, atingindo o posto N°12. Fui buscar a imagem desse compacto, especialmente para mostrar a gravadora, conhecem? Sim, Decca, a mesma que recusou The Beatles em janeiro de 1962. Felizmente, para o visionário gerente de plantão, um raio caiu duas vezes no mesmo lugar e ele pôde salvar sua biografia!  

A letra toda tem apenas 17 palavras, em sua totalidade, "I-wanna-be-your-lover-baby-man-love-you-like-no-other-can-tell-me-let-understanddistribuídas em uma estrutura verso-refrão-verso-refrão, tão curta, mesmo assim, com letras diferentes nos versos! No 1º, Ringo paquera a garota indo direto ao ponto: "Quero ser seu homem!" e apresentando suas credenciais "Ninguém a amará como eu!". No 2º Verso, implora que ela diga que o ama, ele precisa entender! O Verso 3, após o solo instrumental, repete o Verso 1. Simples assim! Para agregar ao cardápio de curiosidades Beatle, I Wanna Be Your Man, é a 4ª em menor número de palavras do cancioneiro da banda, perdendo apenas Wild Honey Pie, com 5, The End com 11, e I Want You, com 15 palavras. Bem, caso se desconsidere Wild Honey Pie como canção, I Wanna Be Your Man leva Medalha de Bronze, subindo ao pódio da modalidade!! 

 
No dia seguinte àquele encontro com os Stones, os Beatles fizeram um take da canção, e partiram para outras canções, retornando no Dia 12, onde fizeram mais seis takes, todos em seus instrumentos e com Ringo cantando ao vivo! John e Paul também harmonizaram com Ringo nos refrães e ficaram doidos durante o solo de George, gritando e brincando! No final do mês, George Martin acrescentou um órgão Hammond, em seis tentativas, e aos três dias de outubro, Ringo apareceu para mais duas, uma dobrando seu vocal e outra acrescentando chocalho! Era o Take 13, final! 
 
I Wanna Be Your Man sucedeu Boys, nas apresentações ao vivo da banda com Ringo no vocal, sendo a primeira de cinco canções Lennon/McCartney que cantaria ao longo da carreira, e Ringo cantou-a muita vezes para delírio de suas muitas fãs, uma delas inclusive no histórico show no Washington Colliseum, na semana da conquista da América! Queria deixar uma delas aqui pra vocês mas não achei imagens, então deixo esta aqui, dele, aos 70 anos, e tocando sua bateria com sua All Star Band! Neste LINK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário