-

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Any Time at All? No, no, just imagine!

Esta canção abre o Lado B de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções Paquera de Garotas

                                       as outras 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas

8. Any Time at All  (Flirt Girl Song by John Lennon)

John se oferece: "A qualquer hora! A qualquer hora! A qualquer hora! É só me ligar e estarei com você.  Se você precisar de alguém pra amar, apenas olhe nos meus olhos, estarei aí pra te fazer sentir bem. 
A canção muito provavelmente foi feita no mês de férias que os Beatles tiveram em maio, após as sessões de filmagem de A Hard Day's Night. Tanto John quanto Paul levaram seus violões para seus diferentes locais de descanso, sendo o primeiro mais produtivo, produzindo três composições, uma delas, Any Time At All. E ela mostrou-se bem complexa, com 9 acordes. A estrutura é a repetição do par verso-refrão três vezes sendo que a última, entra uma ponte instrumental no lugar do verso, com acordes diferentes, deveras notável. John se coloca à disposição  da garota para amá-la, é só ligar! Foi praticamente uma repetição do tema de All I've Got To Do, de With The Beatles, de chamar ao telefone, enfim, mas desta vez num rock da melhor qualidade.  
 

Ela veio à vida numa sessão em 2 de junho, primeira após as férias. Foram sete takes iniciais, com todos em seus instrumentos usuais, depois passaram a  duas outras canções, e voltaram à noite para mais quatro takes de Any Time At All, desta vez com já com o excepcional piano de Paul, nos versos e na ponte!  
 
Marcante para mim é o início, com uma batida seca de Ringo, e John entra com o refrão a capella, lá em cima, num Beatle break, sem instrumentos "Any time at..." e a guitarra só entra no "..all". Note que são três as vezes em que a expressão é cantada em cada refrão, mas a segunda vez, quem canta é Paul, voltando John para a terceira. É sabido que Paul tinha mais alcance de vocal que seu companheiro. Os versos entram então, cantados uma oitava abaixo do refrão, e há duas vezes o artifício fundamental do overdub, porque seria impossível cantar direto os trechos, afinal John tinha que respirar
"I'll be there to make you feel right (If you're feeling) sorry and sad" e 
"There is nothing I won't do (If you need a) shoulder to cry on", 
as partes em azul são colocadas a posteriori. 
 
Notável é o piano que aparece nos versos, com uma nota comprida a cada acorde, e que também faz a ponte, antes do refrão final, uma notável sessão instrumental, primeiro em composição com a guitarra de George, e se destacando mais ao final da sessão com notas crescentes introduzindo mais um refrão. Esse belo piano foi ideia de Paul, já a caminho de ser considerado o melhor pianista entre os 4 Beatles! 
 
Depois daquela sessão de 2 de junho, nunca mais os Beatles tocaram Any Time At All, em nenhuma ocasião, no time at all, uma verdadeira lástima. Não encontrarão nada nesse sentido, nadinha mesmo, nem em sonho, aliás, podemos apenas imaginar a batida firme de Ringo, qual porta batendo, John mandando bem alto a capella Any time at all, já as guitarras entrando (djan djan djaaan) e logo segue Paul ainda mais alto em outro Any time at all, depois volta John com Any time at all, what you've gotta do is call and I'll be there.... 
 
Não, não adiantará chamar.... eles não virão jamais.... 
You can just imagine! 

Enfim, deixo aqui a canção, pra ajudar vocês a sonharem, neste LINK

6 comentários:

  1. Puxa,nem consigo perceber Paul cantando!!!

    ResponderExcluir
  2. Só ouço a voz de John. Não consigo ouvir Paul nessa interpretação. John praticamente grita, canta com muito vigor. Achei genial, quanto não tocar nunca mais é verdade. Em nenhuma das muitas apresentações que vejo eles não cantaram nem uma vez, realmente uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Uma canção deliciosa de se ouvir e de tocar. Com a guitarra solo aumentando o volume nos dois toques do acorde final! Se tivessem incluído em algum set ao vivo, certamente levaria a platéia ao delírio... se fosse possível algo mais do que já era.
    Boas observarções sobre o vocal. John, com registro mais baixo que o de Paul, dava aquelas esgoeladas características nas notas altas. Para mim, isso faz de John um cantor mais rock anr roll que Paul. A voz cristalina de Paul, nas notas altas, carece dos harmônicos que dão tessitura ao old John. Vejam que, em muitas ocasiões, Paul emula a voz dos roqueiros negros (Oh, darling, por exemplo) com muita técnica.
    Também creio ouvir Paul dobrando o vocal no segundo verso.
    Desde a primeira audição, notei que o verso "If you feeling sorry and sad..." se sobrepões ao anterior. Ficaria feio e não natural cortar bruscamente o "... fell right". Poderiam cantar ao vivo, alternando Paul e John nessa parte, como fizeram em A hard day's night, quando John viu que não sustentaria o vocal da ponte.
    Ah, sim: maravilhoso o piano de Paul. Como excelente baixista que já estava começando a ser, Paul crava as notas graves no piano, dando sustentação e peso à canção. Mesmo supondo que George Martin tenha - como sempre - feito suas observações, sir McCartney já se mostrava do arrematador criativo das canções dos Beatles, o que foi se confirmando a partir de Rubber Soul.
    O verso "All you gotta do is call" lembrou-me um comentário de John, lido alhures, no século passado, que essas frases tipo "basta me dar um telefonema" eram feitas pensando nos adolescentes americanos. Eles, ingleses, ainda não tinham o consumismo e a cultura teenager dos EUA, onde os jovens ficavam pensurados, falando ao telefone. Os telefones, naqueles tempos, eram coisas para os mais velhos...

    ResponderExcluir
  4. Belo comentário Auro
    Certamente uma das mais bem trabalhadas e difíceis canções

    ResponderExcluir
  5. Tem certeza que é Paul? Então está cantando com voz de John. rs rs rs. Só ouço ele o tempo todo. E neste link fornecido vamos para um aúdio sem o piano! Apenas guitarra.

    Não importa que eles nunca mais a cantaram. (Talvez tenham cantado no chuveiro e não foi gravado) Porque aqui em casa eles a cantaram centanas de vezes. Viva para a batida seca de Ringo.

    ResponderExcluir