-

terça-feira, 7 de setembro de 2021

A Hard Day's Night - Lançamento e Recepção

Capítulo 38 


De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos da Saga têm acesso neste LINK 


38.1 O Cenário e Assuntos de A Hard Day's Night neste LINK

38.2 As 7 Canções da Trilha Sonora, neste LINK

38.3 O Lado B de A Hard Day's Night, neste LINK

38.4 Lançamento e Recepção de A hard Day's Night


UFA! 

Comentar 13 Lennon/McCartney Songs não foi fácil! É muita riqueza, muita inovação, muita qualidade, que a gente sente a necessidade de descrever. Qualificando um pouco mais, foram10 primordialmente de John e as outras 3 de paul, constituindo-se no maior momento de primazia de um compositor sobre o outro, respondendo por 76% das canções. Quem abriu os trabalhos, entretanto, foi Paul, com sua Can't Buy Me Love, com o luxuoso detalhe de ter sido gravada em Paris, numa única ocasião em que uma canção original Beatle foi gravada fora da Inglaterra, num 29 de janeiro de 1964. Depois, partiram para conquistar a América, voltaram aos estúdios para 4 sessões, a 25, 26 e 27 de fevereiro e 1º de março, e partiram para as filmagens de seu 1º filme, A Hard Day's Night, em meio das quais voltaram ao estúdio apenas no dia 16 de abril para justamente gravar a canção título, depois partiram para um mês inteiro de férias, e retornaram para mais duas sessões a 1 e 2 de junho.

Todas foram montadas nos dois lados de um vinil, na ordem apresentada acima, que foi colocado numa capa antológica! O fotógrafo Robert Freeman, em sua 2ª capa Beatle, deu a ideia de apresentar 4 fileiras de fotos dos quatro membros da banda, como se fosse um rolo de filme, afinal, tudo foi inspirado pelo filme que estavam fazendo! O fundo das fotos era azul, e o título acima delas todas. No Brasil, felizmente optaram por lançar as mesmas canções, porém a capa tinha um fundo vermelho, e o nome foi abrasileirado, apresentando Os Reis do Iê Iê Iê, que seria também o nome do filme! Foi o primeiro álbum que eu comprei, ou  melhor, pedi na loja, para que meu irmão, 13 anos mais velho, me presenteasse, no meu aniversário de sete anos, em 1965. Eu já conhecia, porque ele havia comprado o LP Beatles Again, seis meses antes! Comecei cedo a paixão!

No Reino Unido, o LP foi para o topo da parada onde ficou 21 semanas. Nos EUA, preferiram lançar diferente... Pegaram as sete canções da trilha, mais I'll Cry Instead e acrescentaram mais quatro instrumentais de George Martin. Talvez por isso tenha ficado 'apenas' 12 semanas, mesmo assim, sendo o maior sucesso do ano, no mercado mais importante do mundo! O álbum oficial é regularmente colocado nas listas dos melhores álbuns de todos os tempos, em inúmeras enquetes.

 

5 comentários:

  1. Parabéns Homerix, fechando um ciclo, abrindo outro, mas sempre nos deixando bem informados. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Homerix por seu trabalho incansável. Eu também me apaixonei por Beatles com a mesma idade de você 6 ou 7 anos. Estava encantada com eles, sonhava que estava vendo show deles em estádios. Só depois de muito tempo pude curtir um Show ao vivo de Paul, em 2010 foi em São Paulo, 2012 em Florianópolis minha cidade,em 2013 em Belo Horizonte. Paul trouxe toda a magia dos Beatles com ele, não tinha como não se emocionar.Vivi depois dos 50 anos tudo o que eu queria na minha infância, ver Beatles, mais os filmes eu fui a todos. Obrigado por me fazer reviver todas essas emoções e poder falar de minha paixão por eles.

    ResponderExcluir
  3. Sim, foi um trabalho e tanto que deu nesse livro A Hard Day's Night. Com certeza uma trabalheira danada...Mas que delícia de trabalho, posso garantir que voce se divertiu. Cumpriu seu propósito.
    Mas, como você está careca de saber, não tenho como ouvir ou pensar num disco deles dando mais valor a um dos meninos que a outro. Para mim John não foi responsável para maioria das canções. E nem teve primazia sobre Paul. Penso exatamente da mesma forma que pensei quando adquiri o disco.
    Eu estava no Rio de Janeiro. Tinha visto o filme poucos dias antes em Belo Horizonte. Voltei para MC com o disco nos braços. Não veio na bagagem. Estava finalmente consciente de ser uma Beatlemaníaca.
    Só aqui foi escutado pela primeira vez. Suspiro fundo. E a conclusão: The Beatles são tão maravilhosos que não existe um bom adjetivo para eles. Os Beatles...Tdos eles sem exceção. Eu escutava diversas vezes assim. "Vou ouvir agora só o baixo. E agora vou ouvir só a bateria. Agora só a guitarra..." Impossível fazer isso e não sentir a importancia da banda por completo. E olhe que eu ainda não sabia que George tinha composto a introdução de And I love her. Já dava crédito a ele.
    O que me chamou a atençao foi ver que todas eram de autoria deles. Sem covers. Lennon/McCartney. Sendo assim, e assim era mesmo que as contribuições fossem mínimas, John não estava acima de Paul. Era músicas compostas por eles e interpretadas por todos eles. Faltando Ringo ali não seria a mesma coisa. Faltando George não seria a mesma coisa. Fantásticos Beatles. John teve mais ideias para músicas...mas sem os outros não teriam sido tão boas.
    Se eu começar a pensar que um estava acima do outro...lá se vai toda a magia por água abaixo. Mas isso aconteria comigo apenas. Sei bem que você não pensa assim e a magia permanecesse. Sei bem que sua admiração por eles é verdadeira ou não estaria se debruçando sobre eles nos brindando com tantos textos excepcionais. É apenas uma forma diferente de senti-los. Paa mim seria o fim do sentimento de Beatlemania. Acabaria tudo. Aquele calor gostoso interno sentido ouvindo o som do disco e que vinha dos quatro garotos permenece ainda hoje da mesma forma que senti naquela manhã de janeiro de 1965.

    ResponderExcluir
  4. Isso não significa que não dou valor a alguém com tantas idéias musicais. Apenas não sinto que isso coloque quem teve a ideia acima, mais importante. O resultado final, com participação de todos, conta muito mais. Sobre A Hard Day's Night por exemplo...quem deu o nome foi Ringo! Mich Jagger captou isso bem ao descreve-los como Um Monstro de Quatro Cabeças.
    Existe uma entrevista que amo de coração. Acho que já comentei sobre ela. John e Paul falando para a radio BBC diretamente de Cavendish. Tem participação de Martha, a cachorra. Ela latiu algumas vezes...porque, segundo Paul, era muito novinha e ainda não sabia da importancia de uma entrevista para a BBC. Tem participação de uma pessoa que trabalhava na casas, e que também não sabia da importancia da entrevista e entra na sala fazendo uma pergunta. Ficou lindo...Eu me senti lá na sala também. O ano foi 1966.
    Nela eles falam sobre como compunham separados. E depois levavam a gravação para os outros ouvirem. E que, ao ser gravada, a música estava bem difente da ideia original...até como se fosse outra música. Isso porque tinham trabalhado nela juntos. Bem como eu penso e vindo de Jonn e Paul. E ali estavam falando mais especificamente sobre a parceria Lennon/McCartney. Eu é incluio Ringo e George. Ringo deu o titulo para a múaica A Hard Day's Night. Outro título não seria tão bom, tenho certeza. E viva o Beatle Ringo.
    Com toda certeza Homerix diz viva Ringo diariamente. Eu sei que sua visão não exclui sua admiração por todos eles. :)
    Só para encerrar o tema, acho que foi George Martin que deu essa mancada de falar que John e Paul tinham rivalidade. Depois tentou corrigir e não deu mais certo. Perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. É difícil para muitos imaginar uma rivalidade de forma positiva, que era o que Martin queria dizer. Rivalidade que levava os dois a capricharam cada vez mais e...fazendo juntos! Rividade vinda da admiração. E não mera competição. Se um vinha com a ideia de algo original o outro queria fazer bonito também. John pensa em Strawberry Fields..Paul se apaixona e sente que tem de falar também sobre Liverpool. E nos deu Penny Lane. Detalhe: com tanta paixão pela contribuição de John que deu à música aquele clima onírico. Entrou com John em Strawberry Field. E John também foi passear em Peeny Lane.
    Na entrevista de outubro 1980 dentro de um estúdio cinematográfico John fala sobre isso perfeitamente bem. Insistiam na tal rivalidade. Ele diz que se não houvesse admiração não se sentiria movido a fazer algo ainda melhor! Ningúem se sente inspirado por algo ruim.
    E Paul causou essa inspiração em John até o fim, pois bem sabemnos que foi Coming Up de Pàul que fez john se decidir a voltar a gravar para o Double Fantasy. :)



    ResponderExcluir
  5. Penso que os filmes dos Beatles em termos de obra não chegavam nem perto da genialidade dos discos. Acho q faziam parte do pacote promocional q envolvia o quarteto.
    A hard day's night com certeza foi o filme que capturou toda a loucura da beatlemania. O filme tem uma história boba mas a participação "solo" de Ringo em várias cenas dá um up grade para a obra ! Um verdadeiro achado ! Isso mostra q todos os quatro Beatles independente da criatividade músical eram importantes sob certos aspectos individuais. O filme é um clássico! A união perfeita do cinema e da música.

    ResponderExcluir