-

terça-feira, 31 de agosto de 2021

I'll Cry Instead, em 5 angústias

 Esta é a 2 ª canção do Lado B de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções de Saudade, na Classe Desespero.

                                       as outras 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas


9. I´ll Cry Instead  (Dispair Miss Song by John Lennon)

John se oferece: "Eu tenho todos os motivos do mundo para estar louco porque eu acabei perder a única garota que eu tinha. Se eu pudesse fazer do meu jeito, eu me trancaria a chave hoje, mas eu não posso, então em vez disso, eu choro. 
Após um encontro com Bob Dylan em janeiro, em que os Beatles se deliciaram com um disco do bardo, John havia se decidido que era hora de começar a falar menos para adolescentes e mais sobre seus sentimentos. Esta canção tem um leque memorável de angústias expostas com relação a seu relacionamento perdido ('"cause I've just lost the only girl I had"), em que ele passa, identifiquei cinco delas:



mas como não pode ("but I can't"), e até conseguir ("until then"), ele apenas chora, que é o título da canção ("I'll cry instead") . Aliás, que nem se pode chamar de refrão, mas é a ÚNICA letra que se repete ao longo de todas as linhas, impressionante a construção lírica do poema! A forma foi o mais-que-comum verso-verso-ponte-verso, depois repetindo a ponte e o Verso 3.
 
Musicalmente, alguns  destaques a serem feitos, são quatro músicos excelentes tocando magistralmente seus instrumentos regulares, com John no violão, Paul no baixo (foi bem variado, note o walking bass nas penúltimas frases de cada verso!), George na firme guitarra e Ringo na bateria (ah, ele tocou pandeiro também, aliás, que aparece até mais que a bateria). John cantou sozinho, sem as tradicionais harmonias que eles faziam tão bem, apenas dobrou seu vocal, em overdub. Tudo isso aconteceu em 1º de junho, a 1ª sessão de gravação após um mês de férias, depois das filmagens do filme (!). Foram seis takes iniciais, quando viram que estava curta demais para uma sequência do filme (ver abaixo), então fizeram mais dois takes, com a repetição das duas partes conforme acima falado.
 
O fato notável é que ela foi feita por encomenda para musicar aquela cena em que os quatro fogem do estúdio pela escada dos fundos e fazem malabarismos num helideck, para a qual acabou sendo aproveitada Can't Buy Me Love, porque foi considerada carregada de emoções demais, havemos de concordar, não é mesmo? Além disso, ficou ainda curta para preencher a cena toda. Ela nunca foi tocada ao vivo, mas felizmente foi ressuscitada num tributo a Lennon, num relançamento do filme em 1981, de fundo a uma série de fotos deles em 1964  passando em ritmo alucinante! Delicie-se neste LINK, que tem até uma repetição do Verso 1.
... eu disse 'felizmente' porque fizeram o tributo

mas foi 'infelizmente' por causa da razão para ele...

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Bardíssimo, a meu ver. Assisti a um vídeo da jovem Joan Baez e aproveitei para conhecer algumas letras dele, novas para mim. Poeta/cronista do seu tempo. Like a rolling stone é barra! E ele era um garotão, ainda. Gostei do Nobel que ganhou.
      Hoje é um velhote mal humorado kkk...

      Excluir
  2. “Em vez disso, eu choro” (_I’ll Cry Instead_) foi feita sob encomenda, em 1964, para o filme _”A Hard Day’s Night”_, fundo de cena dos quatro Beatles correndo das fãs. Depois de um encontro com Bob Dylan, John deixa transparecer sua influência na construção lírica, em estilo sofrido, com sentimentos de frustração, fuga, vergonha, raiva e vingança. O resultado é o sucesso de sempre, com John no violão, Paul no baixo, George na guitarra e Ringo na bateria, com destaque para um pandeiro. Nunca foi apresentada ao vivo, e foi ressuscitada num tributo a Lennon em 1981.

    ResponderExcluir
  3. John era um romântico no verdadeiro sentido da palavra. Ciumento, alma dilacerada, capaz de rasgar as vestes em desespero. Para muitos romantismo é mandar flores, é fazer versos, tudo de uma forma bem conservadora. Mas a alma romântica é meio desesperada, vingativa. E capaz de atos heróicos por amor. Não sei se John chegou a demonstrar essa parte positiva. A letra dessa música é romantismo puro. Nada fácil lidar com um homem assim. Eu não suportaria. rs rs rs.
    Lembram daquela que ele preferia ver a little girl morta do que ve-la com outro homem?

    Bom lembrar que esda música é de antes dele revelar ao mundo o que vivia. Ele já sentia assim, mas muito provavelmente criou uma história de ficção revelando sentimentos que nutria. Fazia jogos de amor. Tem uma incrível. I'll be back. If you break my heart I'goo but I'll be back again.

    E aqui? Olha o joguinho...I thought that you would realize
    That if I ran away from you
    That you would want me too
    But I've got a big surprise.

    Fingimento... Fugiria apenas para que a outra pessoa se desse conta e ia querer ele também. :) Eta John
    Uai, será que não foi isso que ele fez com os amigos Beatles? Fugiu para que os outros percebessem que seria horrível sem ele...suplicariam que ele voltasse...E ele voltaria por cima da carne seca. rs rs rs. Bom, se foi ...ele teve uma grande surpresa. Não deu certo o jogo. Eu inventando coisas..Eu e meus Beatles de um mundo paralelo.
    Aprendi o significado de instead graças a essa musica. Eu estudava inglês com as letras de suas músicas. Se gosto da música? Demais! Mas se tem uma coisa que nunca gostei neles, ( sim, existe algo que eu desaprovava) era o excesso de overdubs. Preferia a voz de John Limpa, pura. Mas ele, por mais incrível que parece, não gostava da sua voz. Quem é que podia com John? Som de voz raro, único e puro Beatle ...e o menino se queixando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que John mostrava sua força amorosa quando tirava a máscara de ironia que usava para se proteger. Lampejos como em Imagine, Across the universe e, lindamente, em Goodnight. No Double Fantasy não havia mais raiva ou ironia. Só cara aberta, clareza e amor.

      Excluir
  4. John e seus devaneios amorosos numa canção triste... Naquele tempo acredito q ele já vislumbrava seu futuro e seus caminhos complicados no amor.

    ResponderExcluir