-

domingo, 1 de agosto de 2021

Coleção - Coletâneas


Num belo dia de visita à Saraiva, há uns 10 anos, no aguardo da entrada no cinema, deparei-me com um CD com a cara de Chico Buarque na capa, a um preço de R$7,90. Li atrás que se tratava de um disco original de 1978, batizado com o imaginativo título de 'Chico Buarque'. Eu não me lembrava dele.

Depois percebi que a encadernação era especial. Trata-se de uma coleção de 20 discos de Chico, que era vendida à base de um disco por semana, em bancas de revistas! E tinha uma super caixa (ver ao lado) O livreto é de ótima qualidade, e conta as circunstâncias em que o disco foi gravado, o que acontecia no Brasil, à época, recheado de fotos, muito legal. Os demais discos da coleção saíram a R$ 14,90, ainda assim, uma pechincha, pela qualidade do material, e da música, inesquecível!
 
E por que escolheram justamente o disco de 1978 como linha de frente da coleção? Porque, das 11 canções, 10 são sucessos! Só pra dar uma 'palhinha', tem  'Cálice', 'Apesar de Você', 'Até o fim'!!! Um verdadeiro hitmaker 

Só uma das canções não estava na coletânea que eu tinha dele, que foi lançada quando completou 50 anos, lá se vão quase 30, e que ganhei quando completei 35. Ela dividia sua genial obra por estilo - O Político, O Trovador, O Malandro,  O Cronista, O Amante - magnífica, e que serviu para aculturar meus filhos na música do gênio, e deixá-los fãs incondicionais.

Mas sabe, coletânea tem aqueles problemas. Deixa muitas músicas essenciais de fora. Detesto coletâneas, e expliquei o porquê de minha repulsa numa crônica que chamei 'Boleto Para Pasear'.

Leia: http://blogdohomerix.blogspot.com/2006/08/boleto-para-pasear.html

Nela, falo sobre algumas coletâneas beatle, até decentes, mas como todas elas, incompleta! Depende do seu objetivo para com o artista. 

A crônica se inspirou num divertidíssimo fato: como as canções beatle eram traduzidas para o espanhol. O que, aliás, deu o título à crônica: adivinha qual música dos Beatles é 'Boleto Para Pasear'??!!

Homero Revivendo Chico Ventura

2 comentários:

  1. Deliciei-me com as informações deste Blog, e cheguei a gritar pela janela, ao vizinho Chico,pois que, ele escondidinho no prédio ao lado do meu...
    Paulus

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de coletâneas dos Beatles. Porque os Beatles não faziam canções para serem isoladas mais, desde Rubber Soul. Os Beatles passaram a fazer albums cujas músicas eram selecionadas por eles naquela ordem exata. E coletâneas deles por isso não se torna possível. Fica perdido o trabalho que tiveram na seleção, fica perdida aquela energia deles ligando as músicas. Por isso coletânea de compactos está bem, pois trabahavam as musicas para serem compactos. Mas arrancando uma do Sgt Peppers, outra do Abbey Road, outra do revolver ou do MMT...deixa de ser uma obra criada por eles perdendo a magia. Além de ignorar o valor do criação dos álbuns.
    Vejo aqui que não você não gosta de coletáneas no geral! rs rs rs Ainda vou ler seus motivos...e depois comento! Mas fiquei até com vontade de ter essa de Chico.

    ResponderExcluir