-

terça-feira, 29 de março de 2011

Coleção - Coletâneas


Num belo dia de visita à Saraiva, no aguardo da entrada no cinema, deparei-me com um CD com a cara de Chico Buarque na capa, a um preço de R$7,90. Li atrás que se tratava de um disco original de 1978, batizado com o imaginativo título de 'Chico Buarque'. Eu não me lembrava dele.

Depois percebi que a encadernação era especial. Trata-se de uma coleção de 20 discos de Chico, que é vendida à base de um disco por semana, em bancas de revistas! E tem uma super caixa (ver ao lado) O livreto é de ótima qualidade, e conta as circusntâncias em que o disco foi gravado, o que acontecia no Brasil, à época, recheado de fotos, muito legal. Os demais discos da coleção saem a R$ 14,90, ainda assim, uma pechincha, pela qualidade do material, e da música, inesquecível!
 
E por que escolheram justamente o disco de 1978 como linha de frente da coleção? Porque, das 11 canções, 10 são sucessos! Só pra dar uma 'palhinha', tem  'Cálice', 'Apesar de Você', 'Até o fim'!!! Um verdadeiro hitmaker 

Só uma das canções não estava na coletânea que eu tinha dele, que foi lançada quando completou 50 anos, lá se vão quase 20, e que dividia sua genial obra por estilo - O Político, O Trovador, O Malandro,  O Cronista, O Amante - magnífica, e que serviu para aculturar meus filhos na música do gènio, e deixá-los fãs incondicionais.

Mas sabe, coletânea tem aqueles problemas. Deixa muitas músicas essenciais de fora. Detesto coletâneas, e expliquei o porquê de minha repulsa num crônica que chamei 'Boleto Para Pasear'.

Leia: http://blogdohomerix.blogspot.com/2006/08/boleto-para-pasear.html

Nela, falo sobre algumas coletâneas beatle, até decentes, mas como todas elas, incompleta! Depende do seu objetivo para com o artista. 

A crônica se inspirou num divertidíssimo fato: como as canções beatle eram traduzidas para o espanhol. O que, aliás, deu o título à crônica: adivinha qual música dos Beatles é 'Boleto Para Pasear'??!!

Homero Revivendo Chico Ventura

Um comentário:

  1. Deliciei-me com as informações deste Blog, e cheguei a gritar pela janela, ao vizinho Chico,pois que, ele escondidinho no prédio ao lado do meu...
    Paulus

    ResponderExcluir