-

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Little Child, won't you dance with me?

 Esta é a 5ª canção do álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções de Paquera de Garotas!

                                        as demais 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

5. Little Child  (Flirt Girl Song by John Lennon)

John propõe: "Se você quer alguém que te faça feliz, então nos divertiremos quando você for minha. Então vamos lá"
A canção era considerada como mais uma canção de trabalho, apenas um album filler, mais de John que de Paul, para Ringo cantar, mas ele não se sentiu bem cantando a letra "I'm so sad and lonely", ele gostava de entrar no clima da canção, e ele não estava nem triste nem solitário. Foi John, então, que levou o vocal principal dessa canção de paquera simples e direta, até um pouco direta demais com algum apelo sexual. Instrumentos usuais mais um piano de Paul e uma gaita de John! Outra que também não viu a luz do sol de uma apresentação ao vivo! Pra um breve resumo, estaria bom, né? Mas a canção merece um pouco mais de detalhe! 

Letra?  
"Paquera um pouco direta demais com algum apelo sexual
"? Talvez sim, talvez não, mas leva jeito, pois "I'll make you feel so fine" e o "have some fun" e o "Come on Come on Come on!" trazem essa conotação, e o "Little child" sempre lembra a menor idade da moça, e tal, meio perigoso isso... Aqui, os versos não variam de letra, são sempre como na imagem ao lado,
 delicioso, que é repetido três vezes, entremeados dor duas pontes, aí sim, com letras diferentes, e mais um solo instrumental, com uma estrutura de acordes diferente tanto dos versos como das pontes! Riqueza considerável! Mas aí já invadi o campo do próximo parágrafo.  
 
Música? 
Ali em cima, no resumo, eu falei muito sem cerimônia "mais um piano de Paul mais uma gaita de John"... Nããão! Tinha que ter sido mais enfático, porque foi um MAGNÍFICO piano de Paul, pela primeira vez assumindo o instrumento, que o maestro Martin havia tocado em outras canções, e uma ESPETACULAR gaita de John, que perpassa TODA a canção, em todos os versos e pontes. Mas antes vamos à base. Ela foi gravada primeiro em dois takes no dia 11 de setembro, e mais cinco no dia seguinte, quando então passaram aos overdubs. A gaita de John levou outros seis takes para se chegar àquela sensação, começando pela introdução solo de quatro compassos, as respostas nos versos, o acompanhamento nas pontes, a seção solo em 12 compassos, tudo perfeito. Paul acertou tudo em duas vezes, e tão bem, que foi colocado alto na mixagem e quase não se ouve o próprio baixo de Paul. Fizeram a conta, né, estamos no Take 15. Eles se juntam de novo para mais três performances, com John tocando sua gaita na seção solo, que ficou tão estupenda na 3ª vez, que foi escolhida para ser colocada por sobre aquele Take 15 do piano de Paul, e essa combinação é o que ouvimos na versão final, operação feita no dia 30. John e Paul ainda retornaram três dias depois para acertarem seus vocais, John dobrando o dele no principal e Paul agregando a linda harmonia em "I'm so sad and lonely". Mesmo tão especial, Little Child nunca viu a luz do sol de um palco, não foi nem tentada na BBC. Então, não tenho outro jeito senão deixar aqui o LINK original.

4 comentários:

  1. Muto bom ter sido bem enfático. Um magnífico piano de Paul e espetacular gaita de John. Porque de fato assim é.
    E bem sei como esse piano é magnífico porque Paul tocou para mim...em sonho. rs rs rs. Já contei o sonho em outro lugar aqui no seu blog, não vou repetir. Apenas volto a dizer que eu tinha me casado ( embora não fosse um casamento convencional) com os quatro Beatles. Paul tocou Little Child ao piano...e também cantou. John estava lá mas deixou Paul assumir o canto também. Pena que não podemos gravar os sonhos porque foi bom demais.
    Um dos meus irnmãos me chanou de bobona...devido ao sonho. Só alguém totalmente desprovido de cérebro sonharia se casando com os quatro Beatles, de acordo com ele.
    Pouco depois vimos um programa na TV mostrando Vinicius de Morais dando uma entrevista. Maravilhado com o Quarteto em Ci. E declarou que , se fosse possível,se casaria com as quatro meninas. O entrevistador a seu lado disse que só uma pessoal genial como ele teria tal idéia.
    Eu ohei para meu irmão de esquelha...ele ficou calado.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa música!!!
    Incrível como a maioria dos beatlemaniacos não cita ela como uma das favoritas.
    Sempre q posso eu escuto e meu dia sempre melhora..
    Na época os Beatles tinham outras músicas em primeiro lugar e com certeza essa faixa foi deixada de lado
    Mas o tempo mostra ,pelo menos para mim, que essa faixa curtinha é uma das melhores do disco.
    Uma pena q nunca foi tocada ao vivo
    Fico até triste em saber disso..
    Mas tá aí eternizada !
    A faixa é perfeita!!!🔥

    ResponderExcluir
  3. Gaita e piano sensacionais

    ResponderExcluir
  4. Faixa linda, confesso que já ouvi essa música algumas vezes, mais realmente pena não terem cantada ao vivo. Ela é curta e linda.Como você enfatizou Homero, lindo piano de Paul e magnífica gaita de John. O vocal de John também está perfeito. Cá para nós Beatlemaniacos qual música dos Beatles que são geniais? todas com certeza. Eles foram e serão sempre espetaculares não importa quanto tempo passe.

    ResponderExcluir