-

terça-feira, 24 de agosto de 2021

I'm Happy Just to Dance With You

Esta é a 4ª canção de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções Paquera de Garotas

                                        as outras 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste INKL

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas

4. I´m Happy Just to Dance With You (Flirt Girl Song by John Lennon)

George canta: "Apenas dançar com você é tudo que eu preciso. Antes que essa dança termine, acredito que também me apaixonarei por você, estou tão feliz quando você dança comigo!"

Sim, era George cantando John, que teve a ideia da canção e Paul ajudou nas letras e arranjos! Foi a solitária aparição de George no LP como lead singer, menos que as duas de cada um dos LPs anteriores. Apesar de ele lá ter inaugurado sua carreira de compositor, meio ano antes, com Don't Bother Me em 'With The Beatles', ele estava demorando muito a entregar a canção que dissera ter, então John tomou a atitude de fazer uma pra ele, afinal ela tinha que aparecer no filme! George admite que na época, ele precisava de meses pra finalizar uma canção. Aquela foi a segunda e última vez que George cantou uma original Lennon/McCartney, sendo a outra a deliciosa Do You Want To Know a Secret, do primeiro LP 'Please Please Me'. A letra é simples com tema adolescente, mas apresenta pontos incomuns, e instrumentação distinta. Ela começa com o final do refrão ("Before this dance is through..."), e termina com um refrão com letra alterada ("I've discovered I'm in love with you."), duas características incomuns. Paul e John presentes nos O-O-O-O's. Paul apresenta uma sequência de baixo bastante variada, e ousada até, proporcionando uma contramelodia muito interessante, enquanto John inova no ritmo em sua guitarra, e Ringo provê batidas sincopadas nos refrões, e a cada compasso dos versos, tum tum em um bongô árabe, em overdubs, dando uma cara bem diferente! No filme, a cena começa divertida, com bailarinos ao som instrumental e John fazendo estripulias a caminho do palco, onde George sobe um tablado, a única vez em que tocam nessa configuração, John e Paul, abaixo e Ringo tocando de frente para eles. Cena muito boa! Veja aqui, neste LINK 
 
É a primeira canção deste álbum que usa o refrão como peça estrutural, são só versos e refrões. E, como dito, começa com o refrão, mas apenas os 4 últimos compassos dele, e foi ideia de George Martin fazer assim. Outra que seria assim seria Can't Buy Me Love. Nos dois primeiros versos, de 8 compassos, George incorpora o perfeito pé-de-valsa, diz que não quer saber de beijos ou de pegar na mão (1º), ou ainda de abraços apertados (2º) e termina ambos dizendo que ele só quer dançar, e, no refrão, reforça a ideia, que é só o que ele precisa para quem sabe, conquistá-la. O Verso 3 mostra firmeza no dançarino que diz pra moça nem ver a cara quem vier tirá-la de seus braços, postura 'Tô nem aí!'. 
 
Foi num domingo, 1º de março que  I'm Happy Just to Dance With You veio ao mundo. E tinha que ser porque na segunda-feira começariam as filmagens. E foi muito rápido: foram 3 takes para acertar a instrumentação, George cantou apenas no 4º take, e sobre ele vieram os overdubs, ele mesmo dobrando seu vocal, e Paul e John harmonizando, e também o bongô de Ringo, nos versos. 
 
A canção teve um lançamento em Lado A de compacto nos EUA, com I'll Cry Instead no Lado B, que chegou a beliscar a parada americana mas somente lá nas 90 melhores. Foi a 'canção de George' nos shows da excursão de outono (do Norte) e somente deixou de ser levada em novembro de 1964. Não há um vídeo propriamente ao vivo deles tocado a canção, mas encontrei este aqui com um áudio ao vivo, neste LINK, e ótimas imagens, onde se pode ver a febre que era. Aquele era o auge da Beatlemania, eles já haviam conquistado a América e feito um filme de sucesso mundial. Demais!!

 

3 comentários:

  1. Quando entendi a letra fiquei maravilhada. Talvez os homens não tenham como imaginar o que aquilo representava para uma mulher. É uma música quase feminista embora com certeza não pensaram nisso. Mas eu sofria com isso aqui na minha cidade. Os rapazes nos chamavam para dançar ( por que não tinhamos permissão de chamá-los para dançar) principalmente para nos agarrar. Claro que nem todos. Mas a maioria nem sabia tirar o pé do chão. Minha mãe chamava de 'dança paradinho". No tempo da juventude dela havia dança. Giravam no salão. Meu pai era bom nisso. No meu tempo de adolescente não sabiam dançar, Eu era algo sem graça ou então quase assédio. Nos agarravam, colovam os rostos nos nossos...Era preciso ficar empurrando.
    Hoje vejo muita gente com saudade daquele tempo de dançar de rosto colado. Deus me livre. Era um vexame. Lembro de uma garota que caiu com seu par na pista. Ele a apartave tanto que perderam o equilíbrio. Minha casa era uma espécie de clube e tinha as tais horas dançantes quase todos os meses. Cansei de ver meninas no banheiro escondidas...com medo de um certo rapaz da cidade chamá-las para dançar.
    E então chegam os Beatles. Eu sabia desde o dia um que estavam mudando o mundo, mudando o comportamento humano. Ali estavam eles cantando que nem pensavam em agarrar a mocinha. Nem beijar, nada disso. Queria mesmo só dançar. Nossa, que mente avançada!
    Eu cantei tudo aqui agora e ...não vi a parte onde ele fala em só precisar disso para conquistá-la. Tem isso não, Homero. E ainda bem, porque senão estragaria um pouco a mensagem. Estava agindo como os outros...apenas com nova tática? Não, ele repete o tempo todo que estava felz apenas em dançar...E ela que poderia conquistá-lo para algo depois. Antes da dança terminar...eu acho que vou te amar também...Ele acha que vai ficar apaixonado. Não fala em conquista, ainda bem. O que está implícito é que poderia haver um namoro em sequencia, ele gostaria ...porque descobriu ter se apaixonado. Sim, se no início ele acha que vai se apaixonar, no final ele descobriu ter se apaixonado. Ele é que foi conquistado.
    A situação aqui melhorou a partir de 66 quando começaram encontros de dança com nomes como Encontro de Jovens e Juventude em Brasa onde se dançava separado finalmente. Sem nem tocar no par. Puxa, que libertação.
    Obrigada por me lembrar do baixo na música. Eu tinha me esquecido. Bom demais.

    ResponderExcluir