-

sábado, 7 de agosto de 2021

Don't Bother Me! Leave me alone!

Esta é a 4ª  canção do álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 8 canções com Saudade, querendo voltar!

                                        as demais 7 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

4. Don't Bother Me (Sadness Miss Song by George Harrisson)

George lamenta: " Desde que ela se foi, eu não quero ninguém pra conversar comigo. Não é a mesma coisa mas eu sou responsável, é fácil de ver. Então vá embora, me deixe sozinho, não me amole" 
Primeira canção de George nos Beatles. E veio no modo GGG, Greta Garbo George, "I want to be alone!" Era uma canção de Saudade, na classe Tristeza, uma das poucas que escapavam àquele estilo 'happy-go-lucky', de garotos felizes e apaixonados daquele início de carreira. Ela foi feita durante uma turnê em Bournemouth, em que ele mais ficou na cama por estar doente (foto), só saía de lá pra tocar, nos 6 shows. Ele passou esse climão pra letra. E mesmo sendo sua primeira, já usou o padrão Beatle de composição: fazer mais de um verso com letras diferentes. Aqui foram logo três. No 1º, ele quer ficar só e admite a culpa por seu estado. No 2º Verso, ele não pode crer que está só, que não é justo, e tal, mas quer continuar só. Então vem a ponte, com melodia diferente, onde declara que não será mais o mesmo, e que aquela garota é a certa pra ele. No Verso 3, ele confirma seu desejo: não quer ver ninguém até que ela volte! Então vem um verso quase todo instrumental, com a guitarra do autor e a finalização repetindo a repulsa final do Verso 2. Depois, mais uma ponte, igual, e a finalização com um "Não me amole!" do titulo da canção repetido várias vezes em fade out.
 
A 1ª tentativa para a 1ª canção de George foi feita na 3ª sessão de gravação para o 2º LP dos Beatles teve 4 takes em 11 de setembro de 1963, apenas os 4 Beatles tocando seus 4 instrumentos usuais, mas tantos números ordinais e cardinais não serviram pra nada! Minto! John estava em sua guitarra base, sim, mas introduziu um toque diferente, um trêmulo, constituindo-se na 1ª vez em que um equipamento eletrônico foi usado na carreira dos Beatles! Decidiram começar do zero, mas numeraram a 1ª tentativa como Take 10, sabe-se lá por quê. E ela foi quase perfeita, já com vocal e solo de George, mas decidiram colocar aquela parada (Beatles break) logo após a introdução. Mais 3 Takes e o Take 14, que na verdade era o 9º, ah, chega de números, foi a base para overdubs. George dobrou seu vocal, com umas poucas falhas, afinal era a 1ª vez que fazia, e aí resolveram abrir a sala de instrumentos de percussão da EMI: Paul pegou duas claves e Ringo, um bongô árabe. Os Takes 15 a 19 foram executados, sendo o primeiro deles considerado final!
 
Por incrível que possa parecer, Don't Bother Me nunca mais foi tocada pelos Beatles, e nem por George em sua carreira solo, e nem por seus amigos no concerto de despedida, um ano depois de sua morte! Felizmente, ela acabou entrando para a posteridade, pois aparece no filme A Hard Day's Night no ano seguinte ao seu lançamento, mas apenas como música incidental, é uma das que toca enquanto os Beatles dançam, é a 2ª, neste LINK.

3 comentários:

  1. Eta música boa. "Because I know she will always be...." Muito linda essa elevação de voz.. Sempre me emocionou. Uma das melhores de George, embora eu goste de todas.
    E eu não me lembrava deles dançando ao som dessa musica. Isto é, George ( conmo dança lindo....que vontade de dançar com ele) e Ringo. Paul morrendo de vontade de dançar...fica dançando sentado...e com Ringo! Me fez lembra de uma das minha tias. Ela queria que inventassem uma dança para não ser preciso levantar e ir para a pista. Seria todos sentados mesmo. Pois Paul inventou.
    Obrigada pelo link daquela parte do filme. Eu tinha me esquecido!

    ResponderExcluir
  2. Bela canção de George, essa _Don’t bother me. Leave me alone_ (“Não me amole. Me deixe ficar sozinho”); pena não ter sido valorizada por eles, nem apresentada ao vivo. Composta por George, quando adoentado e recluso, só ficou conhecida por aparecer em cena de discoteca do filme _A Hard Day’s Night_. Na gravação, no estúdio da EMI, Paul pegou duas claves e Ringo um bongô árabe.

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos detalhes de gravação, incluindo os takes com claves e bongôs árabes. Muito rico!! 👏🏻👏🏻😉
    Curiosidade: achei interessante, ouvindo a música, a inserção de uma marcação com uma madeira sendo tocada nos tempos 1 e 3 de compassos quaternários. Parecem passos... E se evidenciam mais ao final da música. Curiosidade 2: Há eletrônico sendo aplicado, além do tremolo da guitarra, na voz... com reverb (creio que ainda de mola) dando a profundidade das execuções vocais... que acho que, de propósito, ficaram bem por detrás do instrumental. Parabéns, nobre Homerixxx!!!!

    ResponderExcluir