-

sábado, 8 de maio de 2021

Mean Mr. Mustard, irmão de Pam, não de Shirley

Esta é a 5ª canção do Lado B do LP Abbey Road

E a 3ª do medley mais famoso da história do Rock

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 7 canções com história engraçada

                                        as demais 6 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

11. Mean Mr. Mustard (Funny Story Song by John Lennon)

John conta 'Que velho malvado! Sua irmã Pam trabalha numa loja, nunca para, sempre vai junto, leva-o pra dar uma olhada na Rainha, um lugar que ele sempre foi, sempre grita algo obsceno, que velho sujo!'

Mean Mr.Mustard é a terceira canção do magnífico medley do Lado B de Abbey Road, aparecendo lindamente após Sun King, e terminando abruptamente para uma esplêndida guitarra de George em três acordes, que introduz Polythene Pam, numa perfeita conexão como ocorre entre todas as nove canções da montagem. É a segunda presença de John no espetacular medley, a canção foi feita na Índia e tentada para o Álbum Branco, mas foi deixada de lado, que bom, porque faz uma ótima combinação com a canção que a segue, Polythene Pam!!  E por causa dela, a irmã de Mr. Mustard mudou de nome, de Shirley para Pam. Mas não mudou a persona do mendigo que esconde dinheiro, dorme no parque, se barbeia no escuro. Só que, como ele tem uma irmã que vem passear com ele, eu não a classifiquei como uma Alone Song. Preferi deixar como Funny Song, porque é um personagem risível, mas muito também por causa do clima da música, muito ajudado por um sensacional fuzzy bass de Paul que acompanha a canção toda, parece uma tuba, e tuba is very funny! John está ao piano e o harmony vocal de Paul é perfeito, como sempre. Ah, como eu ouvia essa canção, seguido, movendo a agulha de volta toda hora, e depois fazendo loops na fita cassete! Resolvi deixar aqui o áudio com as três canções conectadas sendo Mean Mr. Mustard a central, como acontece no álbum. É só clicar neste LINK.  
 
A canção surgiu durante o retiro espiritual dos Beatles em Rishikesh, mas veio à sua mente de artigos de jornal que ficaram em sua mente, que falavam sobre um certo John Mustard, que era um marido malvado ("mean") e pão-duro, que se barbeava e ouvia rádio no escuro para economizar eletricidade ("trying to save paper"). E aí surgiu uma de quatro Funny Stories da carreira de John, sendo as primeiras lançadas no Álbum Branco (TCS of Bungallow Bill e Happiness Is A Warm Gun) e a última, justamente a que a seguiria no medley. Nota-se no rascunho ao lado, que os dois versos da canção estavam prontos e que um terceiro viria, com uma primeira frase pronta "His mother Charlie works at the bank", seguiria contando sua história. No Verso 1, ele conta que Mr. Mustard "sleeps in the park, shaves in the darkapresenta sua irmã Pam que "Takes him out to look at the queen", um substantivo que rima com o verbo "been" e com o adjetivo "obscene" das frases seguintes. Outra coisa que viria era uma ponte, entre os Versos 2 e 3, a gente percebe isso na demo que John gravou em Esher, no Verso 2, lembra, aquelas sessões na casa de George quando organizaram o material para o Álbum Branco, deixo-o aqui neste LINK. 
 
Foram quatro as sessões, de 8 a 25 de janeiro, em que Mean Mr. Mustard, foi ensaiada no Projeto Get Back, uma delas sem George, que abandonara a banda, retornando 10 dias depois, nas outras três ele tocava sua guitarra, com John no piano, Paul no baixo, Ringo na bateria. Seis meses depois, e já no último mês de gravação de Abbey Road, ela retornou ao chão de fábrica assoalhado do Estúdio 2 da EMI, com a intenção de integrar o famoso medley, já colocada na posição 3.

Foi no dia 24 de julho, numa tarde (sim, começaram cedo!) muito inspirada, quando John, muito animado, liderou seus companheiros em 35 takes. Como contado em Sun King, Mean Mr. Mustard foi todas as vezes tocada em seguida àquela canção. Paul e Ringo tinham que ser rápidos, o primeiro tinha que ligar a Fuzz Box ao baixo, e o último largar suas baquetas de tímpano (de orquestra) e pegar as normais, John e George seguiam em suas guitarras. Então o que se ouve no disco é a reedição do que foi feito em estúdio, apenas melhorado por posteriores edição, mixagem, e overdubs. Genial sessão de sete horas para sempre gravada nas memórias de todos os envolvidos como a de melhor ambiente daqueles tempos problemáticos no relacionamento! Felizmente, um daqueles takes sobreviveu, e foi lançado na celebração dos 50 anos de Abbey Road. Veja aqui, nestes LINK1 e LINK2 e sinta-se no estúdio, participando de uma memorável sessão de Abbey Road. Note as deliciosas falas de John antes de Sun King, chamando os FAB Gear de volta ao trabalho, após uma jam session em que cantaram o clásssico Ain't She Sweet e outras, pois "...aquilo não vai sustentar o pessoal do estúdio e suas famílias", e note como John incluiu divertidas respostas, a cada frase, "Yes, he does!" e "Yes, he is!" e "God save the Queen!", e além disso, que a irmã de Mr. Mustard ainda era a Shirley da letra original. Note como a métrica fica muito melhor com Pam do que com Shirley, "pa-para-RA pa-para-RA pa-para-RA", veja "His-sister-PAM works-in a-SHOP, she-never-STOPS". Adicionalmente admire a rima da última linha "She's a go getter" lá com a mesma linha correspondente do Verso 1, "trying to save paper", viajei? E tem uma última viagem deste admirador. A escolha de "Misterpara colocar entre "Meane o "Mustard" que estavam na reportagem propiciou um efeito sonoro interessante, com o triplo M em três palavras. Além disso, o "Mister" do Verso 1 rima com o "sister" do Verso 2. Nossa, de viagem em viagem acho que já estou na Lua.

No dia seguinte, 25 de julho, vieram os overdubs, iniciais, primeiro dos vocais, tanto o de John, principal, já com o nome da irmã trocado para Pam, como o de Paul harmonizando com John no "mean old man" do Verso 1 e no Verso 2 inteiro, e claro, John se lembrou do piano que tocara lá em janeiro, e acrescentou o instrumento, fundamental! Mais três dias, e os dois vocalistas dobraram seus vocais, e Ringo acrescentou aquele pandeiro maneiro a partir da metade do Verso 1 até o final da canção. Houve mais um dia de esforços de overdubs pontuais em várias canções do medley no dia 30, não especificados, mas desconfio fortemente que Paul deu uma reforçada no espetacular Fuzz bass, que está muito mais sonoro na versão gravada do que no take disponibilizado. E aquela 'tuba' disfarçada é very very funny, um ponto fundamental da instrumentação.

PRÓXIMA CANÇÃO DO SUPER MEDLEY 

Polythene Pam 

3 comentários:

  1. Não sabia que tinha sido criada na viagem deles à Índia !!! Quenlegal, a sequência no Abbey Road e mesmo lindíssima!

    ResponderExcluir
  2. É uma das música q mais gosto do Medley...

    ResponderExcluir
  3. Viajou sim...mas como não viajar com eles? E são sempre viagens mágicas e misteriosas. Obrigada pelos links. Ainda vou entrar lá e viajar também.

    ResponderExcluir