-

quarta-feira, 17 de março de 2021

The Continuing Story of Bungalow Bill, aquele filho da mãe!

 Esta é a  canção d1° LP  do Álbum Branco

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções com alusão a sexo com garotas

as demais 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

6. The Continuing Story of Bungalow Bill (Funny Story Song by John Lennon)

John conta ''Ele foi caçar tigres com elefantes e armas. Pra prevenir acidentes ele sempre leva sua mãe. Ele é aquele típico saxão americano cabeça oca, filho da mãe"
A inspiração para John escrever esse libelo contra a caça de animais inocentes veio de fato e personagens reais. 'Bungallow Bill' era o americano Richard Cooke III, que acompanhou sua mãe ao Ashram do Maharishi na Índia, na mesma época que os Beatles lá estavam para aprender Meditação Transcendental. Ele e a mãe realmente saíram numa caravana de elefantes pela selva ao redor, e realmente apareceu um tigre e realmente 'Bill' atirou nele!! E vangloriou-se! Depois, se arrependeu, pelas reações dos demais, afinal era incompatível você estar num local para aproximar-se de Deus e ao mesmo tempo matar um filho de Deus. Bem, o arrependimento não foi suficiente para John desistir de fazer a canção que havia já começado, irritado com a atitude do co-hóspede. Ele nomeou o infeliz como Bill para rimar com "kill", e o Bungallow era porque todos ficavam instalados em bangalôs naquele retiro. O evento da caçada causou reunião com o Guru, que condenou a 'destruição de vida' de qualquer espécie. 'Bill' encerrou sua carreira de caçador e iniciou outra, de 40 anos, como fotógrafo, inclusive da National Geographic, e a mãe ficou amiga de George até o fim da vida, dele.
 
A gravação tem uma interessante introdução em música flamenca, que eu achava que era um violão, mas era um trecho de banco de um Mellotron, tocado por um engenheiro de estúdio, Chris Thomas. A canção começa no refrão cantado por todos os Beatles mais Maurreen (esposa de Ringo) e Yoko, depois são três versos (às vezes acompanhado de um som que eu achava que era um bandolim, mas era o Mellotron, desta vez tocado por John) intercalados com o refrão, que ao final é repetido algumas vezes e é acompanhado por um som que eu achava que era um trombone, mas era o Mellotron, de novo tocado pelo engenheiro.  
 
Note duas semelhanças interessantes com canções do próprio John: (i) o refrão é introduzido por três batidas de Ringo, aqui por trás do brado "All the children sing", e você encontra as mesmas três batidas de Ringo introduzindo o refrão de Lucy In The Sky With Diamonds, e (ii) Cante a frase "So Captain Marvel zapped him right between the eyes" desta canção e note a estonteante semelhança com "and curse Sir Walter Raleigh, he was such a stupid git" da canção I'm So Tired, do mesmo álbum. Um verdadeiro, e permitido, autoplágio!
 
Os versos têm três linhas cada um, rimando entre si, dentro dos versos. Então é "gun-mom-son",  com a descrição do filho da mãe, e "lies-surprise-eyes", ZAPPP, entre os olhos do pobre tigre que ele pegou de surpresa e matou, e termina com "sin-in-him", com crianças perguntando a ele se matar não é pecado, mas é a mãe quem responde por ele, justificando que foi necessário, senão eram eles os fulminados! Aliás, a mãe do desgraçado é interpretada por ninguém menos que Yoko Ono, que continuava sua maratona de presenças no estúdio, acompanhando John e deixando os demais incomodados. A linha dela é "Not when he looked so fierce". Aquela participação foi a primeira e única vez que uma voz que não era de nenhum Beatle cantou algum trecho 'lead' de uma música Beatle! Os demais Beatles não tinham o que fazer, afinal, era canção de John! 
 
A gravação da Contínua História de Guilherme do Bangalô ('Guilherme' vem de 'William', que diminui para 'Will' até chegar em 'Bill') foi feita em apenas duas sessões, tendo mais de quatros meses de diferença temporal entre elas. Na primeira, ela estava junto com outras 17 canções do Álbum Branco que tiveram sua demo gravada em Esher, na casa de George, onde os Beatles se reuniram no final de maio para organizar a produção criada na Índia. Era John, voz e violão, e os demais no sing-along do refrão, e batiam palmas e simulavam bongôs nas traseiras dos violões. A segunda e última sessão começou em 8 de outubro, mas a canção em questão começou a ser trabalhada somente à 4 da manhã do dia 9, que era o aniversário de 28 anos de seu autor. Àquela altura, eles já tinham o gravador de 8 faixas instalado na EMI, provendo mais flexibilidade e menos necessidade de 'reduções de fita', que eram aquelas demoradas operações de concentração de gravações de duas ou mais faixas em uma só, para liberar espaço na fita pra gravações adicionais. No Take 1, era John e George nos violões, Paul no baixo e Ringo só nas escovas da bateria, e ainda os vocais de John, principal, e de todos no refrão, e Yoko também gravou sua parte. No Take 2, John alternava "What did you kill?" com "Was it a thrill?", mas isso foi esquecido no take seguinte, que existiu porque Ringo deu uma vacilada no ritmo na entrada do Refrão 3, e o take foi abandonado, mas merece registro o elogio de George à harmonia de John: "Amazing chord changes!", ele disse. Não que sejam complexos acordes dissonantes de sétima ou nona, tipo bossa nova, nada disso, mas não deixa de ser interessante. Veja se não, nas linhas abaixo:

Refrão

C     G                C     Fm                 C     Fm         G

Hey Bungalow Bill  what did you kill Bungalow Bill

A     E7               A     D                    A     D           E7

Hey Bungalow Bill what did you kill Bungalow Bill

Verso 1

   Am                       C                         F                            G

He went out tiger hunting with his elephant and gun

Am              C                    F                                   G

 In case of accidents he always took his mom

        E                           G                      Am                     Fm

He's the all American bullet headed saxon mother's son

O Take 3 foi definitivo. Os três 'instrumentos' do mellotron (violão flamenco, bandolim e trombone), foram acrescentados,  Paul modificou sua linha de baixo, John dobrou seu vocal nas terceiras linhas de cada verso, e acrescentou aquelas chamadas de refrão ("All the children sing"), e todos que estavam disponíveis no estúdio foram chamados para engrossar o refrão (foi aí que entrou Maurreen, a esposa de Ringo), e também contribuir com palmas e assobios, com a animação possível para uma sessão que chegava perto das 8 da manhã, e John ainda termina a canção com aquele "Hey up!!" que, no disco, emenda magnificamente com o pianinho (que é um piano!) da próxima canção, a magnífica While My Guitar Gently Wheeps. Tenho um vídeo aqui, dos perfeitos Analogues tocando a canção com todos os mellotrons e as chamadas de John e a junção com a canção seguinte, mas não é uma gravação oficial, mas de um espectador mal colocado, e sem sensibilidade para focar nos instrumentos necessários, mas é o que temos por hoje! Aqui, neste LINK!

4 comentários:

  1. Umas das músicas mais divertidas do disco apesar de achar a maioria das faixas de Lennon no álbum branco pesadas e densas

    ResponderExcluir
  2. Nunca entendi muito bem aonde eles queriam chegar ao gravarem essa música. Me pareceu uma versão do obladi oblada feita por John.

    ResponderExcluir
  3. Aqui a história que li por aí sobre as crianças que cantam. Seria só Yoko. Ninguém queria ela cantando porque...claro que seria horrivel. E por que ela participaria se não era um Beatle nem sabia cantar? Ah, já que ela pode então os demais poderiam chamar suas esposas. E foi assim, de pirraça, que Ringo chamou Mo e George chamou Patty. Na história que sei as duas estava presentes. Jane estava viajando na época.
    Dizem que Mo e Pattie riram demais da experiência. E no final disseram: " Nunca mais." Meninas ajuizadas.

    Quando escutei a música pela primeira vez pensei que aquela parte que entra uma voz horripilante seria John fazendo gracinha. Mas que nada...era Yoko estragando tudo. E estragou mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Só mais uma coisinha. Amei o tema. Acho que não tinha acontecido antes no mundo do rock uma canção contra caçadores. Obrigada, John. Obrigada, Beatles.

    ResponderExcluir