-

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Magical Mystery Tour - Venham! Venham!

 Esta canção abre o álbum Magical Mystery Tour

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 15 canções com Discurso para um Grupo, 

as demais 14 canções de mesmo Assunto e  Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

1. Magical Mystery Tour(Group Speech Song by McCartney)

Paul convoca "Venha! Venha para a viagem misteriosa! Venha! Venha para a viagem  misteriosa! Venha! Isto é um convite! Venha para a viagem magica e misteriosa! Venha fazer uma reserva! Venha para a viagem misteriosa! A viagem mágica e misteriosa está aguardando para te levar embora, aguardando para te levar embora!"

A ideia de tudo veio numa viagem de avião, de New York a Londres, na época em que as refeições eram servidas co
m requinte. Paul estava com Mal Evans, o roadie gigante que o

PAUSA PARA COMPARAÇÃO 

Olhe a figura abaixo. 



Ela é a imagem do meu post sobre a canção de abertura do álbum imediatamente anterior. Note que, afora as palavras cortadas por uma linha vermelha, ou seja, o nome do álbum, o nome da canção, o nome da efeméride anunciada (era um SHOW em vez de uma VIAGEM), a origem do voo e, claro, o trecho da letra em português, todo o resto é igualzinho, repare: 
  1. É uma Group Speech Song
  2. É uma canção de Paul McCartney,
  3. A IDEIA VEIO numa viagem de avião,
  4. ERA uma viagem de volta a Londres, e
  5. MAL EVANS estava com Paul.

É uma coincidência notável. Era Paul quem tinha as ideias. Porém, na verdade, a inspiração viera com o que ele soube nos 12 dias em que esteve nos EUA, sobre uma trupe psicodélica que viajara pelo país três anos antes. Paul considerou fazer o mesmo pela Inglaterra, filmar tudo e lançar na TV. E, no voo de volta, pensou nas primeiras linhas e no som da canção de abertura da trilha sonora daquele filme. Era 11 de abril de 1967, portanto ainda antes de lançarem Sgt. Pepper's.

Temos que admitir que não é uma riqueza de palavras, e rimas, como já nos acostumamos a ver, afinal é uma convocação para uma viagem, como se fosse o som de um cartaz, e há várias repetições, várias chamadas. Existiam essas Mistery Tours na Inglaterra da infância de Paul, e ele quis reviver essa lembrança. Então, a letra é cheia de atrativos, 'terá tudo o que precisa', 'a satisfação é garantida'. Estruturalmente, é completa: há 3 versos, 4 refrões e uma ponte, além de introdução e conclusão. Nos refrões, eles ainda têm o cuidado de mudar o verbo "is coming" ou "is hoping" ou "is dying to take you away", aumentando as expectativas dos organizadores sobre as benesses que entregarão aos viajantes. A letra evolui muito do desenho inicial de Paul, no avião, durante as sessões de gravação, que começaram apenas duas semanas depois da viagem. John também se lembrava daquele estilo de viagem misteriosa, em que você entra sem saber o destino, e contribuiu no mínimo com as partes que ele canta solo, na metade final do primeiro verso, "And that's an invitation...to make a reservation". Aliás, foi mais um trabalho conjunto, George e Ringo e os roadies Mal Evans e Neil Aspinall deram seus palpites! E com algumas referências a viagens alucinógenas... era a época.... fazer o quê?

 

Agora, musicalmente, Magical Mistery Tour é notável, usa metais incríveis, tem revigorantes mudanças de tempo, repare. A base é Paul ao piano, John no violão, George na guitarra solo e Ringo na bateria, concluída na primeira sessão, onde já decidiram que haveria sons de carros, que ouvimos passeando por nossa mente, da esquerda pra direita e de volta, na 6ª e na 10ª vez em que ouvimos a convocação "Roll up! Roll up for the Mystery Tour"", no 2° e no 3° versos. Também naquele dia, Paul gritou: "Trompetes!!", e estava decidida a instrumentação adicional. A segunda sessão teve o baixo de Paul acrescentado, que se ouve bem na bem na  ponte instrumental, e também percussões diversas, muitas delas incluídas na conclusão da canção, e tocadas por todos os presentes mas note a presença do saudoso cowbell, que não ouvíamos desde Rubber Soul! A criação coletiva continuava. Consta que também discutiam possíveis cenas do filme, que era a ideia central do projeto! Nesse 2° dia, também visitaram catálogos de atores para o filme, e o primeiro que decidiram foi a senhora gorda que faria o papel de tia do Ringo. No 3° dia, foram colocados os vocais, tanto de Paul como as harmonias de John e George nos versos! Tendo trabalhado três dias seguidinhos na canção, levaram 6 dias para contratar os 'metaleiros', e então vieram quatro trompetistas. Desta vez, como Paul estivesse incerto do que queria para a canção, um deles, acabou propondo e escrevendo as pautas para ele e seus companheiros. E ele fez  um belíssimo trabalho! Os trompetes logo dão seu recado na introdução, depois no 1° e 2° refrões, que finalizam com uma metralhadora insana de sons, depois soam românticos na ponte, e sincopados nas batidas de valsa dos dois últimos refrões. Seu nome era Gary (Elgar) Howarth que, não à toa, virou respeitável Maestro, e ainda vive. As mudanças de ritmo aparecem após o 2° refrão, primeiro na ponte, instrumental (com um "Mistery tour" murmurado por John ao fundo) e, em seguida, o ritmo desacelera, no 3° verso ("Aaaaaah, the Magical Mystery Tour"), desta vez com Paul repetindo a fala de John, com um 'r' carregado, e a mais notável mudança é a final, para os dois últimos refrões, em que o compasso muda para 3/4, de valsa, repare, no último, quando o organizador diz que está 'morrendo' para levar seus viajantes embora!

Em sendo uma canção de Paul, tivemos a oportunidade de ouvi-la ao vivo e eu, felizardo que sou, ouvi ao vivo mesmo, em São Paulo 2010, e faço questão de transcrever minha emoção, de um relato que fiz sobre o show (LINK). E foi logo na abertura!

 Pra começar, quando todos esperavam a repetição da abertura de domingo, com uma morna ‘Venus & Mars’, apropriada, sim, para o início de um show (Sitting in the stand of the sports arena Waiting for the show to Begin), mas morna, veio a surpresa. Quando ele deu o sinal, saiu do teclado um som de trompete que 'dizia':

Paaa pa ra

Paaa pa ra

Paaaaaa

(e a bateria….)

(e Paul convocando….)

Roll up, roll up for the Magical Mystery Tour!

Step right this way!

Aliás, já no primeiro Paaa pa ra, no primeiro acorde, a galera percebeu tratar-se do grande sucesso beatle, e urrou desesperadamente, eu inclusive, de braços levantados ao alto em agradecimento. Parecia que John e George também estavam lá cantando, e nos convidando ...Roll up, roll up for the mistery tour ... e nós imediatamente aceitamos embarcar naquela viagem misteriosa e, principalmente, mágica, que duraria as próximas três horas, e que seria lembrada para sempre. No telão central, imagens coloridas e psicodélicas, como a capa do álbum que a canção abria, no longínquo 1967. A coisa se repetiu, com igual ou menor intensidade mais de 30 vezes: o povo reconhecia no primeiro acorde a música que viria, e entrava em êxtase.

Note que a surpresa foi notada pelo G1, que anunciou, quase ao vivo...


Deixo aqui pra vocês como foi essa emoção, pois encontrei exatamente o vídeo desse momento descrito acima (só que eu descrevo melhor, confira!!). É o primeiro deste LINK! Ele conta tudo sobre aquele show. Os vídeos estão mais abaixo, é só rolar o cursor.


3 comentários:

  1. MMT ficou muito legal ao vivo. Foi a primeira vez que Pau tocou MMT no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava lá!... Momentos mágicos da vida...Com a morte de Brian e sentindo s banda se dismilinguir, Paul pegou as rédeas. Tentou até o fim. Esse disco (e o filme) mostram isso. Psicodelismo e música Beatle. Uma colagem musical.
    Análise com detalhes ricos!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma música que n foi nunca tocada ao vivo pelos Beatles a n ser por Paul na carreira solo...eu fico pensando como seria os Beatles juntos tocando essa música ao vivo? Mais uma daquelas músicas enigmáticas e diferentes daquela fase maravilhosa 😍

    ResponderExcluir