-

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Magical Mistery Tour em múltiplas estradas

 Capítulo 44 


De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 


E segue a história dos Beatles

Estamos em 26 de maio de 1966! 

E seguem crescendo os números!!!               
Em menos de 5  anos de carreira, lançaram 127 canções, sendo 103 autorais e 24 de outros atores, filmaram dois Longas Metragens de sucesso mundial, A Hard Day's Night e HELP!, fizeram 571 shows, sendo 386 no Reino Unido, 94 na Europa Continental, 67 na América, 16 na Austrália e 8 na Ásia, ganharam 4 títulos de Membros do Império Britânico, lançaram 13 compactos e um EP de inéditas, e 8 LPs, Please Please Me (LINK)With The Beatles (LINK) A Hard Day's Night (LINK)Beatles For Sale (LINK)HELP! (LINK), Rubber Soul (LINK), Revolver (LINK), e Sgt. Pepper's Lonely Hearts CLub Band (LINK), todos chegando ao primeiro lugar, com exceção do primeiro e do último (!!!) compactos. 
Um espanto!!!               

Começo com um esclarecimento sobre 'a data em que estamos'. Em minha experiência beatlemaníaca, eu guardo algumas datas, e uma dessas datas era 1 de junho de 1967, quando Sgt. Peppers foi lançado! Ao começar a escrita do capítulo sobre Recepção e Legado, deprei-me com o 26 de maio! Surpresaaa! Depois verifiquei: o 1 de junho foi considerado por muito tempo porque estava no site oficial dos Beatles, só que aquela data foi quando o LP chegou a todo o Reino Unido. Há inclusive depoimentos de pessoas que compraram o LP no dia 26, e de que ele entrou nas paradas, ainda em modestas posições, do dia 28! Esclarecido!

E a próxima obra?

Ela já estava em andamento na época do lançamento de Sgt. Pepper's! Você vai se lembrar que Paul McCartney viajou para os Estados Unidos ao final da gravação da última canção daquele disco, que contei neste LINK, e na volta veio com uma ideia. Inspirou-se num sujeito que, três anos antes, pintou um ônibus escolar de 1939 com desenhos psicodélicos, em cores vibrantes, e saiu numa viagem Leste-Oeste, parando nos lugares para distribuir LSD, registrando em filme as efemérides, com a intenção de fazer um longa-metragem. 


Claro que com esse 'aperitivo', a coisa não saiu do papel, mas Paul resolveu reviver essa ideia, no interior da Inglaterra .... e sem o 'aperitivo', claro!! 
Estava concebido o novo projeto Beatle, e no voo de volta, ele compôs a canção título: 
Magical Mistery Tour
E não demoraram a gravá-la! O dia 25 de abril de 1967,  portanto ainda antes do lançamento de Sgt. Pepper's, marcou o início das gravações das canções da trilha sonora do filme, que foram até 20 de outubro, que eram apenas 6, portanto, insuficientes pra um LP. A EMI, obediente ao princípio de não incluir em LPs as canções lançadas em compactos, optou por lançar as 6 canções num EP (Extended Play) Duplo. 

Já a Capitol Records, gravadora dos Beatles nos EUA, numa EXCELENTE IDEIA, finalmente, depois de servir saladas de música Beatle em lançamentos anteriores a Sgt. Pepper's, optou por juntar as 5 canções lançadas em single ao longo do anos, que foi um estrondoso sucesso! A ideia foi copiada em muitos países, mas no Brasil optou-se por obedecer ao formato britânico, um EP Duplo com  (imagem anexa) com as 6 canções mais mais compactos. Eu não me lembro de ter esse material em casa. Falha minha! 

A EMI acabou sucumbindo à ideia da  Capitol apenas em 1976, lançando exatamente a mesma configuração de canções, ou seja, 6 da trilha sonora do filme no Lado A e 5 lançadas em compactos no Lado B, no catálogo original britânico! E é essa a configuração que esta trabalho vai adotar. Assim sendo, foram 20 as sessões de gravação para as 6 canções do filme tomaram, mais 29 destinadas a canções dos singles daquele ano (sendo 8 de Strawbery Fields Forever e 9 de Penny Lane!!), e ainda outras 8 sessões de material que seria lançado apenas em 1969. Um total, portanto, de 49 sessões para 11 canções para o LP. 

Entretanto voltemos à época do lançamento de Sgt Pepper's. Eles trabalhavam normalmente quando receberam um convite para representar o Reino Unido na primeira transmissão ao vivo de TV. Claro que teriam que ser eles, e claro que teria que  ser uma música nova, e claro que, isto posto, todo os olhos se voltaram para John Lennon que disse algo como "Acho que tenho alguma coisinha aqui pra vocês!" e mostrou um rascunho de uma canção que estava trabalhando, e que deixou a todos atabalhoados e estupefatos! Era apenas All You Need Is Love!!! E eles assinaram o contrato num 18 de junho e gravaram em várias sessões e estavam lá no 25 de junho para assombrarem o mundo mais uma vez, mas esses detalhes contarei melhor ao logo deste capítulo quando abordar a canção!


Um movimento pitoresco dos caras que haviam acabado de mudar o mundo, foi que pensaram em em viver todos juntos numa ilha grega! O intuito seria tax evasion, ou seja, pagarem menos impostos, legalmente (remember Taxman!). Eles estavam realmente dispostos a viverem em comunidade, eles, esposas, filhos, e mais os asseclas, Mal, Neil, Brian e outros, e foram todo,s em meados de julho, visitar a ilha, sugerida por um grego alucinado, chamado Alexis Madras, e conhecido como Magic Alex, que conviveu com os Beatles até 1969, influenciando-os em alguns movimentos, a maioria deles que se revelaram um rotundo fracasso. Desistiram por causa de alguns entraves do governo grego, mas acabaram fazendo algum dinheiro na conversão de ida e volta dos 90 mil libras que reservaram para a compra, algo como 12 milhões de reais! O que eu achei mais interessante é que isso foi uma mostra de como todos se davam bem!

Só uma Beatles Woman não foi à Grécia, Maurreen estava prestes a dar a luz a mais um Beatles Baby! E Ringo voltou também mais cedo da expedição por causa disso! Jason Starkey acabou vindo ao mundo em 19 de agosto. Cinco dias depois, John, Cynthia, Paul, Jane, George, Pattie e Ringo foram a Bangor, no País de Gales, numa evolução de uma sugestão da esposa de George, para um seminário de 10 dias com Maharishi Mahesh Yogi, um guru indiano defensor da Meditação Transcendental como solução pra os males do mundo. Brain Epstein iria também juntar-se a eles no dia 28, se não tivesse acontecido um evento terrível! Ele morreu no dia 27!

Brian descobriu os Beatles no Cavern Club, em 9 de novembro de 1962 (conto sobre esse encontro neste LINK), sugeriu mudanças de vestuário e de comportamento, e conseguiu testes em várias gravadora, mas não desistiu até que se fez ouvir por George Martin. O resto é história! Ele esteve à frente de todos os movimentos, de todo o relacionamento com a imprensa, de todas as excursões, e tal até que os Beatles decidiram se dedicar apenas a gravações em estúdio, exatamente um ano antes. Ele ficou meio que perdido, sem ter tanto o que fazer com os Beatles, mas também empresariava outras bandas que estavam bem nas paradas! Entretanto naquela noite, ele tomara barbitúricos demais. Era homossexual, mas num país que reprimia a sexualidade, o fato somente foi revelado após usa morte. Uma lástima, aos 32 anos! Os Beatles interromperam de imediato sua participação no seminário e retornaram a Londres, mas decidiram não ir a velório e enterro, por causa do tumulto, que certamente ocorreria, decerto a família ficaria incomodada.

Muitos dizem se Brian ainda estivesse com eles em 1970, os Beatles teriam seguido juntos por muito tempo!

Vida que segue, seguiram. Juntaram atores, membros da família e equipes de filmagem, enfiaram 43 pessoas num ônibus mega colorido e partiram, sem roteiro, sem direção, pela Inglaterra, durante duas semanas! Quer dizer, teve uma certa organização mas o resultado não foi bem recebido pela crítica nem pelo público, constituindo-se no primeiro fracasso dos Beatles. Teriam perdido o Toque de Midas? Não, a música seguia sendo sensacional. O disco, em qualquer formato, foi um sucesso! E vamos passar a descrevê-lo agora!!



Demais estágios da análise de Magical Mistery Tour

44.2 Neste LINK, os Assuntos tratados nas canções 

44.3 Depois, as análises de cada uma das 13 canções.

44.4 No finala capa, a recepção e o legado

6 comentários:

  1. Adoro Magical Mistery !!! Viajandao na onda " I am the walrus!"...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns , vc conhece Tarcísio Casa Nova ! Veja no YouTube, abraços Pither Bk , eu recomendo .👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Não achei excelente a ideia da Capitol. Achei excelente a ideia do pessoal do Brasil que seguiu o desejo dos Beatles. Seria um EP. Na Ingalterra for assim. E aqui também foi. Por que relançar os singles no disco se os Beatles já tinham dito diversas vezes que não gostavam disso? Os americanos nunca os respeitaram nesse ponto. Eu tenho o meu Eu tenho meu EP original lindo com os desenhos da história como um livrinho adorável. Bem Beatles. Nem quero saber do lançamento americano. Entendo quem goste, claro. Mas eu não gosto. Nunca gostei de nada feito pela Capitol.
    As vezes penso que os Beatles não eram mesmo desse planeta. rs rs rs. Claro que eram, bem sei. Mas tinham um estilo próprio de ser muito adiante do tempo. Cabeças de pessoas que pensam apenas no lucro não conseguim acompanha-los. Queriam que eles fossem exatamente igual a todos. E eles eram revolucionários!
    Eu nem considero nada lançado nos Estados Unidos como sendo dos Beatles.

    Sobre suas informações eu só tenho a aplaudir. Adoro saber de mais coisas e como você sabe das coisas, hein?
    Eu recordo quando vi Magical Mystery Tour. Por mais incrível que pareça foi num cinema. O filme foi feito para a TV....mas no Brasil tivemos a chance de ver o filme nos cinemas. Cine São Luis. Eu conto isso porque jovens que não viram podem pensar que todo o público detestou. E não foi assim. Lembro bem da reação das pessoas vendo o filme. Gente até cantando junto. Foi uma delícia de tarde. E eu voltei para ver de novo. Nas duas vezes o cinema cheio.

    Bom lembrar também que a BBC praticamente boicotou o filme. Passaram num dia equivocado, se bem lembro na passagem do ano. Foi um dia que as pessoas preferem estar fazendo outra coisa. E retiraram a cor! O filme foi feito para ser a cores. Tinha de ser a cores. TV a cores estava começando e eles fizeram um filme psicodélico usando e abusando do colorido...A cor era fundamental. E passaram em preto e branco. Um filme feito em preto e branco pode ser maravilhoso e filmado em preto e branco. Quando filmam com cor e removem a cor na hora de passar muda tudo. Inaceitável o que fizeram.

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário de muitos artistas, os Beatles não pararam no tempo. Eles se reinventaram na música, vestimenta, estilo de vida... O único ponto que pouco se alterou foi o sucesso que os acompanhou ao longo das suas carreiras.

    ResponderExcluir