-

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O que me fez feliz em 2019


Já disse que não ia fazer retrospectiva de 2019, no quesito 'Acontecimentos Gerais'. Daria meio negativo, e não estou aqui para desanimar ninguém. Mesmo assim, acabei produzindo um post interessante, tentando encontrar o que 2019 deixaria para a posteridade, a ser lembrado por 10, 20 50, 100 anos. 


Deu um conjunto vazio! 

Este 2019 não honrou os últimos anos terminados em 9 ao longo do último século. 
Pra quem ainda não viu, veja a coincidêncianeste link!

Resolvi, entretanto, registrar os MEUS melhores momentos deste meu segundo ano sabático (tenho fé que não completarei três), listando tudo o que ...

VI, VIVI, LI, ESCREVI
... em 2019 que me deixou feliz, orgulhoso, ou que agregou um bom valor, um evento, um livro, um show ou simplesmente um texto.

Decidi que faria na ordem retroativa, do último ao primeiro do ano. Quem quiser saber o conteúdo, é só clicar no nome de cada sessão!!!

Em primeiro lugar, porém, devo dar destaque especial a um deles, este aqui. 

Finados levou a Memórias (link)
Inspirado pelo dia de Finados, como nunca ocorrera antes, comecei a escrever sobre minha mãe, meu pai, meu irmão, todos idos muito cedo, o que me vinha na memória, e depois minha cunhada e madrasta, em suas relações com ele, fui buscar uma que outra memória de um primo ou dois, e saiu um belo compêndio, do qual muito me orgulho.

Agora, sim, vamos na ordem, de trás pra diante, de dezembro a janeiro. Como sempre, se quiserem saber para além do resumo, é só clicar no título!!!


O Terceiro Ano Escarlate
Foi um ano de lançamento de livro da Renata, em verdade dois, porque o terceiro veio em duas partes, para desespero dos fãs, que queriam tudo junto, em todo o esplendor de suas quase 900 páginas. No link, os melhores momentos do ano, eventos bombásticos, reações apaixonadas, declarações surpreendentes.... Decerto, a primeira trilogia de 4 livros no recente mercado editorial, pode até haver, mas seguro  que com menos de 2034 páginas.
Toda vez que eu ..., eu me lembro de ...
Pois que comecei a me lembrar de coisas do dia-a-dia que me faziam lembrar de pessoas que me alertaram, envolveram, provocaram ao longo de minha vida... começou com quatro básicas e foi crescendo até passar de 20!! A última delas veio-me depois que cantei Ave Maria em latim, e lembrei-me da origem desse costume. E segue aberto a acréscimos!
O privilégio de servir
A segunda incursão minha na entrega de felicidade do trabalho social da Neusa desta vez foi no cerne do nome do programa: Natal nas Estradas. E lá fomos nós pelos meandros de terra de Piraí em busca de crianças. Um evento modificador!
Homerix no Clube dos 500
Finalmente, a duras penas, meu blog atingiu 500.000 acessos, e sua preparação me levou a embarcar numa sanha aglutinadora por assunto que foi ótima para a organização desse meu instrumento de escrita. Agora, está fácil localizar as resenhas de livros e filmes, as viagens, os meus carros-chefes, enfim, fiquei muito orgulhoso.
As cometências dos Beatles
Sim, sem o 'p' mesmo, um erro de digitação me inspirou a escrever sobre as aventuras amorosas dos Beatles entre oficiais (8) e não-oficiais (impossível contar).

Felipe e seu violino
Finalmente, o Felipe resolveu registrar no Spotify uma playlist com músicas gravadas com violinos e arranjos de cordas de sua execução e autoria. E com muitos craques da MPB!!




Ah outubro ....
Outubro sempre foi celebrado por mim, porque The Beatles e James Bond vieram ao mundo num mesmo dia de outubro e no MESMO ANO. Além disso, Pelé e John Lennon nasceram no mês. Ao longo dos anos, fui descobrindo outras datas, mas neste 2019, o post foi muito incrementado e as ocorrências notáveis chegaram a 20, com direito a canonização de uma brasileira. Claro que três deles são muito pessoais, mesmo assim é muito destaque pra um mês só!
Se alguém encontrar outro mês assim, me avisa, que eu faço um post pra ele.

Curitiba - Setembro de 2019
Uma viagem surpreendente a Curitiba, quatro dias intensos, guiados por amigos dedicados, grande cidade, grande programa!
Caminhar em Londres - o projeto
O elogio de uma leitora sobre um pequeno trecho de meu relato de viagem a Londres em 2005, levou-me a organizar todo ele em capítulos, então transformei 15 dias de viagem em 23 posts!
37 anos de papel passado

Foi no 7 de agosto, quando completamos essas bodas de ... deixa eu ver... google ... de Aventurina (seja lá o que isso for), resolvi fazer uns versinhos, e acabou saindo um belo poema em que coloquei todos os fatos importantes de nossa vida desde então...

Minha ode ao Bolero de Ravel (em post)
Eu ouço este clássico há mais tempo que os Beatles, e muitas vezes repeti o processo ao longo dos últimos 55 anos de minha vida, então resolvi fazer uma explicação detalhada por escrito.
Minha ode ao Bolero de Ravel (em vídeo)
Fiquei tão orgulhoso de minha descrição no blog, que resolvi fazer um vídeo e eis aqui mais um motivo de orgulho deste escritor/narrador bissexto, que entra em êxtase no final, perdoem os arroubos!!!
Economia do Petróleo - O Risco
O primeiro de 5 capítulos sobre o item que fez minha história profissional, numa linguagem que pretendi ser coloquial, da forma mais didática possível. Os demais 4 capítulos (Exploração, Desenvolvimento, Viabilidade e Pré-Sal) são acessáveis a partir do primeiro.

Futebol (sem links)
Não fiz post sobre futebol em blog, mas tenho que registrar que o futebol me trouxe momentos felizes, primeiro com o meu time, que jogou um futebol bonito, pra frente, e se tornou a primeiro time a atingir 1000 gols marcados na era do Campeonato Brasileiro em Pontos Corridos. Terminou o ano sem títulos, mas carimbando a faixa do supercampeão Flamengo com um sonoro 4x0. Aliás, o Flamengo também me prendeu na televisão pra ver seu belo futebol, tenho que admitir. Pena que não completou o ano com o Mundial. E, finalmente, não posso esquecer das duas semifinais da Champions League, em que UnbeLiverpool e UnbeTottenham deram as mais fantásticas viradas da história!
Cruzeiro ARG e URU (sem links)
O ano começou muito bem, com o primeiro cruzeiro que fizemos, eu e Neusa, com as amigas Leninha e Ida, lá de Umuarama. Encontramo-nos em Santos e partimos para 7 dias de ares frescos, shows noturnos e comilança, com paradas de dois dias Buenos Aires e um dia em Montevidéu.


Para terminar, não poderiam faltar Filmes a que Assisti, Livros que Li, e Eventos que Vi! 

Mas este post já está muito grande e resolvi colocar em outro, que está 




Obrigado por ter chegado até aqui!!!

sábado, 28 de dezembro de 2019

Dois Papas e Um grande filme


Alerta preliminar: usarei trema para sempre!

_______________________________________

Alerta 2: Outras NOVE resenhas e causos do Oscar, neste link
__________________________________________________



Dois Papas, novo filme do diretor Fernando Meirelles (Cidade de Deus), é um filme da Netflix, baseado em fatos reais!

Sim, a Igreja sofria uma crise descomunal, por conta de escândalos financeiros, da mão leve sobre sacerdotes pedófilos, da fuga dos fiéis; sim, os dois Papas co-existem, seus nomes são Ratzinger e Bergoglio; sim, um é alemão, o outro é argentino; sim, um renunciou, o outro assumiu; sim, um era conservador, o outro é progressista; sim, o papa emérito aprecia apenas música clássica, o de verdade curte música popular; sim, o alemão era afeto ao luxo da Igreja, o argentino quer distância; sim, este torcia pelo San Lorenzo, aquele não liga pra futebol, é filósofo e exímio pianista; sim, há suspeita de que o primeiro tenha atuado junto à juventude hitlerista, e de que o último tenha contribuído com a ditadura argentina; é fato que Bergoglio tornou-se padre já com mais de 30 anos e chegou a ter namoradas, uma delas tinha até nome conhecido, Amália, ok, ok, mas será que pára por aí a realidade dos fatos no espetacular filme? 

Sinceramente? Não interessa! 


ATENÇÃO!!            
ENTRE BARRAS EM VERMELHO - SESSÃO SPOILER!
... DEPOIS PODE VOLTAR A LER
______________________________________________________________________


Castel Gandolfo, residência papal de verão,
que francisco abriu ao público
Precisei entrar numa discussão sobre o que ocorreu e o que não ocorreu de verdade, então esta sessão é pra quem já viu o filme!!

Não há indícios que confirmem que Bento chamou Bergoglio para conversar em Castel Gandolfo, não há indícios de que Bento contou a Bergoglio que iria renunciar ou de que torcia por ele e sabia que o sucederia, não há indícios de que Bergoglio proporcionou ao 'colega' uma ‘orgia gastronômica’ de Pizza e Fanta com Bento, não há confirmação de que chegou a propor casamento para Amália, ou de que cantarolava ABBA, ou ainda de que discutiu sobre Beatles com o austero alemão, e de que tenha viajado com uma muda de orégano num avião de volta a Buenos Aires.
Mas, e daí??!!
______________________________________________________________________

FIM DA SESSÃO SPOILER

Meirelles diz que declarações aqui e ali dos dois Papas levam a considerar todos os fatos relatados no filme mais que possíveis, senão prováveis de terem acontecido. Não sei se os Papas são assinantes da Netflix, mas não há dúvidas de que assistiram ao filme, e ninguém reclamou. O que importa é que aí está um filme que sobe ao topo dos rankings de todos os amantes da arte, e já concorre ao Globo de Ouro de Melhor Drama, Melhor Ator Principal (Francisco) e Coadjuvante (Bento), além de Roteiro. Meirelles não foi lembrado como Diretor, então provavelmente não estará entre os indicados ao Oscar, já as quatro indicações certamente serão repetidas no Oscar.

Talvez não se juntem ao espaço amostral de apreciadores do filme aqueles católicos extremamente conservadores e os extremamente direitistas de carteirinha, que com certeza não suportam a favorabilidade ao novo Papa em relação ao velho, que diretor e roteirista deram ao filme, e que faz até mesmo com que muitos nem irão assisti-lo, por considerarem Francisco um revolucionário esquerdista desprezível. Esse pessoal costuma torcer a boca para Obama ou qualquer de seus colegas Democratas, considera John Lennon comunista, e taxa 'Imagine' como um hino mais socialista que a Internacional.

Ah, sai pra lá!!


Sugiro, solenemente, que se afiliem ao 

Sindicato dos Plantadores de Batatas! 

Mesmo eles teriam que admitir que a Igreja saiu fortalecida com esse filme, principalmente com a atuação carismática de Anthony Hopkins, que mostrou um Ratzinger muito mais leve que o Papa de verdade. Vale notar que nem precisou de muita maquiagem para encarar o personagem, bem diferente de quando fez Nixon, Picasso ou Hitchcock, além de Matusalém ou Odin, que passava na Globo no momento em que escrevia este parágrafo!!! E nem seu ‘oponente/parceiro’ teve esse problema, afinal Jonathan Price foi escolhido por sua semelhança com Francisco, Meirelles admitiu que esse foi um fator importante para a escala (aliás, lembro-me bem de Renata ter atestado o fato, logo que Francisco assumiu). E deve ter ajudado também o fato de Price ter feito outro argentino no cinema, um excelente Juan Perón, em Evita. Seu espanhol neste filme está perfeito. Outro ponto alto do filme, aliás, é terem usado os idiomas naturais, o italiano quando tinha que ser italiano, o inglês entre os dois, o castelhano quando Bergoglio está na Argentina e o Latim, claro, quando há o anúncio da renúncia, aliás uma cena que teve um certo humor por conta de uma conversa precedente entre os personagens principais.

Amigos, que filme!

Impressionem-se com a crueza da ditadura argentina (será que as cenas de execuções eram filmes da época?), testemunhem diálogos inspiradíssimos, humor e emoção, preparem-se para rir alto (eu ri!) e arrepiar-se (eu me arrepiei!) de emoção, divirtam-se com cenas muito bem recortadas (o uso do fone de ouvido no helicóptero é perfeita), e acostumem-se a ouvir uma trilha sonora arrojada que passa por 'Claire de Lune' e 'Bela Ciao'. Posso imaginar como Paul McCartney deve ter se sentido ao ouvir uma canção sua como pano de fundo de uma das cenas mais importantes do filme!
Uma lágrima, com certeza, rolou!


Atualização Pré-Oscar
  • Não ganhou nada!
  • 'Francisco' concorre ao Oscar de Melhor Ator, mas foi atropelado pelo Coringa nas outras 4 principais prêmios distribuídos, e assim o será no OSCAR
  • 'Bento' concorre ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, mas foi atropelado por Brad Pitt nas outras 4 principais prêmios distribuídos, mas tudo pode acontecer no OSCAR!
  • Não concorre ao Oscar de Melhor Filme, pois foi atropelado por Ford vs Ferrari, que a Academia inventou, mais americana que nunca




segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Assisti, Li, Vi - Top 5 do ano

Ao compilar o que me fez feliz em 2019, muito foi do que escrevi no blog, e isso estará num outro post. Não poderia deixar de lembrar, entretanto, do cinema, da literatura e dos palcos ou feiras.

Em vez de ir um a um dos melhores, resolvi fazer uma tabela em Excel, e colar aqui. 
Espero que apareça legal!

RankingCinemaLeituraEventos
1Era uma vez em HollywoodMichelle ObamaRenato e seus Blue Caps
2O CoringaA OdisséiaElvis Presley Cover
Ben Portsmouth
3YesterdayElza SoaresBatman 80 Anos
4ParasitaMacunaímaFrenético Dancing Days
5Dois PapasWalt DisneyCirque du Soleil

O Ranking é de  

Felicidade! 
Por exemplo, o filme que mais me deixou feliz foi o do Tarantino (como sempre acontece em Anos Tarantino), e logo depois, 'O Coringa', de Joaquim Phoenix, que me deixou feliz por uma atuação que vai lhe garantir Oscar de Melhor Ator, e o livro que mais gostei foi a Biografia de Michelle Obama, que mulher, e o evento que mais gostei foi o show de Renato e Seus Blue Caps, saí feliz por ouvir tantas canções da minha juventude, mas logo seguidinho com o excepcional cover de Elvis, tanto em aparência, como em voz, como em presença! Afora 'Cirque de Soleil', todos eles são links, em que poderá buscar as resenhas!

Livros, eu tenho certeza que li 15 (pouco, muito pouco, reconheço), porque escrevi sobre tudo que li, juntei a todas as outras resenhas que fiz e coloquei num post aglutinador, aqui! até pela própria lista dos Top Five, notarão que foram muitas biografias mas, no final, dediquei-me a uns poucos clássicos, dos quais Macunaíma foi uma surpresa agradabilíssima. Não posso também deixar de dar o destaque do resgate que foi ler, finalmente, 'A Odisséia', do meu xará, poeta grego cego, lá de 2,7 milênios atrás.

Já dos filmes, não tenho idéia de quantos vi, sei lá, qualquer número entre 30 e 40, pois não escrevi sobre tudo o que vi, mas tudo o que escrevi sobre filmes está aqui.. Nos citados, surpreendente foi o coreano 'Parasita', sensacional.  E 'Yesterday', verdadeiramente hilário, mesmo pra quem não é fã dos Beatles. Antes eu havia colocado 'Vingadores - Ultimato' na lista, porque, além de me deixar feliz, foi o coroamento de uma sequência de 23 filmes do universo Marvel, que prendeu os aficionados. Só que, então, eu vi 'Dois Papas', e Marvel pulou fora!!

A lista dos Top Vistos não tem muito mais que os listados. Incluí aí uma feira que vi, sem querer, em São Paulo, lembrando os 80 anos de Batman, e que foi maravilhosa, muito bem curada, cuidada, montada, e que me deixou verdadeiramente feliz. 








sábado, 21 de dezembro de 2019

O Terceiro Ano Escarlate

Acabei de definir: um Ano Escarlate é um ano que tem lançamento de um livro de Renata Ventura, minha filha. E então:

2011 foi o 1º Ano Escarlate, com o lançamento de A Arma Escarlate
2014 foi o 2º Ano Escarlate, com o lançamento de A Comissão Chapeleira
2019 foi o 3º Ano Escarlate, com o lançamento de O Dono do Tempo

Sim, sabíamos que 2019 seria Escarlate, mas não que ficaria tão grande, perto de 900 páginas, a ponto de ter que ser lançado em dois volumes. Então eles ficaram sendo conhecidos como Livros 3.1 e 3.2! E completou-se a primeira Trilogia de 4 Livros da história recente do mercado editorial!

A foto traduz tudo!!!
2.034 páginas - AAE: 485; ACC: 655; ODT Parte I e II: 894

O ano foi intenso pra Renata e eu fui divulgando no Facebook e Whatsapp, mas deixei o blog chupando dedo. Agora, tive que tirar o atraso, fui buscar os eventos de agosto e setembro e criei quatro posts novos, todos referentes ao Livro 3.1, quem quiser se lembrar, é só clicar no link!
  1. Lançamento na Bienal do Rio (resumo neste link) 
  2. Lançamento na Livraria Cultura de São Paulo (reportagem neste link)
  3. Para o qual até fiz um Poema Convocação para o evento (link)
  4. As reações foram chegando e elas foram ótimas (confiram neste link), os fãs o elegiam como o melhor livro da série, e reservavam muita expectativa para a conclusão da trama, que se passaria todinho na selva amazônica.
A pré-venda do Livro 3.2. iniciada em novembro. foi excelente, os livros foram chegando nas mãos ou nos Kindles dos fãs, e sendo devorados. Reservei apenas uma de muitas reações para ilustrar aqui, por ser desprovida de spoilers
Acabei de atingir 50% do livro 3.2 e, gente, não tá dando. Acabei de ter uma crise de riso nervoso aqui em casa e tive que largar o livro pra vir publicar isso. Sabe aquela luz de esperança no fim do túnel? Então, nesse livro não tá tendo luz, nem esperança e muito menos túnel. Só achei sensato avisar que: estejam preparados. É isso, bom domingo a todos.
A opinião foi corroborada por todos, os personagens novos foram muito bem recebidos, gerando novos favoritos da saga, que agora atinge mais de 2.000 páginas onde Renata consegue misturar como ninguém a fantasia de uma escola de magia com a realidade dos problemas brasileiros, ensinando história, geografia, folclore e principalmente transmitindo mensagens e valores.

Uma reação que me deixou particularmente feliz, desta vez sobre a obra toda da Renata, foi a de Mitsuru, um colega meu de empresa, da minha idade. Vejam:
Caro Homero, lemos (eu e Miriam) os 3 livros da Renata e ficamos positivamente surpresos com a habilidade dela em tratar a realidade brasileira e caminhos do desenvolvimento humano com muita propriedade e profundidade através de uma capa de fantasia. Não dá pra parar de ler. Já estamos aguardando o quarto livro. Muito legal ! Forte abraço
Foi um prazer ler essas palavras!!! Importante, para provar que a obra de Renata não é um mero exercício de fantasia, mas sim, como Mitsuru percebeu, um compêndio de lições e mensagens, imiscuídas sob um verniz de fantasia. 

E, principalmente, para todas as idades!

Neste especial ano, ela também entregou ao mundo um ótimo site
www.renataventura.com.br

Atente-se para a opinião dos professores!!

O público foco é de 15 a 30 anos, mas ela tem fãs de 10 a 80, digo, 93 anos (corrigido após comentário aqui neste post)!

Para terminar, uma última pergunta que um leitor dirigiu à Renata após ler O Dono do Tempo Parte II ...
Renata Ventura, sendo a comparação inevitável, como é ser uma escritora melhor que a JK Rowling? 
Eu queria entender como é ser essa pessoa iluminada maravilhosa.
Sem palavras....

O que você está esperando para entrar nesse mundo e verificar a veracidade dssas afirmações??

A Amazon disponibiliza a coleção completa!!

A Arma Escarlate
https://amzn.to/2KUocSG

A Comissão Chapeleira 
https://amzn.to/2qEHqVI 

O Dono do Tempo - Parte 1
https://amzn.to/2Oo7v49

O Dono do Tempo - Parte 2  

https://amzn.to/2DlEgc5

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Toca Raul

Tradicional 'claim' do público, em shows de rock, nem sempre atendido, pessoal pensa que é tranquilo sair tocando qualquer música, sem qualquer ensaio, mas, enfim, tal a constância dessa solicitação, acho que as bandas sempre deveriam guardar alguma surpresa no embornal para essas eventualidades!

Ao ver o Bial de ontem, com a banda Boogarins, lá de Goiás, mas não sertaneja, e que chegou à fama lá fora antes daqui, fiquei sabendo que a atração de hoje será Raul Seixas, não ele, propriamente dito, já que em agosto completou 30 anos sem ele..... aliás, não lembro de celebração do momento... O programa vai ter a presença de Odair José e outros 'especialistas', decerto que não vou perder! Enfim, este acontecimento complementa o que aconteceu anteontem.

Num grupo sobre Beatles que tenho no WhatsApp, alguém lançou a pergunta: 
E Raul Seixas, quem gosta?
Ora, entre inúmeras declarações positivas
“São tantas do Raul.... 
Minha preferida segue sendo Ouro de Tolo, que foi a primeira que ouvi, quando tinha 15 anos, aqueles versos compridos, frases longas, geniais, em que ele dizia que 
Ele devia estar feliz com seu salário de quatro mil cruzeiros por meeeis .... e que me fez ficar sonhando com um Corcel Setenteitreeeis!! 
Sonho que realizei 10 anos depois com meu salário de engenheiro ....e consegui comprar meu Corcel Oiteeenteitreeeis!”
E depois:
É claro que Gita me arrepia desde que nasci há 10.000 anos atrás, sem medo da chuva pra pegar o trem das 7
Claro que poderia colocar Metamorfose Ambulante, Al Capone, Carimbador Maluco, Maluco Beleza, Tente Outra Vez, me Sing, Let Cowboy Fora da Lei, Mosca na Sopa, Aluga-se, Sociedade Alternativa, A Maçã, e outras tantas, mas seguramente que as quatro citadas são as que mais fazem ter saudade.

Pra terminar, agora há pouco quando fui confirmar a data da morte do Rei do Rock nacional, fiquei atraído por um vídeo do Sérgio Chapelin (link) anunciando sua morte, com um belo texto, em que conta sobre as quase 400 composições (só ou em parceria com Paulo Coelho) que ele gravou, voltei a este presente texto e deixei o YouTube rolar, sabe, né... ele vai sugerindo e 'tocando' vídeos sobre o mesmo tema, e então vieram algumas canções que eu não me lembrava, muitas delas me fazendo penitenciar, como é que eu não lembrava dessa música?

As aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor

  1. Eu Também Vou Reclamar
  2. Tu És o MDC de Minha Vida
  3. S.O.S.
  4. Rockixe
  5. Todo Mundo Explica
  6. Canceriano Sem Lar
  7. Quando Acabar o Maluco Sou Eu!
  8. Eu Sou Egoísta
  9. Abre-te Sésamo
  10. Só Pra Variar
  11. How Could I Know 
  12. Judas
  13. As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor
  14. Nuit
  15. João e a Igreja Invisível
  16. O Homem
  17. Baby
  18. Coração Noturno
  19. Ave Maria da Rua
  20. O Segredo da Luz
Resolvi parar em 20, não antes de notar que essa lista aleatória foi a sugerida pelo YouTube, e não veio NENHUMA das que eu listei como preferidas, as 4 Top e outras 11 que me vieram à cabeça, sem esforço!!

Bem, para ilustrar, e com a dificuldade de se escolher uma imagem, resolvi ir ao Google, colocar Raul Seixas e escolher IMAGENS, e tirei o ProntScreen da primeira tela!!




São tantas canções!!

E não poderia deixar de deixar aqui o link de minha preferida!!



segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Os causos de Boechat

Olá! Caso se interesse pelo livro,
deixo aqui o Link Amazon 
___________________________
No dia 11 de fevereiro, estava em minha mesa de almoço e apenas ouvia a televisão ligada, na Globo. Sabia de um acidente de helicóptero, sem maiores informações. De repente, a manchete, confirmado o acidente, com dois mortos, sendo um deles o jornalista Ricardo Boechat. Choque geral em casa. Todos admirávamos o carequinha. Eu, particularmente, era seu ouvinte diário, quando ia de carro para o trabalho, desde o início da BandNewsFM, lá em 2006 até fins de 2016. Interagia com o apresentador, normalmente para alertar alguma coisa, ou sugerir um assunto, e apresentava-me como Homero Sempre Atento Ventura, várias vezes ele dava feedback sobre minhas sugestões no ar, mencionando meu codinome. Vejam aqui a transcrição de uma fala dele ao vivo (eu ouviii!):
Nosso ouvinte Homero Sempre Atento Ventura (ele assinou assim) nos alertou agora há pouco para um vacilo nosso. Enquanto conversava com Milton Blai, eu mencionei que a Turquia era um Estado laico, e nem me dei ao trabalho de explicar o termo: concordo que nem todos tem a obrigação de saber sobre do que se trata. É o seguinte:  um estado laico é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião.
E aqui, neste link, a íntegra do episódio, sua origem e a viagem que surgiu daí!!

Numa outra ocasião, esta especialíssima, mandei a ele e ao Megale, seu então companheiro de bancada,  um poema exaltação aos apresentadores da estação, o Megale gostou tanto que fez questão de gravar minha voz declamando o poema, e a gravação foi ao ar em Rede Nacional no Natal de 2007, configurando-se em meus segundo momento de fama nacional, após o concurso de 007, de 1998. Fiz uma publicação no YouTube, que está neste link.

Enfim, tudo isso para dizer como Boechat era importante, e como foi dura sua perda. O tempo passou e agora soube de um livro, que seria lançado na Travessa do Leblon, onde Eduardo Barão, seu último companheiro de bancada, e mais Pablo Fernandez, atual chefe de redação das manhãs, compilam dezenas de causos do jornalista, com a anuência da mãe, nacionalmente conhecida, Doña Mercedes, e da viúva, imortalizada como a Doce Veruska, mãe de suas últimas duas filhas, que completaram a prole de meia-dúzia de rebentos. Lá estive, e em hora e pouco de fila, li 70 páginas. Colhi os autógrafos dos autores, mas principalmente de Doña Mercedes, que lá estava sentadinha, simpática e lúcida, aos 87 anos. O final, apresento o último capítulo do livro, com um depoimento dela no primeiro dia das mães sem o querido filho! Note a letra firme com que escreveu a dedicatória!!

O livro é bom, está bem organizado, já conhecia de 30 a 40% dos casos, do Twingo, e das hemorróidas, e da subida ao braço do Cristo, e da briga com Edir Macedo, e do puxão salvador de Neto na mão inglesa da África do Sul, e dos frangos do Papa, e da implicância com Milton Pitonisa Neves, e do PGN do Presidente Simão, e do carro da Maitê Proença, e de seu tempo com Ibrahim Sued, e como cronista do Globo,  e me surpreendi com os demais, especialmente aqueles em que vieram à tona os inúmeros momentos de ajuda que Boechat dava a alguns ouvintes, mas não deixava que ninguém soubesse, boa parte do dinheiro que ganhava em palestras, algumas delas para contar de seu caso de depressão, que assustou meio mundo e que serviu a muitos programas de elucidação da doença.

E, finalmente, me emocionei com a descrição do fatídico dia, e com a decisão de tirar a BandNewsFM do ar por alguns momentos.

Abaixo, os autógrafos dos autores:






E aqui, o texto de Doña Mercedes e seu autógrafo, que letra firme!






domingo, 15 de dezembro de 2019

A Lavanderia de Meryl Streep

Netflix enfrenta agora uma campanha por causa daquele polêmico filme sobre Jesus, que eu nem vou passar perto. Andam convocando boicote, tudo mais, mas não entro nessa.

Prefiro seguir aproveitando o lado bom da coisa.

Resultado de imagem para lavanderia filmePassear por aquelas imagens de filmes pra ver o que tem dá nisso, a gente vê a carona da Meryl Streep, e pensa: Se é Meryl Streep, é bom! E vai lá e arrisca! Aí, a gente vê o elenco... Gary Oldman, Antonio Bandeiras, James Cromwell. Pronto! Impossível não ser bom!! Foi isso que aconteceu com 'A Lavanderia'. E foi bom ... mas não ótimo!

Oldman e Banderas são Mossack e Fonseca.... Ring a bell? Sim, Mossack&Fonseca é a sociedade por trás dos Panama Papers, lembram-se, aquele escândalo mundial de uns cinco anos atrás, que derrubou ministros em vários países? Pois é, eles mesmos! E no filme, eles são os mestres de cerimônias, quebrando a  parede muito mais do que atuando em seus próprios personagens. E justamente por isso, não é ótimo! Toda hora conversando com a gente do outro lado da tela (a tal da 4ª parede) ficou meio cansativo... além de ser difícil entender TUDO o que eles explicavam, as intricadas operações de elisão fiscal, as milhares de companhias de papel criadas para burlar legislações.

Meryl Streep é uma das vítimas dessa rede de intrigas, seu marido morre num espetacular acidente, seguramente a melhor cena de ação do filme, e surpreendente, logo no começo, e certamente o papel mais curto da carreira do ótimo James Cromwell, acho que ele quase não abre a boca ... apenas morre! Mas, enfim, ela busca o seguro de vida dele, e descobre que a companhia seguradora era um dos trambiques da dupla M&F, e vai atrás deles....

Valeu a pena! E foi muito divertido, e ao mesmo tempo triste, no final ver estampado com todas as letras o nome da maior empreiteira do Brasil falado, e várias vezes repetido, num filme mainstream, saído das bocas de um Gary Oldman e um Antonio Banderas.

Foi bom,  foi instrutivo, valeu o tempo gasto em frente à TV.