-

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Em 2119, celebraremos 100 anos de ....


Como já anunciei, não vou atender ao amigo que disse sentir falta de minhas resenhas anuais, mas vou ao menos deixar uma pergunta

Notei que, no último século, os anos Sei-Que-Lá e 9, tiveram, todos eles, alguma evento de altíssima relevância, então 2019 foi profícuo em aniversários notáveis, e tem um pra cada década, achei impressionante a coincidência, veja se não.
100 anos do Tratado De Versailles (fim 1ª Guerra) 
90 anos da Crise da Bolsa de Nova York 
80 anos do início da Segunda Guerra 
70 anos da Revolução Chinesa 
60 anos da Revolução Cubana 
50 anos do Homem na Lua 
40 anos da Revolução Iraniana 
30 anos da Queda do Muro de Berlim 
20 anos da Guerra do Kosovo 
10 anos da posse de Obama

Duvido que 2018 tenha tido essa seqüência impressionante de celebrações, ou que 2020 ou qualquer outro tenha, quem encontrar, me avise. Três guerras, o fim de um regime, três revoluções? Duvido! Foram grandes mudanças, matanças, alianças, bonanças, lambanças e no final, uma grande esperança.

E então, vem a pergunta, que não quer calar.

Pra manter a onda dos Anos XYZ9, 



O que 2019 deixará para a posteridade? 

O que será celebrado lá em 2029, 2069, com centenário em 2119?

Na lista dos eventos celebrados nos anos XYZ9, não se vê eventos catastróficos ou morte de notáveis, senão poder-se-ia lembrar daquela conjunção da revolta dos Quatro Elementos Clássicos que ocorreu no intervalo de 50 dias no começo do ano, 
TERRA - Colapso de Brumadinho, com mais de 200 mortos 
FOGO - Incêndio no Ninho do Urubu, com 10 jovens mortos 
ÁGUA - Enchentes em São Paulo, com mais de 12 mortos 
AR - A morte de Ricardo Boechat, em acidente de helicóptero
Mais adiante nessa linha dos elementos, o FOGO também ardeu na Amazônia, a ÁGUA foi contaminada pelo óleo no nordeste brasileiro, e o AR viu caírem dois 737-200 cheios de pessoas que confiavam na revolucionária tecnologia...

Na lista dos XYZ9, guerras começaram, ou terminaram, e uma começou e terminou. Em 2019, a 3ª Guerra Mundial não começou, apesar de alguns movimentos perigosos terem acontecido, principalmente com alguns movimentos de Mr. Trump, com suas twitadas com Irã, Coréia do Norte, Ucrânia, tendo as duas primeiras com perigo nuclear. Por outro lado, não houve motivo para celebrar nenhum fim de guerra, afinal continuam os conflitos no Iêmen, na Síria, no Iraque, na Tunísia, a Primavera Árabe segue em aberto, Afeganistão, Sudão, e tantos outros, que seguem firmes. E continua também o conflito Israel-Palestina, que seguramente completará séculos e séculos. Além da questão Curda, que teve um aperitivo na Turquia por conta de uma decisão de Mr.Trump, olha ele aí novamente. Recentemente, eclodiu uma espécie de Primavera Latino-americana, em revoltas com mortos no Chile, na Bolívia, na Colômbia, no Peru, no Equador, além da continuidade de Maduro, trágico para o povo venezuelano. Será que alguns desses movimentos serão lembrados daqui a 10, 20, 50 anos? 

Na lista dos XYZ9, houve o início de Revoluções que marcaram a humanidade. Neste ano, destacam-se os movimentos marcados por apetrechos de vestuário: os coletes amarelos na França e os guarda-chuvas de Hong-Kong. O primeiro arrefeceu já um pouco, mas o último segue firme, com a busca da liberdade contra o opressor irmão chinês. Será que a proeminência da jovem Greta aumentará a ponto de seus movimentos serem elevados à categoria de Revolução Ambiental?

Na lista dos XYZ9, houve a conjunção de tecnologia com coragem desbravadora que levaram o Homem à Lua. Em 2019, decerto houve muito avanço tecnológico, principalmente na inteligência artificial, em que os chineses estão muito à frente, na impressão 3D, que recentemente construiu uma casa inteira, ao custo de 10 mil dólares, e também avanços contra o câncer e Alzheimer e outras doenças degenerativas foram anunciados, mas nada que se diga: '2019 foi o ano da tra-lá-lá'. Não tenho ciência de nenhum breakthrough que mereça ser celebrado.

Na lista dos XYZ9, houve uma crise de dimensão global. Neste final de 2019, há alguns gatilhos que podem detonar uma outra crise de proporções mundiais, como a disputa entre os EUA e a China sobre comércio e tecnologia, a disputa crescente entre os EUA e o Irã, a provocação de Boris Johnson contra a União Europeia, e até nossos hermanos da Argentina podem contribuir, pois podem entrar em rota de colisão com o Fundo Monetário Internacional no governo peronista recém assumido. Haverá tempo para a crise efetivamente efetivar-se? Duvido!

Na lista dos XYZ9, houve um novo governo celebrado, na verdade uma celebração da esperança, com a chegada de um negro ao comando da maior Nação do Planeta... O que poderá deixar 2019 marcado na lembrança? 
Vão se lembrar da volta da esquerda na Argentina?  
Vão celebrar a volta da direita no Uruguai e Bolívia? 
Vão celebrar a chegada de um novo líder em Israel? 
Vão celebrar o Boris Johnson da Inglaterra, por resolver o Brexit? 
Vão celebrar o novo Imperador do Japão, com o anterior ainda vivo? 
Vão celebrar a chegada de Jair Bolsonaro?

Haverá algum evento digno de lembrança, para o bem ou para o mal?

Ou será um ano a ser esquecido, repudiado, vilipendiado?

O futuro dirá!

Aceito sugestões!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário