Foto by Kaio Caiazzo - no BNDES |
Felipe seguiu em 2019 com sua carreira na Baleia, com lançamento do terceiro disco em capítulos e seguiu sua parceria com o genial pianista Vítor Araújo, com quem tocou várias vezes, e em especial uma delas, em que Felipe foi com ele a New York!!!
Porém, o assunto deste post é o seu violino!!! Em 2020, e até agora, foi sua principal fonte de trabalho!
O Felipe preparou uma playlist no Spotify com todas as canções para as quais foi contratado para fazer arranjos de cordas, e tocar seu violino (e às vezes, uma viola emprestada...).
Fui apresentando ao longo do ano, pelo Facebook e pelo Whatsapp, à medida que ele as ia lançando, mas chegou a hora de registro no blog, o que sua decisão de fazer essa playlist ajudou em muito!!!
Os intérpretes que o contrataram?
Nando Reis, Gal Costa, Elza Soares, Erasmo Carlos, Pedro Luiz, Pity, Claudette Soares, Seu Jorge, Jorge Drexler, Toquinho, além de outros da cena independente, muito interessantes .. E em breve, vai acrescentar Armandinho na lista, que é viva, arranjos já feitos e violinos já gravados.
Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Emicida, Chico Buarque, Bob Dylan, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Sílvio César, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Sérgio Britto, Paulo Miklos, Gilberto Gil, Hyldon, Secos & Molhados, Tim Bernardes, além outros da cena independente de muito conteúdo.
Os gêneros musicais?
Rock, Romântico, Soul, Disco, Samba, Funk, Indie Rock, Pop Progressivo, Tango e outros mais complexos de definir, o que prova que o violino vem acrescentar emoção a todo estilo de música.
Acrescente-se também à lista de intérpretes e compositores, claro, as bandas das quais Felipe participa ou participou, Baleia, Primavera nos Dentes, Albatroz, Xóõ e mesmo Los Bife, a primeira banda do Felipe, os amigos mais antigos recordarão com saudade! Como disse, a playlist tem mais de 100 canções. E crescendo!
O violino encanta...Sempre ouvia um acorde ou outro lá escondido atrás da porta enquanto ele compunha, e ele me mostrou algumas na íntegra, mas agora, tudo junto e misturado, a coisa ficou genial.. Só não gostei, ainda, de uma meia-dúzia de 8 ou 9, e olha que eu incluo uma da Baleia aí, já falei pra ele. Enfim, o índice de aprovação é superior a 90%
Já no quesito CORDAS, a aprovação foi a 100%.
Sempre muito lindo, mas eu devo ser suspeito...
CONFIRAAAA!
Quem diria que aquela matéria eletiva que escolheu no Middle School lá de Houston, aos 11 anos de idade, iria levá-lo a uma atividade profissional, com possibilidade de parcerias tão legais?!!
Incluídas na lista estão as 10 canções do novo disco de Gal Costa, que ele co-produziu, celebrando os 75 anos da cantora. Foram 10 duetos dela com cantores do mais variado espectro, revisitando canções que foram sucesso na voz dela.
Beleza - grandes padrinhos, hein! Pessoalmente, eu adorei Primavera nos Dentes - que pena que não deram continuidade ao projeto.
ResponderExcluirQuanto ao instrumento, - o violino - ele costumava ser associado à música clássica até que finalmente foi incorporado ao rock. O grupo americano Kansas foi um dos principais divulgadores do instrumento aí gravar DUST IN THE WIND, onde o violino era o astro da canção! Ao mesmo tempo, a britânica ELO, Electric Light Orchestra, dominava as paradas dos anos 70-80 misturando rock e música clássica, onde o violino era "número one". Finalmente, o francês Jean-Luc Ponty, violinista clássico, introduz o violino elétrico em suas composições jazz fusion e é convidado a participar da segunda formação da Mahavishnu Orchestra, ao lado do guirarrista John Mclaughlin, onde explora ao máximo o som de seu instrumento. No rock nacional, os Titãs inseriram o instrumento em seu álbum Acústico MTV, quebrando recordes de venda. Conclusão- Felipe está no caminho certo! Parabéns!