-

sábado, 21 de dezembro de 2019

O Terceiro Ano Escarlate

Acabei de definir: um Ano Escarlate é um ano que tem lançamento de um livro de Renata Ventura, minha filha. E então:

2011 foi o 1º Ano Escarlate, com o lançamento de A Arma Escarlate
2014 foi o 2º Ano Escarlate, com o lançamento de A Comissão Chapeleira
2019 foi o 3º Ano Escarlate, com o lançamento de O Dono do Tempo

Sim, sabíamos que 2019 seria Escarlate, mas não que ficaria tão grande, perto de 900 páginas, a ponto de ter que ser lançado em dois volumes. Então eles ficaram sendo conhecidos como Livros 3.1 e 3.2! E completou-se a primeira Trilogia de 4 Livros da história recente do mercado editorial!

A foto traduz tudo!!!
2.034 páginas - AAE: 485; ACC: 655; ODT Parte I e II: 894

O ano foi intenso pra Renata e eu fui divulgando no Facebook e Whatsapp, mas deixei o blog chupando dedo. Agora, tive que tirar o atraso, fui buscar os eventos de agosto e setembro e criei quatro posts novos, todos referentes ao Livro 3.1, quem quiser se lembrar, é só clicar no link!
  1. Lançamento na Bienal do Rio (resumo neste link) 
  2. Lançamento na Livraria Cultura de São Paulo (reportagem neste link)
  3. Para o qual até fiz um Poema Convocação para o evento (link)
  4. As reações foram chegando e elas foram ótimas (confiram neste link), os fãs o elegiam como o melhor livro da série, e reservavam muita expectativa para a conclusão da trama, que se passaria todinho na selva amazônica.
A pré-venda do Livro 3.2. iniciada em novembro. foi excelente, os livros foram chegando nas mãos ou nos Kindles dos fãs, e sendo devorados. Reservei apenas uma de muitas reações para ilustrar aqui, por ser desprovida de spoilers
Acabei de atingir 50% do livro 3.2 e, gente, não tá dando. Acabei de ter uma crise de riso nervoso aqui em casa e tive que largar o livro pra vir publicar isso. Sabe aquela luz de esperança no fim do túnel? Então, nesse livro não tá tendo luz, nem esperança e muito menos túnel. Só achei sensato avisar que: estejam preparados. É isso, bom domingo a todos.
A opinião foi corroborada por todos, os personagens novos foram muito bem recebidos, gerando novos favoritos da saga, que agora atinge mais de 2.000 páginas onde Renata consegue misturar como ninguém a fantasia de uma escola de magia com a realidade dos problemas brasileiros, ensinando história, geografia, folclore e principalmente transmitindo mensagens e valores.

Uma reação que me deixou particularmente feliz, desta vez sobre a obra toda da Renata, foi a de Mitsuru, um colega meu de empresa, da minha idade. Vejam:
Caro Homero, lemos (eu e Miriam) os 3 livros da Renata e ficamos positivamente surpresos com a habilidade dela em tratar a realidade brasileira e caminhos do desenvolvimento humano com muita propriedade e profundidade através de uma capa de fantasia. Não dá pra parar de ler. Já estamos aguardando o quarto livro. Muito legal ! Forte abraço
Foi um prazer ler essas palavras!!! Importante, para provar que a obra de Renata não é um mero exercício de fantasia, mas sim, como Mitsuru percebeu, um compêndio de lições e mensagens, imiscuídas sob um verniz de fantasia. 

E, principalmente, para todas as idades!

Neste especial ano, ela também entregou ao mundo um ótimo site
www.renataventura.com.br

Atente-se para a opinião dos professores!!

O público foco é de 15 a 30 anos, mas ela tem fãs de 10 a 80, digo, 93 anos (corrigido após comentário aqui neste post)!

Para terminar, uma última pergunta que um leitor dirigiu à Renata após ler O Dono do Tempo Parte II ...
Renata Ventura, sendo a comparação inevitável, como é ser uma escritora melhor que a JK Rowling? 
Eu queria entender como é ser essa pessoa iluminada maravilhosa.
Sem palavras....

O que você está esperando para entrar nesse mundo e verificar a veracidade dssas afirmações??

A Amazon disponibiliza a coleção completa!!

A Arma Escarlate
https://amzn.to/2KUocSG

A Comissão Chapeleira 
https://amzn.to/2qEHqVI 

O Dono do Tempo - Parte 1
https://amzn.to/2Oo7v49

O Dono do Tempo - Parte 2  

https://amzn.to/2DlEgc5

3 comentários:

  1. Homerix,

    Excelente resenha.Os livros ricamente escritos pela Renata são ótimos e cativantes para qualquer idade. Em breve espero ter tempo para desfrutar plenamente o 3.1 e o 3.2.

    ResponderExcluir
  2. Que vire roteiro de um filme sobre a saga.

    ResponderExcluir
  3. Homero, sugiro rever o público foco, pois minha sogra está se iniciando nessa saga, no primeiro livro... Ela tem 93 anos! Abcs

    ResponderExcluir