-

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Assisti, Li, Vi - Top 5 do ano

Ao compilar o que me fez feliz em 2019, muito foi do que escrevi no blog, e isso estará num outro post. Não poderia deixar de lembrar, entretanto, do cinema, da literatura e dos palcos ou feiras.

Em vez de ir um a um dos melhores, resolvi fazer uma tabela em Excel, e colar aqui. 
Espero que apareça legal!

RankingCinemaLeituraEventos
1Era uma vez em HollywoodMichelle ObamaRenato e seus Blue Caps
2O CoringaA OdisséiaElvis Presley Cover
Ben Portsmouth
3YesterdayElza SoaresBatman 80 Anos
4ParasitaMacunaímaFrenético Dancing Days
5Dois PapasWalt DisneyCirque du Soleil

O Ranking é de  

Felicidade! 
Por exemplo, o filme que mais me deixou feliz foi o do Tarantino (como sempre acontece em Anos Tarantino), e logo depois, 'O Coringa', de Joaquim Phoenix, que me deixou feliz por uma atuação que vai lhe garantir Oscar de Melhor Ator, e o livro que mais gostei foi a Biografia de Michelle Obama, que mulher, e o evento que mais gostei foi o show de Renato e Seus Blue Caps, saí feliz por ouvir tantas canções da minha juventude, mas logo seguidinho com o excepcional cover de Elvis, tanto em aparência, como em voz, como em presença! Afora 'Cirque de Soleil', todos eles são links, em que poderá buscar as resenhas!

Livros, eu tenho certeza que li 15 (pouco, muito pouco, reconheço), porque escrevi sobre tudo que li, juntei a todas as outras resenhas que fiz e coloquei num post aglutinador, aqui! até pela própria lista dos Top Five, notarão que foram muitas biografias mas, no final, dediquei-me a uns poucos clássicos, dos quais Macunaíma foi uma surpresa agradabilíssima. Não posso também deixar de dar o destaque do resgate que foi ler, finalmente, 'A Odisséia', do meu xará, poeta grego cego, lá de 2,7 milênios atrás.

Já dos filmes, não tenho idéia de quantos vi, sei lá, qualquer número entre 30 e 40, pois não escrevi sobre tudo o que vi, mas tudo o que escrevi sobre filmes está aqui.. Nos citados, surpreendente foi o coreano 'Parasita', sensacional.  E 'Yesterday', verdadeiramente hilário, mesmo pra quem não é fã dos Beatles. Antes eu havia colocado 'Vingadores - Ultimato' na lista, porque, além de me deixar feliz, foi o coroamento de uma sequência de 23 filmes do universo Marvel, que prendeu os aficionados. Só que, então, eu vi 'Dois Papas', e Marvel pulou fora!!

A lista dos Top Vistos não tem muito mais que os listados. Incluí aí uma feira que vi, sem querer, em São Paulo, lembrando os 80 anos de Batman, e que foi maravilhosa, muito bem curada, cuidada, montada, e que me deixou verdadeiramente feliz. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário