-

sábado, 25 de junho de 2022

OUÇA e LEIA - Os Nomes de Animais nas Canções dos Beatles

 Esta é a 23ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo

Clique neste LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 

É o fim das estatísticas colhidas das letras das canções!


______________________________


Os Nomes de Animais nas Canções dos Beatles






E segue a política do 'Uma coisa leva à outra', mais uma vez. 

Nos últimos três programas, listei os números, listei os nomes de gente e os nomes de lugares e outras coisas nas canções dos Beatles! Hoje vou seguir nessa seara com as citações de nossos amigos animais em canções dos Beatles! Vocês verão que surpresas acontecerão!

Nas listas anteriores, comecei com a contabilização dos compositores campeões em citações, porém, nesta tive que mudar o esquema, pois tivemos uma novidade!!!

Trecho de Octopus’s Garden

Sim, reconheceram a voz, não. Nosso Ringo Starr finalmente apareceu nesta minha nova série. Ringo vem com uma marca imbatível: 50% de suas composições para os Beatles têm a citação de um animal! Perdoem a zoação! Vocês sabem que eu amo Ringão, fundamental para o sucesso da banda. E Ringo ainda colocou o animal no título! Foi Octopus's Garden! E a canção é um sucesso, especialmente com as crianças, merecendo até um programa especial de Vila Sésamo, com direito a um vídeo super gracinha!

Agora, vamos aos campeões dos bichinhos! Na verdade, o campeão, sem disputa! É John, que citou 23 animais em suas canções! Lá looonge, vêm Paul e George com duas, e o nosso amado baterista com uma! Fizeram a conta? Quase 80% dos animais do universo dos Beatles vieram da mente de John Lennon!

Trecho de A Hard Day’s Night

E John começou logo cedo, na plena Beatlemania de 1964, na canção título do primeiro filme, reclamando que ele estava trabalhando pra cachorro… e no mesmo LP diz que vai amar sua mulher até que as vacas voltem para casa.

Trecho de When I get Home...

Interessante que John foi constante: não passou um só ano sem uma menção a um animal, religiosamente, até 1970 quando foi lançada Dig a Pony,

Trecho de Dig a Pony

sim que quer dizer poney, mesmo, aquele cavalo pequeninho, mas na letra está no significado de 'shot', um copo para aquele drink pequeno que se toma numa talagada só!! Mesmo assim, está na lista! O outro animal da canção é hog… você sabe o que é? Falarei ali adiante!

A canção de 65 foi Yes It Is, em que John lembra das borboletas que sentia no estômago ao ver sua amada, em meio a outras 16 palavras que rimavam com butterfly, e ano seguinte veio a primeira canção com um animal no título

Trecho de And Your Bird Can Sing

Em 67, em Sgt.Pepper’s, John apresentou Henry, o cavalo dançarino do circo de Mr Kite, claro, de John, que no final do ano, decidiu entrar de vez no ramo, mostrando a canção campeã de citações animalescas do catálogo Beatle.

Trecho de I AM The Walrus

Além da morsa do título, I Am The Walrus veio com outros quatro animais, a mulher do peixe crabalocker, seja lá o que isso signifique, o pobre cachorro morto com secreções saindo dos olhos, e os outros dois numa frase sem qualquer explicação plausível: 'Sardinhas de semolina subindo a Torre Eifell, pinguim elementar cantando Hare Krishna, cara, você devia vê-los chutando Edgar Allen Poe, sou o homem-ovo, eles são os homens-ovos, eu sou a morsa, goo-goog-joob!', uma brilhante viagem alucinógena!

Mais I Am The Walrus

O Ano de 68 abriu com a gravação da sensacional Hey Bulldog, que trazia também o Cão-Pastor e o Sapo-boi pra rimar com ele (Sheepdog e Bullfrog), que seria lançada no filme Yellow Submarine em julho, mas apenas no começo do ano seguinte em disco. Naquele ano glorioso veio o Álbum Branco, o campeão absoluto em citações, com 10 das 30 canções mencionando um animal, e apresentando 12 criaturas de todas as  espécies… Dove, Tiger, Elephant, Lizard, Blackbird, Pig, Raccoon, Seashell, Eagle, Worm, Monkey, Bee.

Trecho de Everybody's Got Something To Hide Except For Me And My Monkey

O macaco que não tem nada a esconder, assim como John, vem numa canção deste último que deixou a todos os participantes eletrizados. Ele também nos choca com a imagem de uma águia comendo seu olho e o verme lambendo seu osso, em tremendo estado depressivo suicida em Yer Blues.

Trecho de Yer Blues

John também nos apresenta os animais asiáticos, como o elefante que Bungallow Bill usou na caçada ao pobre tigre que matou na Índia. O Bird and Bee de Cry Baby Cry, era apenas o nome de um local imaginário onde o Duque ia colocar uma mensagem, portanto não tinha a ver com os animais em si. E até olhos de concha apareceram (sim, concha é um animal) que John compara aos de sua mãe Juuuliaaa, seashell eyes.

Aquela lista dos animais de 68 que apresentei abre por um animal que eu não identifiquei de imediato que era um animal, mas desconfiei porque na letra, ele aparece em 'dove tail' de Glass Onion, portanto, se tem rabo, é porque é animal! Aliás, tenho minhas dúvidas que as pessoas com conhecimento mediano de inglês identifiquem, por exemplo, que animais sejam  dove, hog, jay, pilchard.

Dove é pombo (além de pigeon), 

Hog é porco (além de pig), 

Jay é gaio (um pássaro),

Pilchard é sardinha.. como já traduzi ali em cima, elas foram apanhaadas subindo a Torre Eifell


Trecho de Blackbird

Nem sempre os animais aparecem exatamente como animais que são. Raccoon (que é guaxinim), por exemplo, é um apelido do personagem Rocky, que Paul tirou da cartola, e ele também nos apresentou Blackbird, mas, na verdade, é usada no sentido figurado, era uma mensagem de Paul às garotas negras (pois birds, eram garotas na gíria da juventude na época), incentivando que 'voassem', era 68, época de Martin Luther King e de valorização da raça, no outro lado do Atlântico.

Os animais que George nos apresentou foram também em títulos de duas canções.


Incluir Piggies


O tal Blue Jay era um pássaro azul que era nome da rua em que se hospedou em Los Angeles. E os porquinhos de Piggies, eram na verdade usados num tremendo sentido figurado criticando os ricos por desprezarem os pobres.

E tem aqueles que sabemos ser animal, a Martha, cadela de Paul, mas dog está nesta lista por causa da já anotada presença em A Hard Day’s Night.


Incluir Old Brwn Shoe


Vamos a um resumo científico. Cinco espécies de animais apareceram, os mamíferos sendo os mais citados, com 12 ocorrências, e teve pássaros, animais marinhos, répteis e até insetos! Precisaria de um zoológico de amplo espectro para acomodá-los! Isso leva imediatamente a lembrar de Old Brown Shoe, espetacular rock em que George usa a palavra zoológico abreviada, embora em contexto fora do significado básico, ‘got me escaping from this zoo’ mas decerto vale o registro, como local onde se encontra muitos animais, como é, em verdade, o maravilhoso catálogo dos Beatles!

Trecho de Old Brown Shoe com ‘got me escaping from the zoo’ de Old Brwn Shoe

ATENÇÃO, eu já estava a começar as despedidas, ia dar Boa Noite, quando chegaram-me aos ouvidos a vozes dos Beatles em harmonia me dando Bom Dia três vezes ao som de um galo cantando!

Início de Good Morning, Good Morning, Good Morning

Pois ééé… já ia me esquecendo dos SONS de animais que se ouvem nas canções dos Beatles. Para além dos cachorros em Hey Bulldog,

Final de Hey Bull Dog com os cachorros

e dos pássaros que abrem Across The Universe,

Início de Across The Universe

tem a verdadeira cadeia alimentar que John, sempre John, nos apresenta ao final de Good Morning, Good Morning, e já emendando com a despedida da banda do Sargento Pimenta!

Note, na ordem, como se um animal fosse devorado pelo outro, galo, aves, gato, cachorro, carneiro, leão, elefante, e também cães caçando raposas, e cavalos galopando, tudo finalizando com uma galinha, e ao som de seguidos Good Morning Good Morning Good Morning.

Agora, sim!!

Em príncípio, está terminada esta série de estatísticas sobre as letras dos Beatles, e voltaremos aos Songfacts na semana que vem, a não ser que apareça nas ideias algo mais que se possa escarafunchar nesse maravilhoso universo dessa extraordinária banda!

_______________________________________

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles

 

O Submarino Angolano apresenta Os Animais nas Canções dos Beatles

 

JÁ FORAM 41 VIAGENS!!!

___________________________________

Antes, está combinado!! 

Logo mais às 13 horas, 

mais uma edição do Submarino Angolano, 

com mais uma nova atração!

Admito ser um horário ingrato, mas sempre tento!

Se tudo falhar, na 2ª feira, tem podcast!

_________________________________________________

No programa de 25 de junho, o 4º capítulo do projeto, 

'As curiosidades estatísticas nas Letras dos Beatles'

E tem mais Beatles Gaveaways

E mais canções que os citam.... o que o DJ trará?

_________________________________________________


Se ligue em lacluandafm.blogspot.com e dê um Play!

No celular, é melhor com este LINK

 

  1. Neste LINKMinha apresentação aos ouvintes da Rádio
  2. Neste LINKA gênese da capa do LP Abbey Road
  3. Neste LINKAs 8 condições SineQuaNon dos Beatles
  4. Neste LINKAnálise de Misery estendida
  5. Neste LINKAnálise de Ticket To Ride estendida
  6. Neste LINKAnálise de de It Won't Be Long estendida
  7. Neste LINKMinha viagem comparando Imagine com Star Trek
  8. Neste LINKAnálise de You Won't See Me estendida
  9. Neste LINKHomenagem a Buddy Holly e Don McLean
  10. Neste LINKHomenagem a Lizzie Bravo + Across The universe
  11. Neste LINKAnálise de If I Fell, estendida
  12. Neste LINKAnálise de We Can Work It Out, estendida
  13. Neste LINKAnálise de de Hey Bulldog, estendida
  14. Neste LINKAnálise de Penny Lane, estendida
  15. Neste LINKAnálise de Piggies, estendida
  16. Neste LINKAnálise de Magical Mistery Tour, estendida
  17. Neste LINKAnálise de I Am The Walrus, estendida
  18. Neste LINKAnálise de Girl, estendida
  19. Neste LINKAnálise de I've Got A Feeling, estendida
  20. Neste LINKAnálise de One After 909, estendida
  21. Neste LINKAnálise de Call Your Name, estendida
  22. Neste LINKAnálise de She Said She Said
  23. Neste LINKO 1º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  24. Neste LINKO 2º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  25. Neste LINKO 3º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  26. Neste LINKO 4º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  27. Neste LINK, O 5º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road
  28. Neste LINK, o 6º Compacto dos Beatles
  29. Neste LINKAnálise de The Ballad Of John And Yoko
  30. Neste LINKAnálise de Happiness Is A Warm Gun
  31. Neste LINKAnálise de While My Guitar Gently Weeps
  32. Neste LINKAnálise de You Know My Name (Look Up The Number) 
  33. Neste LINK1ª Década sem os Beatles
  34. Neste LINK2ª Década sem os Beatles 
  35. Neste LINK3ª Década sem os Beatles
  36. Neste LINKA 4ª Década sem os Beatles
  37. Neste LINKA 5ª Década sem os Beatles 
  38. Neste LINKA 6ª Década sem os Beatles
  39. Neste LINK, Os Números nas Canções dos Beatles
  40. Neste LINK, Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  41. Neste LINK, Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles


quinta-feira, 23 de junho de 2022

DePAULimento Presidencial

Este é um capítulo da coletânea 'Obama é o Cara'
Os demais capítulos podem ser acessados neste LINK

(este texto agora faz parte da Paul Week, 
comemoração de  aniversário de Paul McCartney - 80 anos) 
Neste LINK.
_________________________________________


Casa Branca, Julho de 2010: Paul McCartney e banda compartilham um palco dentro da Casa Branca, com renomados artistas americanos tocando suas músicas.

O motivo: Barack Obama oferece a Paul o Gershwin Award, concedido pelo conjunto da obra a grandes nomes da música americana (!). Era a 3ª vez que esse prêmio era concedido, pelo Congresso Americano. Os primeiros agraciados foram Paul Simon e Stevie Wonder. O 3º nem americano era, mas a importância que ele teve para os americanos foi levada em conta.

O show: ótimos desempenhos de Stevie Wonder (We Can Wotk It Out, que ele já havia gravado 30 anos antes),  Elvis Costello (Penny Lane, emocional, com um trompete piccolo maravilhosamente executado por um mariner a caráter) e Dave Grohl (Band On The Run, vigoroso!). Jonas Brothers (Drive My Car) até que não fizeram feio, mas lá estavam somente por causa do pedido das filhas de Obama. Jack White (Mother Nature's Son) intimista, diferente, mas não arrebatador. E uma certa Corinne Bailey Rae (Blackbird), competente, mas, sem o mágico arranjo do violão, ficou estranho. E outros menos cotados... Mas então veio Paul! Na verdade ele abrira a noite com 'Got To Get You Into My Life', e quando voltou, convidou Stevie Wonder pra cantar, adivinha o quê: Ebony and Ivory. Claro, quer canção mais indicada pra tocar naquela noite? Uma letra que incentiva a harmonia entre negros e brancos, assim como o ébano e o marfim das teclas do piano, why don't we?. Teve a inevitável 'Let It Be', e a mais-que-apropriada 'Michelle', que Paul pediu permissão a Obama pra cantar ... a música, não a Primeira-Dama. Logo depois, declarou: "I will be the first Rock Star to be punched by an America President!".

O Prêmio: Obama subiu ao palco para entregar o prêmio, e fez um magnífico discurso




Thank you. Thank you so much. Thank you, everybody. (Applause.) Please, everybody have a seat. The show is not over. (Laughter.) To all the tremendous artists from all the genres and backgrounds who’ve joined us tonight to pay tribute to the one and only Sir Paul McCartney, thank you so much. (Applause.)
…….
Even as we gather here tonight to present this annual award for extraordinary contributions to American music and culture -- that's right, we stole you, Paul -- (laughter) -- it goes without saying that this has been a very difficult time. We've gone through a difficult year and a half, and right now our thoughts and our prayers are with friends in another part of the country that is so rich in musical heritage -- the people of the Gulf Coast who are dealing with something that we simply had not seen before. And it’s heartbreaking. And we reaffirm, I think together, our commitment to see to it that their lives and their communities are made whole again. (Applause.) 
 
But part of what gets us through tough times is music, the arts, the ability to capture that essential kernel of ourselves, that part of us that sings even when times are hard. And it’s fitting that the Library has chosen to present this year’s Gershwin Prize for Popular Song to a man whose father played Gershwin compositions for him on the piano; a man who grew up to become the most successful songwriter in history -– Sir Paul McCartney. (Applause.)
By its very definition, popular music is fleeting. Rarely is it composed with an eye towards standing the test of time. Rarer still does it actually achieve that distinction. And that’s what makes Paul’s career so legendary.
It’s hard to believe it’s been nearly half a century since four lads from Liverpool first landed on our shores -– and changed everything overnight. And I have to share this story. While we were sitting here I learned that the bass that Paul was playing on stage is the same bass that he played at The Ed Sullivan Show, which he told me it cost him 30 pounds. He says he suspects it’s worth a little more now. (Laughter.)
But the Beatles, they weren’t the first rock stars. They’d be the first to say that others had opened that door for them. But they blew the walls down for everybody else. In a few short years, they had changed the way that we listened to music, thought about music and performed music forever. They helped to lay the soundtrack for an entire generation -- an era of endless possibility and of great change.
And over the four decades since, Paul McCartney has not let up -- touring the world with the band Wings or on his own; rocking everything from small halls to Super Bowls. He’s composed hundreds of songs over the years -– with John Lennon, with others, or on his own. Nearly 200 of those songs made the charts -- think about that -- and stayed on the charts for a cumulative total of 32 years. (Laughter and applause.) And his gifts have touched billions of lives.
As he later confessed of the Beatles’ first appearance on The Ed Sullivan Show -– where he carried that bass out -- that one evening that changed everything –- Paul said, “Luckily, we didn’t know what America was. We just knew our dream of it, or we probably would have been too intimidated.”
Tonight, it is my distinct pleasure to present America’s highest award for popular music on behalf of a grateful nation -- grateful that a young Englishman shared his dreams with us – Sir Paul McCartney. (Applause.)
E depois, subiu ao palco de novo, ao final, mas desta vez para cantar, sim, o Na Na Na de Hey Jude!

O cara é uma simpatia!

Felizmente, eu tenho o show, em DVD gravado!


Abraço


Homero Encantado Com Obama Ventura

Mais textos da Paul McCartney Week no link abaixo:
 
Blog do Homerix: Paul McCartney Week - 80 Anos
___________________________________________________

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Podcast Subamarino - Nomes de Lugares com os Beatles - Gaveaways e Paul 80 Anos

 Esta foi minha 41ª viagem como Contramestre do Submarino Angolano! Uau! 

Já quase 10 meses viajando nas águas plácidas da obra dos Beatles!

Mais uma vez, grandes inserções do DJ Paulo Seixas!!

E hoje, começou nova seção, as Gaveaways! 

Os Beatles compunham tanto que não conseguiam gravar todas elas! 

Nas próximas semanas, o Submarino viajará por esses mares!

18/06/2022 | 1º Songs The Beatles Gave Away | O Submarino Angolano | LAC - 95.5 FM | Angola 

- "One And One Is Two" – The Strangers with Mike Shannon - 1964 | The Beatles - 1964 

- "Like Dreamers Do" – The Applejacks - 1964 | The Beatles | Decca Tapes - 1962 

- O contramestre Homerix, a partir do Brasil, traz-nos uma análise à relação dos Beatles com nomes de terras, marcas e outros, nas letras das suas músicas 

- Os 80 anos de James Paul McCartney

Aqui, neste Podcast

https://m.mixcloud.com/tokeluanda/18062022-1o-songs-the-beatles-gave-away-o-submarino-angolano-lac-955-fm-angola/

Nosso comandante Seixas é o responsável por inserir os trechos de áudio conforme minhas 'deixas' ou mesmo outros que achar convenientes em seu enorme arsenal de ficheiros (como lá por aquelas bandas chamam os nossos 'arquivos') de sons dos Beatles. A liberdade é plena!! Nossa sintonia é ótima!!!







OUÇA e LEIA - Os Nomes de Lugares (e outros) nas Canções dos Beatles

 Esta é a 22ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo

Clique neste LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 

Ele inicia uma nova série, com estatísticas colhidas das letras das canções!


______________________________


Os Lugares (e outros nomes) nas Canções dos Beatles


E segue a política do 'Uma coisa leva à outra'. 

Meio que sem querer, compilei os números nas canções dos Beatles, segui com os nomes de gente, e me lembrei de como ressaltava, para mim, desde sempre, em algumas letras, os nomes de Lugares.

Início de Get Back

De imediato, vinham-me à mente os dois estados e uma cidade americana, Tucson, Arizona for some California grass, logo no primeiro verso de Get Back, mas podia listar de cabeça mais de 20, só entre países, estados e cidades, e fui à caça e encontrei mais 20, aí já incluindo locais de visitação, órgãos de governo.

Comecei então a ampliar a busca para as demais palavras que são capitalizadas, ou seja, começam com letra maiúscula, por norma da língua inglesa, e aí chegaram os títulos de nobreza, as datas, os astros, os adjetivos pátrios, passando por marcas e saudações e até uma nota musical. Sabe quantas  palavas capitalizadas encontrei? Mais de 80, acredita? Na ponta do lápis, exatamente 83 ocorrências

Início de Ballad of John And Yoko

Como quase sempre, John lidera o movimento, ele compôs 47 delas, contra 30 de Paul e 6 de George, em terceiro e último lugar. Ringo passou em branco nesse quesito!

Deve-se ressaltar que grande parte da frente obtida por John foi propiciada por UMA canção, afinal ele compôs a lua-de-mel mais famosa da história do Rock, The Ballad of
John & Yoko, um verdadeiro roteiro turístico, com 12 ocorrências! A viagem começando em
Southampton tentando ir a Holande or France, finalmente chegando a Paris, passeando pelo Rio Sena, depois casando em Gibraltar, perto da Espanha, e ficando no hotel Hilton de Amsterdam, dando um pulinho em Vienna, antes de voltar a Londres, vai contando, deu 11, e claro, fechando com a interjeição Cristo, várias vezes nos refrões, a entidade crística conforme expliquei em um áudio passado

Início de Back In The USSR

Mas Paul mostra força com duas canções com 6 ocorrências, numa delas partindo de Miami Beach em voo da B.O.A.C. rumo à então União Soviética passando pela capital Moscow e lembrando-se das repúblicas Georgia e a hoje sofrida Ucrânia. Sua outra sêxtupla é Lady Madonna, que tem o próprio título, e tem 4 dias da semana, Sunday, Monday, Tuesday e Friday, que em inglês começam por maiúscula pois são celebram dias de astros ou de divindades. Aliás, Wednesday e Friday não foram esquecidas, elas aparecem em She’s Leaving Home. Somente Saturday ficou chupando o dedo.

Antes de passar às demais, passo por uma constatação temporal. Cerca de 90% das ocorrências acontecem nos anos de estúdio, 67, 68 e 69. A Beatlemania, que varreu de 63 a 65, como ocorreu nos Homens e Mulheres, passou quase batida nas citações capitais. Apenas UMA canção do período apresenta uma, delas, e por um motivo que só descobri recentemente. O 'Ride' de Ticket To Ryde pode não ser um verbo, como eu e a torcida do Flamengo supúnhamos, mas tratar-se de Ryde, com y, uma cidade litorânea da Inglaterra, que John e Paul visitaram ainda rapazes, e para onde 'She's got a ticket...'. Mas isso pode ser balela de John, que contou essa história.. Mas vale para a estatística!



Vale um parêntesis sobre 'Capitalization in English', ou seja, como nossos irmãos saxônicos decidem colocar palavras com iniciais maiúsculas:

Início de Norwegian Wood

  • Aqui, no nosso idioma, não se dá o devido valor à nacionalidade da pessoa, no Brasil somos brasileiros, com B pequeno, mas lá temos mais valor, 'we are all Brazilians', com B grande, bem mais importante, né! E assim ocorre também com todos os adjetivos pátrios. John foi o único a usá-los, em 6 oportunidades, sendo duas em Revolution 9 (The Watusi e Welsh), duas em Bungallow Bill (American e Saxon), ele falou da English rain, onse se bronzeia, mas o maior destaque é Norwegian Wood, que foi nome da canção. Vale ressaltar que The Watusi é a única citação proveniente do continente africano, já bem mais que o asiático, que não recebeu nenhuma.


Início de Here Comes The Sun


  • Localidades religiosas, como paraíso e inferno, merecem o destaque, portanto Heaven e Hell começam em letra maiúscula, porém não quando são usados como descritivos, exemplo 'that place is a hell', o 'h' é então, minúsculo;

  • Nossos astros, como sol, lua e terra, também merecem letra maiúscula, portanto SunMoonEarth, com S, M e E maiúsculos. Outros sóis e outras luas, não se deve capitalizar; por exemplo o Sol de Here Comes The Sun leva maiúscula, já os ‘million suns’, que John contou em Across The Universe, ficam na pequeninha mesmo


Início de Dr. Robert


  • Da mesma forma, começam por maiúscula os títulos, como rei, rainha, capitão. Quinze títulos mencionados, o King of Marigold, a Duchess of Kircaldy (de Sexy Sadie), o Captain Marvel, (be Bungalow Bill), o Monsieur (no final de I’m So Tired), o Mr. Boatswain (de Yellow Submarine), o Chairman Mao (de Revolution), o Father McKenzie (de Eleanor Rigby), a Mother Superior (de Happiness is a Warm Gun), o Guru (de Across The Universe), os Mister Ministros de Taxman, e, claro, Doctor Robert, Sergeant Pepper, e Her Majesty.

  • Lá, como aqui, as saudações são em maiúscula, o Hare Krishna e o Jai Guru de Across The Universe, e a mais falada de todas Hey Jude, como já mencionei no relato dos nomes!

2º Verso de Come Together, que tem Coca-Cola

  • As marcas aparecem em 3 canções, e cada um dos Beatles usa uma delas, Paul voa na B.O.A.C., a antecessora da Brittish Airways, rumo à União Soviética, George fala mal das Northern Songs, e John toma sua Coca-Cola em Come Together, aliás, o que fez com a canção fosse banida pela BBC, por parecer propaganda de refrigerante

  • Finalmente, a solitária nota musical é MI, em sua notação técnica, a letra E, que está escondida em Baby You’re a Rich Man, “tuned to a Natural E”

Pra finalizar, volto aos Locais ressaltados nas letras, alguns dos quais já mencionei hoje. Foram um total de 46 ocorrências, e agora apresento uma estatística interessante, localizando-os ao redor do mundo, juntamente com os 6 adjetivos pátrios e as 3 marcas. Vejam como ficam distribuídos pelo mundo esses 55 termos.

Último Verso de A Day In The Life

O Reino Unido, claro, é o campeão de citações, com 19 delas, sendo 16 lugares. Além dos já citados, destaque absoluto para o ano de 67, que trouxe a Penny Lane de Paul, e Strawberry Fields de John, e consagrou os inesquecíveis 4.000 buracos Blackburn, Lancashire e do Albert Hall, de A Day In The Life, que também apresenta a House of Lords. E John ainda esteve em Bishopsgate, onde rolava a Pablo Fanques Fair!

A Europa, sem contar o Reino Unido, vem a seguir com 17 citações, sendo 14 lugares, quase todos já citados aqui, com a espetacular exceção da Eifell Tower sendo escalada por lagartos de semolina na mente alterada de John em I Am The Walrus. Ah, sim quase ia me esquecendo que Paul nos levou a passear na Isle of Weight, em When I’m Sxty Four.

Trecho de Honey Pie

Os Estados Unidos ocupam um honroso 3º lugar, com 13 citações, sendo 11 lugares, cinco anteriormente citados, os outros 6 divididos em 3 canções, Blue Jay Way (o próprio nome da rua e a cidade L.A ou Los Angles), Rocky Raccoon (as Black Mountain Hills em Dakota), e Honey Pie (com o nome do país e também da cidade do cinema).

Criei uma categoria World, que engloba tudo que não está na Europa e nos Estados Unidos. Aí se encaixam o Oceano Atlântico, aquele que Paul pede para Honey Pie cruzar, o nosso próprio Planeta Terra, que George se lembrou de consagrar em The Inner Light, e John foi mais além, viajando Across The Universe, acima de nós, mas acima de tudo, o Paraíso, o Heaven, para onde vão todas as crianças boas de You Never Give Me Your Money.

Trecho de You Never Give Me Your Money.


Ufa, acho que não me esqueci de nenhuma! Se esqueci, perdão!

Pronto! Decerto não há banda que tenha sido mais abrangente em suas letras!!

Mais curiosidades sobre os Beatles, na próxima edição do Submarino Angolano.

_______________________________________

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles