-

sexta-feira, 5 de março de 2021

The Beatles on Girls - The 19 Flirt Songs

Capítulo 6

Este é mais um capítulo do Projeto

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 


Antes:

5. Neste LINKcomentários e trechos da classe 'In Love' das Girl Songs

ALERTA: nas canções com títulos em vermelho 
têm mais detalhes sobre elas. 
Basta clicar em seu nome!

Nesta Classe de Girl Songs, Flirt, ou Paquera, no popular tupiniquim, é a fase pré-namoro... ou não... afinal pode não dar certo! Então, temos exaltação das qualidades próprias, garantias de que 'serei um bom rapaz', o 'amor de sua vida', verdadeiro, fiel, promessas de generosidade, colocando-se à disposição se ela estiver solitária, ou simplesmente, um convite pra dançar, pra tomar um chá, e ter a chance de segurar a mão dela.

A Classe Flirt também abre a carreira dos Beatles (Love Me Do), e tem seu foco, claro, na Beatlemania (14 canções de 1963 a 1965), com presença solitária em 1966 e 1967, sumindo em 1968, e retomando com duas no último ano produtivo, 1969 (em 1970 só houve o lançamento do último LP), gravado no ano anterior!




Paul foi quem mais escreveu Flirt Songs, foram 8 canções, John escreveu outras 3, os dois juntos mais 5, que dividi arbitrariamente entre os dois, e George fechando com as outras 3. Como já antecipado em capítulos anteriores, Ringo não escreveu nenhuma Flirt Song..

Note que:
  • As 5 canções Paquera da dupla John e Paul foram todas em 1963, tendo 3 alcançado o 1° Lugar nas paradas de compactos, From Me To You, I'll Get You (Lado B de She Loves You), e I Want To Hold Your Hand, que abriu as portas do mercado americano para os Beatles, e as outras duas, uma em cada LP do ano Please Please Me e With the Beatles, que também foram 1° Lugar nas paradas de LPs;
  • As 4 canções Flirt de 1964 são do álbum A Hard Day's Night, também 1° Lugar nas paradas de LP's, tendo 3 delas 'atuado' na trilha sonora do filme, If I Fell (John), Can't Buy Me Love (Paul), e I'm Happy Just To Dance With You (John, cantada por George)
  • Falando em George, ele começa sua presença no ano seguinte, com If I Needed Someone (Rubber Soul, 1° Lugar nas paradas de LPs) e repete a dose com I Want To Tell You em 1966 (Revolver, 1° Lugar nas paradas de LPs), e volta no final com Old Brown Shoe.
  • Paul volta à carga convidando Lovely Rita meter maid pra tomar um chá em Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band (1° Lugar nas paradas de LPs) , e John apenas no final, cantando mais uma vez seu amor por Yoko, em Abbey Road!!
(*) Vamos combinar que o fato de ser 1° Lugar 
nas paradas é tão comum que não vou mencionar mais, 
Apenas quando não acontecer (e aconteceu)!

Na tabela abaixo, conforme prometido, listo as canções, com sua autoria e um trecho da letra com a evidência de por que eu a classifiquei assim.

Para acompanhar, se quiser, faça um download deste arquivo .mp3, aonde consolidei os trechos das canções que falam os trechos das letras que selecionei. Que tal? Eu juro que tentei muuuito colocar um link executável para cada uma, mas não consegui, então vai por download mesmo...  
Tente, neste LINK.


E, me perdoem, por interromper tão bruscamente tantas obras de arte.... se eu me estendesse muito, ia ficar muito pesado!!



Próximo Capítulo

7. Neste LINK, comentários e trechos da Classe DtR Talk das Girl Songs

8 comentários:

  1. Homero eu diria que a fase pre namoro na minha juventude foi a de Burt Bacarah mas nao posso deixar de lado os Beatles que me pegou numa fase de mais liberdade no amor.kkkkkk saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos! Muitas descobertas, uma paixão a cada esquina e essas flirt songs só fazem reforçar as distantes lembranças.

    ResponderExcluir
  3. Caro Homero. Excelente. Mas, diferente Do que você disse, que não vai mais indicar as que foram primeiro lugar nas paradas eu vou continuar colocando suas matérias como primeiros nas paradas! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Caro Homero. Excelente. Mas, diferente Do que você disse, que não vai mais indicar as que foram primeiro lugar nas paradas eu vou continuar colocando suas matérias como primeiros nas paradas! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Caro Homero. Excelente. Mas, diferente Do que você disse, que não vai mais indicar as que foram primeiro lugar nas paradas eu vou continuar colocando suas matérias como primeiros nas paradas! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Este era o estilo de todos os compositores pré Beatles também. Músicas não direcionadas, necessariamente, a ninguém em particular. Apenas para a moçada pudesse cantar como bem entendesse. Nem sempre aparece nomes ( acho que apenas Lovely Rita vem com nome) de modo que poderiam ser usadas no dia a dia de qualquer pessoa para quem quer que fosse. Mesmo pessoas gays ou bi poderiam visto que nem todas vem com "she" na letra. Ou então mudar...Marianne Faithfull gravou And I love her como And I love Him. Eles começaram a ir além disso pouco depois e soube que por influência de Bob Dylan.
    Não que fossem letras ruins. Algumas eram bem bacaninhas. Adoro From me to you. Apenas não havia ainda originalidade. Pegue a letra de I am the Walrus por exemplo...

    Eu costumava ouvi-los cantando essas musicas imaginando que cantavam para mim. Uma vez virou sonho. Paul tocou Little Child ao piano e a cantou para mim num sonho. Sei que foi gravação de John...mas no meu sonho era Paul cantando. Que privilógio. rs rs rs

    ResponderExcluir
  7. Lembrei agora daquele texto enorme The Beatlles...The Truth. Conhece? É anômimo. Não sei se foi escrito por homem ou mulher. Mas quem escreveu nos aconselha a fazer o que eu fazia. Imaginar que cantavam para nós. E cita exatamente From me to You como poderosa. Este texto é meio conspiratorio, insinuando que os Beatles representavam algo muito maior do que imaginamos. Algo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Amo todas elas. Mas vem cá, John falou que I wwnt you (she's so heavy) é para Yoko? Porque não parece ser. Muita gente pensa que John só pensava nela o tempo todo. Foi muito assim mesmo, mas não creio que o tempo todo. Ele, infelizmente, tinha outra coisa dominando ele: heroína. Já li em algum lugar que a música se refere à heroina. E faz mais sentido.
    Seja como for é espetacular. Aquele final de repente é genial. Soube que foi a última música que gravaram...puxa, se foi assim foi premoditória. Acabou de repente.

    ResponderExcluir