-

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Ask Me Why I'll say I Love you

Esta é a 6ª canção abre o álbum Please Please Me, o 1º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor por Garotas

                                        as demais 26 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

6. Ask Me Why  (Love Girl Song by John Lennon)

John se declara: "Eu te amo porque você me diz coisas que eu quero saber. E é verdade Isso realmente só serve para mostrar que eu sei que eu, eu, eu, eu
Nunca, nunca, nunca deveria ficar triste"
 
Antes de ser canção do Please Please Me, o álbum, Ask Me Why foi lançada em compacto como Lado B de Please Please Me, a canção. Era o 2º compacto dos Beatles, e o 1º a chegar em 1º lugar nas paradas da Inglaterra. Portanto, mais respeito, por favor, com Ask Me Why! Ela faz parte dos prolegômenos dos Beatles.  Pra se ter uma ideia, ela foi ainda executada na EMI com Pete Best na bateria! Era o histórico 6 de junho de 1962, infelizmente sem registro sonoro das quatro canções ensaiadas naquele dia, em que George Martin deu a entender que na sessão seguinte traria um baterista de estúdio para a gravação. John e Paul entenderam o recado e na segunda vez que adentraram aos estúdios da EMI, em 5 de setembro, quem apareceu foi Ringo Starr para pilotar a bateria em novos ensaios, e ela chegou a ser considerada para o Lado B do 1º compacto, mas acabou sendo preterida. Finalmente, em 26 de novembro, Ask Me Why foi gravada seriamente, e após 6 Takes, estava pronta, sem necessidade de nenhum acréscimo, com os Beatles em seus instrumentos tradicionais, e John Paul e George cantando e harmonizando ao vivo. 
 
Ask Me Why era complexa, tanto estrutural como musicalmente. Já era um espanto praqueles dois compositores que não não haviam chegado aos 22 anos à época de sua composição. Vejam que os acordes estavam cheios de sustenidos, menores e sétimas. 
 
E a estrutura era completa, com  Verso 1 - Verso 2 - Ponte - Refrão, repetindo os dois últimos no final.  A ideia original era de John, com Paul ajudando na letra. O Verso 1 está traduzido ali no caput, mas é importante mostrar o efeito marcante da penúltima frase do verso: "That I - I - I - I should never ever ever be blue", além de ser a segunda vez em que usavam a gíria "blue", para denotar tristeza, o que fariam em outra meia-dúzia de canções, até porque era rima fácil para "true" e "you", enquanto "sad" fazia rimas negativas, com "bad" ou "mad", hehe, apenas conjeturando. Nós simplesmente a-ma-mos aqueles quatro I's repetidos,"ai...ai ai ai ai" em português! No 2º Verso, John atesta sua felicidade, a ponto de até chorar, não porque está triste (aqui usando "sad"), mas porque ela era a primeira garota dele. Na Ponte, ele diz que ainda não acredita que aquilo aconteceu com ele e ele não concebe (esse verbo, "to conceive" é raríssimo em canções, mesmo em inglês) que volta a ficar na miséria. Aliás "misery" seria utilizada em outra canção daquele começo. Finalmente no refrão, vem o nome da canção: "Ask me why, I'll say I love you, and I'm always thinking of you", sempre pensando nela ... ah, o amor!!! 
 
Ask Me Why era parte dos shows do Cavern Club, viajou a Hamburgo, em 1962, e até foi tocada a BBC, ainda com Pete Best, sendo a primeira Lennon/McCartney ouvida pelos ingleses, depois do lançamento do compacto, ela seguiu aparecendo aqui e ali, inclusive na BBC (deixo aqui o LINK), agora com Ringo, até setembro de 1963, quando foi sua última apresentação. Note como eram capazes de fazer harmonias vocais triplas perfeitas, em diversos pontos da canção. Perceberão claramente!

3 comentários:

  1. Como sempre, texto rico em detalhes sobre o ocorrido nos bastidores. E eu não sabia que tinha sido lançada como lado B. Eu a conheci apenas no album e, como você sabe, a Odeon não lançava os discos dos Beatles na forma original até Rubber Soul.
    Você escreveu: Já era um espanto praqueles dois compositores que não não haviam chegado aos 22 anos à época de sua composição. Vejam que os acordes estavam cheios de sustenidos, menores e sétimas". Pois é. E tudo isso sem saberem nada de teoria músical. Ouvido musical ao cubo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso mesmo logo no primeiro LP já chamavam a atenção do mundo para as composições e vocais deles.

      Excluir
  2. Demais as músicas deles mesmo as antigas tem um encanto todo especial.o jeito deles cantar, de harmonizar é tudo muito genial. Você Homero sempre nos detalhes minuciosos das composições deles. Isso é tudo muito bom. É uma School Beatles, esse professor arrasa nos ensinamentos. Bravo Homero

    ResponderExcluir