-

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band - O Show vai terminar

 Esta canção  é a penúltima do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 15 canções com Discurso para um Grupo, 

as demais 14 canções de mesmo Assunto e  Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

12. Sgt. Pepper's LHCB - Reprise (Group Speech Song by McCartney)

Os 4 Beatles se despedem: "Somos a banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta! Esperamos que tenham gostado do show! Somos a banda do Sargento Pimenta e seus Corações Solitários! Pedimos desculpa, mas é hora de ir embora"  
Um dos roadies dos Beatles, Mal Evans, testemunhara a concepção da  ideia da canção/álbum Sgt.Pepper's, inclusive há rumores de ter contribuído na letra da canção; o outro roadie, também amigo dos velhos tempos, Neil Aspinall, deu a ideia de terminar o álbum conceitual da banda alter ego dos Beatles, com a mesma canção, com letra modificada, afinal era Paul quem tomava o microfone nos shows,  desculpando-se de que iam tocar a última canção e perguntando se o público havia gostado. Afinal, o que eles haviam feito era um show, retratado em um disco. Requeria despedida! Paul gostou, e escreveu. E John gostou. E assim se fez! Escreveu dois versos, com a melodia do refrão da canção original, se não se lembra de sua estrutura, recorra à análise que fiz dela, aqui, neste LINK. Criativamente, Paul rima, no Verso 1, com as mesmas palavras daquele refrão original, somente modificando o contexto de seu uso. Seria uma rima paupérrima, rimando uma palavra com ela mesma, se não fosse o contexto, o que a deixa rica!! Note: 

 Lá era: We hope you will enjoy the show... 

Aqui é: We hope you have enjoyed the show... 

Lá era: Sit back and let the evening go... 

Aqui é: We're sorry but it's time to go...
 
Então, se naquela canção, ele havia inventado a rima 'interplanetária' (veja lá na análise), entre dois versos separados, posso chamar esta rima de 'galáctica', entre duas canções. no No Verso 2, ele agradece à plateia e lamenta o final do show:  

We'd like to thank you once again 
 
Sgt. Pepper's one and only Lonely Heart's Club Band

It's getting very near the end

Resolvi transcrever o verso inteiro aqui por doi motivos: primeiro para ressaltar a rima rica "again" com "end", e como ele rima com "Band"; segundo, por causa da expressão que ressaltei em preto. Além da  genial sonoridade dobrada do "only Lonely", a expressão destacada em preto quer dizer "primeira e única". Paul a escreveu  pensando no conceito, afinal era a primeira e única vez que a Banda do Sargento Pimenta apareceu no universo. O que ele não sabia, ao escrever, é que suceder-se-ia uma série de 'primeiras vezes'. Senão, vejamos: 
  • 1ª vez (n) que eles vão projeto Sgt.Pepper's) que eles vao trabalhar num sábado. A ideia da canção veio tarde no processo, tudo já estava terminado, todas as canções do álbum estavam gravadas, em processo de edição, finalização, masterização. No dia 3 de abril, Paul viajaria para os Estados Unidos, tudo marcado, para encontrar sua namorada Jane Asher, que fazia longa temporada com sua peça de teatro, há 3 meses não a via. Sobrou uma data: 1° de abril de 1967. Haviam decidido que fins de semana eram sagrados, para relaxar e recalibrar-se. E 1° de abri era um sábado e eles já foram, e eles estavam muito animados!!! Iam terminar o álbum de suas vidas!!
  • 1ª vez em que gravaram, a banda toda, sozinhos, no Estúdio 1, o maior da casa, pois os outros estavam ocupados por outras bandas que haviam reservado os estúdios menores. Gigantesco, era cavernoso, o estúdio causou dificuldades para Geoff Emmerick acertar o som, evitando o eco natural de um ambiente tão grande. Ele construiu com telas, como que uma cabana ao redor deles, colocou os amplificadores perto da bateria para minimizar o vazamento de som, e colocou os quatro para tocarem um olhando pro outro. Como é que não tiraram foto dissooo? Foi necessário o qualificador 'sozinhos' porque já haviam gravado ali, mas junto a uma orquestra, tipo de configuração, aliás, para a qual o enorme estúdio fora criado, em A Day In The Life;
  • 1ª vez na história em que, num álbum de rock, a canção de abertura volta para terminá-lo, ou melhor, para anunciar o seu final;
  • 1ª vez em que os Beatles se utilizavam do recurso de repetir uma melodia apenas modificando seu tom! É um recurso que normalmente se usa para romper a monotonia de ouvir versos repetidos inúmeras vezes. Os Beatles nunca necessitaram, dessa manobra, suas letras quase nunca se repetiam. George usaria essa técnica em seu primeiro grande sucesso solo My Sweet Lord. Aqui, reparem que quando vai terminando o Verso 1, antes do 4° "Sgt. Pepper's Lonely", a canção sobe um tom inteiro, de FA Maior para SOL Maior. E aqui, não é apenas para 'quebra monotonia', era para aumentar o clímax de fechamento de um grande show; 
  • 1ª vez  (em muito tempo) que eles gravam uma canção em um único dia! A base foi Paul ao piano (com um vocal de guia), John na guitarra base, George na guitarra solo, Ringo na bateria. Os overdubs foram Paul, no baixo, Ringo no pandeiro e no chocalho, os efeitos de auditório e os vocais, mas os vocais merecem mais um verbete na linha do 'primeira vez';
  • 1ª  vez em que os quatro Beatles cantam numa mesma canção! John, Paul, George e Ringo cantam a totalidade da canção. Repetiriam, em Flying e e Carry That Weight

 

Ai, ai, ai, é muita novidade pra uma canção de fechamento de 100 segundos!
Mas eles eram THE BEATLES!


4 comentários:

  1. Vale lembrar q essa faixa está bem acelerada
    Pode se dizer q é uma música " punk" antes mesmo de existir o gênero
    Beatles sempre a frente..

    ResponderExcluir
  2. Homerix, obrigada pela resposta. Gostaria de saber se já pensaram num prêmio especial para você pelo que vem sendo feito para manter vivo o Espírito Beatle. Sei que não faz por esse motivo. Apenas acho que merece. Além de manter o clima você ensina. Eu pouco sabia sobre as gravações. Nunca tinha visto comentários tão ricos sobre as gravações e sobre as composições. Agora mesmo...que Ringo também cantou na música final Que lindo.

    Vemos também que eles eram um time...com direito a reserva para alguns momentos. Me refiro as participações de Mal Evans e Neil Aspinall. E George Martin, claro. Nem precisava falar.

    Vou ver sua resposta agora E já agradeço.


    ResponderExcluir
  3. Respondi lá, viu? Eu de fato entendi tudo errado. Talvez por ler com pressa. Não tinha percebido que ficava complicado para Ringo tocar devido a outros fatores. E não por sua incapacidade, claro que não. Claro que você reconhece o valor de Ringo como baterista. Pedi desculpas lá e peço aqui novamente. E Volto a agradecer.

    ResponderExcluir