-

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Past Masters #2 - Somente Autorais

 Capítulo 50 

De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Atenção, canções com títulos em vermelho 

 são links que levam a análises sobre elas.

Past Masters #2


Neste LINK, encontre a razão de ser deste álbum e de seu irmão #1, a ser descrito em seguida. Foi em 7 de março de 1988 que vieram ao mundo essas coletâneas que completam a coleção oficial dos lançamentos dos Beatles. Grandes méritos desse projeto: 
  • trazer à luz, oficialmente a versão de Love Me Do que saiu no primeiro compacto dos Beatles em 5 de outubro de 1962. Ela foi tocada por Ringo, em contraposição à apresentada no álbum Please Please Me, em que tocou o baterista Andy White, 
  • além de mostrar a versão de Across The Universe de 4 de fevereiro de 1968, em que cantava a brasileira Lizzie Bravo, que fora preterida por Phil Spector ao lançá-la no álbum Let It Be em 1970.
  • organizar, enfim, na forma de álbum um manancial de clássicos que só eram encontrados em compactos ou em lançamentos especiais

Neste segundo volume, foram 15 as canções trazidas à tona no formato de Álbum Oficial. Veja quais foram, seus autores e data originais de lançamento, quando cada uma viu a luz do sol.



A razão do título do post é a seguinte. TODAS as canções são AUTORAIS ou seja, compostas por um dos 4 Beatles, ao contrário do volume Past Masters #1, que continha 4 canções cover, ou  seja, de autoria de outros compositores. Caso estranhem a ausência de canções lançadas em 1967, isso ocorre porque as 5 canções lançadas fora de LPs naquele ano foram oficializadas em 1976 no álbum Magical Mistery Tour, ideia original da Capitol Records, subsidiária da EMI nos estados Unidos. 

Vamos aos assuntos das canções, 13 Lennon/McCartney, e 2 Harrison. 





Traduzindo, 5 canções de Past Masters #1 falam ao Coração, todas falando a Garotas, e uma cada Classe, a saber: Amor, Cupido, DR, Paquera e Sexo

As demais 10 canções refletem as Mentes de seus autores, a saber:
  • São 4 sobre Si mesmos, sendo 3 sobre suas mentes e uma com um Sonho
  • São 3 com Histórias, sendo 2 Contos e Uma Sobre si Mesmo
  • São 2 Discursos, uma para um Grupo outra a uma Pessoa
  • E uma sem sentido

Conclusão! Past Masters #2 é um Álbum
67% Mind
33% Girl
20% Self/Mind

Finalizando, abaixo encontrem um trecho da letra de cada uma das autorais, justificando minha escolha de Classe e Assunto!





 
A seguir, 

As canções de Past Masters #2, neste LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário